Pesquisar

Secretarias preparam cemitérios para o Dia dos Finados

Foto: João Gomes / COMUS
Secretarias preparam cemitérios para o Dia dos Finados
Secretarias preparam cemitérios para o Dia dos Finados
Secretarias preparam cemitérios para o Dia dos Finados
Secretarias preparam cemitérios para o Dia dos Finados
Secretarias preparam cemitérios para o Dia dos Finados

Cerca de 150 agentes municipais trabalham na limpeza dos cemitérios de Belém

Para a data em que os cemitérios recebem o maior público no ano, a Prefeitura de Belém intensificou os serviços de limpeza e organização para garantir uma visita tranquila no Dia de Finados, celebrado no próximo dia 02. Como já é tradição, uma força tarefa foi montada com equipes das secretarias municipais de Urbanismo (Seurb), Saneamento (Sesan) e Meio Ambiente (Semma) para realizar os serviços de roçagem, capinação, retirada de entulho e lixo nos cemitérios e no entorno.   

Nos três cemitérios administrados pela Seurb (Santa Izabel, São Jorge e Soledade), os serviços estão previstos para serem concluídos até o dia 01. A Sesan atua desde a semana passada com cerca de 150 agentes de limpeza, nos três cemitérios mais o do Tapanã. A Semma atua com cerca de 20 homens. Roçadeiras, motoserras, caçambas e máquinas auxiliam no trabalho.

A expectativa de público, no dia 02, é de 35 a 40 mil visitantes no Santa Izabel (Guamá), cerca de 20 mil no São Jorge (Marambaia) e até mil pessoas no Soledade (Batista Campos). Segundo a administração do São Jorge, o público já começou a antecipar as visitas para homenagens aos entes queridos, o que deve reduzir o fluxo no feriado. O aposentado José Maria Pantoja, foi uma dos adiantados. “Eu sempre prefiro vir antes da data mesmo, para evitar o tumulto e fazer a visita e limpeza com calma. Na limpeza geral no cemitério, a gente percebe que estão trabalhando e até lá deve estar tudo organizado”, avalia José.

No cemitério Santa Izabel, o público ainda é tímido. A maior quantidade de visitas deve ocorrer no dia 02. “O maior público esperado é no Santa Izabel, por isso as equipes de limpeza estão fazendo o trabalho para deixar tudo limpo e organizado até quinta-feira, para que as pessoa tenham fácil acesso às sepulturas”, afirma a diretora do Departamento de Necrópoles da Seurb, Simone Aguiar.

A diretora alerta que famílias responsáveis pelas sepulturas devem manter os cuidados. “Muitas pessoas abandonam os túmulos e eles ficam com mato e sujos, o que acarreta em trabalho redobrado nos mutirões de limpeza. A responsabilidade da prefeitura é cuidar do entorno, mas acaba sendo preciso limpar essas sepulturas abandonadas também”, adverte a diretora.

Nos cemitérios, as famílias contratam o serviço dos zeladores para cuidarem das sepulturas. Elieuza Aparício Pereira trabalha, atua há 15 anos nessa função no Santa Izabel, onde cuida de 10 túmulos. “Eu limpo uma vez por semana e as famílias me pagam mensalmente pelo serviço. Não deixo ficar suja, nem criar mato. Elas podem visitar a qualquer momento que vai estar tudo limpo”, assegura a zeladora.

Os sepultamentos no Dia de Finados só poderão ser realizados desde que agendados previamente, no horário das 8h às 13h. No cemitério Santa Izabel será realizada uma missa às 7h.  

A Seurb também reforçou a manutenção da iluminação pública nas principais ruas de acesso, nos arredores e no interior dos cemitérios.

Segurança - Para o Dia de Finados, a Guarda Municipal de Belém elaborou um planejamento operacional que vai atuar nos principais cemitérios de Belém a partir da quarta-feira, 01 até a quinta-feira, 02,  com efetivo de 172 homens divididos por turno (86 por turno) e por dia.

No cemitério de Santa Izabel, por ser o maior e mais movimentado da cidade a GMB vai atuar em dois turnos com efetivo de 37 guardas por dia. Já o cemitério São Jorge, considerado segundo maior em demanda de público, a GMB disponibilizou 20 homens por dia, distribuídos em dois turnos. No cemitério do Tapanã 15 guardas farão a segurança dos visitantes nos turnos da manhã e tarde; no cemitério de Santa Izabel, em Icoaraci, a GMB irá atuar com um total de 10 guardas. Nos cemitérios da Soledade e São José onde o movimento é menor, a Guarda Municipal de Belém estará presente com efetivo de 02 e 06 homens, respectivamente.

A segurança na área interna dos cemitérios será garantida pelo efetivo da GMB e na área externa, a ação é da Policia Militar e contará com apoio de equipes volantes da GMB. 

O coordenador de Planejamento da Guarda Municipal de Belém, Inspetor Antonio Carlos, afirma que o planejamento operacional da GMB foi realizado para atender a demanda de público nos cemitérios. “Nosso objetivo é garantir a segurança no local, entretanto, sempre alertamos aos visitantes que ao perceber qualquer atitude suspeita, a pessoa deve procurar o guarda municipal mais próximo para denunciar”, orienta Antonio.

Trânsito - A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) realizará rondas e orientação de trânsito nas proximidades dos cemitérios mais movimentados da capital. Serão 12 agentes de trânsito envolvidos na operação, que contará ainda com quatro viaturas e duas motos, para ordenamento de trânsito no entorno dos cemitérios Santa Izabel, no bairro do Guamá, São Jorge, no bairro da Marambaia, e Cemitério do Tapanã.

Comércio - Para alguns trabalhadores informais, o Dia de Finados é considerado uma data normal de trabalho. Artigos como velas, incensos e flores são ofertados nas proximidades dos cemitérios para as pessoas que desejam prestar homenagens aos entes queridos. Por isso, a Secretaria Municipal de Economia (Secon) também atuará nos três cemitérios de Belém, neste dia 02, com o objetivo de ordenar as vendas informais e garantir o livre acesso dos pedestres na entrada das necrópoles.

A fiscalização da Secon contará com 36 servidores, distribuídos nos cemitérios São Jorge e Tapanã, das 8h às 14h, e no cemitério de Santa Izabel, considerado o maior da capital, das 6h às 18h

Saúde - A partir desta segunda-feira até o dia 02 de novembro, a Secretaria Municipal de Saúde estará com ações educativas para combate ao mosquito Aedes aegypti nos cemitérios da capital com objetivo de orientar os visitantes na manutenção dos túmulos, visando a redução do índice de infestação do vetor nestes locais e no seu entorno. Também será intensificada a vistoria das sepulturas pelos agentes de controle de endemias para eliminação ou tratamento de focos (floreiras, vasos, bromélias, coroas, castiçais entre outros) do mosquito transmissor dos vírus da dengue, zika e chikungunya.

Nenhuma tag relacionada.

Relacionadas: