Os moradores da Terra Firme e adjacências podem aguardar para breve a inauguração dos serviços de urgência e emergência 24 horas da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro, cujos serviços de construção civil já estão mais de 80% concluídos. As obras em fase de finalização foram visitadas pelo prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, na manhã desta quarta-feira, dia 18.
Localizada na Avenida Perimetral, essa UPA, tal qual as outras de Belém, incluindo as que estão sendo construídas atualmente, é de porte 3, isto é, tem a capacidade de cobertura de 201 a 300 mil habitantes. A obra do hospital, que tem 1.500 metros quadrados, teve início em janeiro de 2015, e a previsão de inauguração é para janeiro de 2018. O custo é de cerca R$ 5.700.000,00, com recursos do Ministério da Saúde - em torno de R$ 4 milhões - e o restante vem da contrapartida da Prefeitura Municipal de Belém.
Para o prefeito Zenaldo Coutinho, mesmo com a atual crise financeira, a prefeitura tem conseguido levar adiante as obras que se fazem necessárias à população. “Graças a parcerias estabelecidas com os governos Federal e Estadual, e mesmo com a crise financeira atual e todas as dificuldades, estamos conseguindo avançar em algumas obras de grande expressão. Um delas é a UPA da Terra Firme, a segunda que vamos entregar. Já estamos na fase de acabamento das obras físicas e esperamos com ela, melhorar ainda mais o serviço de urgência e emergência em Belém. A previsão é que iremos atender aqui em torno de 350 a 400 pessoas por dia da população que seja demandada para este hospital”, enfatizou o prefeito.
Todas as UPAs de Belém atendem a pacientes de média complexidade, isto é, aqueles que são encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS), e atendem a adultos, crianças e idosos, mas também atendem demanda espontânea quando procuradas. “Nesta UPA contaremos com serviços de laboratório e radiografia, e também de urgência em clínica médica, traumatologia e pediatria. Teremos vinte leitos disponíveis e uma sala da estabilização, que chamamos de Sala Vermelha, com quatro leitos, onde poderemos, se for necessário, estabilizar o paciente com entubação. Teremos também sala de sutura e de aplicação de medicamentos”, explicou Vanessa Oliveira, diretora do Departamento de Urgência e Emergência da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma). Vanessa estima que quando a UPA estiver em pleno funcionamento, cerca de 300 funcionários irão trabalhar no atendimento na unidade.
A UPA da Terra Firme, construída em um amplo espaço físico, tem entrada exclusiva para ambulâncias, uma cisterna com capacidade para 20 mil litros de água, o que garante o abastecimento da unidade, e um gerador de energia.
Belém conta atualmente com duas UPAs, uma no Distrito de Icoaraci e outra no bairro da Sacramenta. Para o ano que vem, além da unidade da Terra Firme, a Prefeitura de Belém pretende inaugurar e entregar à população as UPAs dos bairros do Jurunas e da Marambaia, que estão sendo construídas.
Paravidda - O prefeito Zenaldo Coutinho também visitou, na manhã desta quarta-feira, a sede do Grupo para Valorização, Integração e Dignificação do Doente de AIDS (Paravidda), no bairro do Jurunas. A entidade, fundada em 1992, se dedica ao trabalho voluntário de assistência aos portadores do vírus HIV e seus familiares, mantendo, inclusive, uma creche que atende 25 crianças.
O prefeito visitou as instalações da sede do Paravidda, e participou de uma reunião com diretores e voluntários da entidade. “Destaco, com alegria, o trabalho voluntário que é feito aqui no Paravidda, que faz o acolhimento também na área da saúde e a inclusão na rede de saúde municipal. A prefeitura já tem uma parceria antiga com esta entidade, mas pretendemos consolidar ainda mais essa cooperação”, disse o prefeito.
Um dos assuntos tratados na reunião foi o compromisso da prefeitura, por meio da Sesma, de intermediar junto ao Ministério da Saúde o reajuste no repasse de verba ao Paravidda. A prefeitura solicitará que o valor atual seja reajustado em quase 100%. A prefeitura também se comprometeu em ajudar na pequena reforma que está sendo feita no prédio, com um novo revestimento em azulejos nos corredores.
O Paravidda precisa de doações de voluntários para se manter e continuar o trabalho que faz há 25 anos. Quem quiser e puder ajudar, a sede da entidade fica localizada na Avenida Roberto Camelier, número 809, em frente à igreja da Santa Terezinha, bairro do Jurunas. O telefone é 3272-4645.