Pesquisar

Terminal São Brás inicia nova fase de integração

Foto: Alessandra Serrão - NID/Comus
Terminal São Brás inicia nova fase de integração
Terminal São Brás inicia nova fase de integração
Terminal São Brás inicia nova fase de integração
Terminal São Brás inicia nova fase de integração

A próxima etapa de integração das linhas de ônibus ao Sistema BRT começa a funcionar a partir do dia 18 de novembro com as linhas Conjunto Maguari/Ver-o-Peso e Icoaraci/Almirante Barroso.

A próxima etapa de integração das linhas de ônibus ao Sistema Bus Rapid Transit (BRT) já tem data para começar a funcionar: a partir do dia 18 de novembro as linhas Conjunto Maguari/Ver-o-Peso e Icoaraci/Almirante Barroso passarão a operar dentro do Terminal São Brás, possibilitando a integração física e tarifária e a opção de transbordo de passageiros sem o pagamento de tarifa adicional. Dessa forma, o usuário do transporte coletivo contará com mais opções de viagens, além de integrar com os ônibus articulados do BRT e com as linhas que já operam neste terminal.

De acordo com o diretor geral da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), Gilberto Barbosa, essas linhas foram escolhidas porque fazem itinerários em bairros distantes e têm por destinos áreas como o Ver-o-Peso e a avenida Presidente Vargas, os principais pontos de retorno das linhas de ônibus que operam até o centro.

A integração entre as linhas de ônibus e o BRT começou ainda em 2016, quando a fase experimental do sistema foi encerrada. Gradualmente, as linhas de serviço expresso Cordeiro de Farias/Presidente Vargas, Jardim Sideral/Pça. Dom Pedro II, Conjunto Maguari/Ver-o-Peso (via Almirante Barroso), Tenoné/Centro (via Conselheiro Furtado) e Tapanã/Ver-o-Peso foram inseridas no sistema a partir do Terminal Mangueirão. Nessa nova etapa, a integração em São Brás também ocorrerá de forma gradual.

Desde o mês de setembro, Belém vem recebendo grandes projetos de mobilidade urbana, entre eles o novo sentido da travessa Vileta, a implantação das faixas exclusivas de ônibus, o Sistema de Ônibus Rápido (BRS), e agora a integração no Terminal São Brás. “Inicialmente, cogitou-se integrar durante a quadra nazarena, mas achamos pouco prudente, pois poderia haver certa confusão, além do risco de a informação não circular de forma satisfatória. Então, por questão de segurança, optamos por adiantar a liberação de um novo trecho da Vileta, já que uma parte da via já contava com a nova sinalização indicando sentido único, mas os condutores ainda transitavam em mão dupla, o que poderia trazer riscos à população. Com a conclusão desta operação na Vileta, pudemos partir para as outras intervenções que já estavam previstas em nosso cronograma”, justifica o diretor Gilberto.

Todas essas integrações serão físicas, ou seja, basta que um usuário entre no Terminal São Brás a pé, por um ônibus convencional ou BRT para ter acesso a qualquer um dos outros ônibus que integrem lá dentro, como já ocorre hoje no Terminal Mangueirão.

Relacionadas: