Muitas pessoas aproveitaram a manhã ensolarada do feriado da Proclamação da República, nesta quarta-feira, 15, para participar das atividades de ocupação ordenada que a Prefeitura Municipal de Belém está promovendo na Praça da República, após a reinauguração desse espaço, no Centro da capital paraense, na noite da última terça-feira, 14.
A obras de revitalização da praça de República, em seus 58 mil metros quadrados, foram realizadas em cerca de dois anos, e custaram aproximadamente R$ 5 milhões. Todos os monumentos, fontes, coretos, pavilhões e o Bar do Parque foram restaurados, além de ser feita a recuperação das calçadas de pedras portuguesas, além de bancos e lixeiras.
A convenção para muitas pessoas de que “a praça é de todos” estava em evidência nos grupos que chegaram cedo para muitas atividades particulares, além das ações que foram proporcionadas pelas secretarias municipais, como a de Educação (Semec), de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), de Saúde (Sesma), de Meio Ambiente (Semma), além da apresentação da Banda da Guarda Municipal de Belém.
Aos poucos, a praça foi se enchendo de pessoas que chegavam de bicicleta, faziam piqueniques ou posavam para ensaios fotográficos. Um grupo de adolescentes evangélicos da Assembleia de Deus fez uma filmagem de coreografia de dança, pais levaram as crianças para passear e ainda tinha os que apenas passeavam e aproveitaram para ver como ficou a praça depois da reforma.
A assistente social aposentada Raimundinha Santiago, de 85 anos, mora bem próximo da Praça da República há mais de seis décadas. “Se mais pessoas de Belém fossem como eu, essa cidade estaria mais bem cuidada. A praça está linda. Venho aqui desde que meus filhos eram pequenos e vejo que o povo não tem cuidado com o nosso patrimônio. Espero que as pessoas tenham mais cuidado com este local”, opinou a aposentada.
Ocupação - Para o titular da Sejel, Wilson Neto a ideia da Prefeitura de Belém é que a ocupação da Praça de República seja permanente. “Teremos atividades de segunda a sexta-feira para os buscam cuidar da parte física e ter mais qualidade de vida. Aos finais de semana e feriados, além dessas atividades, teremos a parte cultural, com música, dança e ‘contação’ de histórias. A intenção é ocupar todo o espaço, numa forma de que a praça seja devolvida às famílias, para que todos venham aqui com tranquilidade e segurança. A ocupação também visa a que o vandalismo e destruição do patrimônio sejam coibidos no espaço”, explicou o secretário.
Durante o feriado, pela manhã, as atividades na praça foram de exercícios físicos para idosos (com a Fundação Papa João XXIII); atenção à saúde, com aferição de pressão arterial, glicemia e orientação nutricional (com os servidores da Sesma); ações do Brinca Belém (pela Sejel), varal de poesias, “contação” de histórias, Baú de Livros, pintura para crianças e rodada de capoeira (pela Semec) e educação ambiental, entrega de informativos e conscientização (com a Semma). À tarde, houve apresentações de hip hop e danças regionais. Também foram distribuídos panfletos educativos conclamando as pessoas para cuidar da preservação da praça.
Um grupo de engenheiros militares de todo País que está fazendo um trabalho em Belém, desde a semana passada, aproveitou o feriado para conhecer a cidade. O primeiro lugar pelo qual passaram foi a Praça da República. “Gostei muito do que vi. A praça é bonita e está bem cuidada e limpa. Vamos aproveitar a folga e conhecer tudo”, disse o engenheiro Thauany Distácio, de 26 anos, natural do Rio de Janeiro.
A comerciante Adriana Gonçalves mora na rua Gaspar Viana, no Comércio, e todos os dias vai à Praça da República para caminhar e passear com os oitos cachorros da família. Acompanhada dos filhos Marcos e Francisco, ela conta que observou atentamente o andamento das obras na praça. “A reforma ficou muito boa, mas o importante é que tudo seja conservado. Espero que as pessoas que frequentam a praça tenham mais respeito pelo patrimônio, porque todos nós precisamos de um espaço bom para caminhar e se divertir. Valeu a pena esperar a praça ficar pronta”, afirmou.
Segurança - Com a reforma da praça, o espaço está mais seguro. Além do posto permanente da Guarda Municipal que já havia no local, mais um está à disposição da população, em lugar estratégico, nas imediações do Theatro da Paz. Os integrantes da Guarda fazem rondas a pé e de bicicleta. Em breve, será concluída a instalação do monitoramento com câmeras. Na manhã deste feriado, seis integrantes da Ordem Pública Municipal faziam o monitoramento e fiscalização de ambulantes.
Quem já sentiu mudanças na área de segurança foi a ambulante Anália Maciel, de 74 anos, que mora em Icoaraci e trabalha na Praça da República há 20 anos. “Agora melhorou bastante, e vejo mais guardas por aqui. A praça ficou muito bacana. Já peguei vários panfletos que distribuíram, vou levar para os meus vizinhos e mostrar como ficou bonito aqui. Espero que com a praça pronta as nossas vendas melhorem”, aposta a vendedora.
As crianças aproveitaram as atividades do programa Brinca Belém, que ofereceu brincadeiras no pula-pula, no jogo de pingue-pongue e no totó. Leila Pimentel, de 57 anos, levou o casal de netos para se divertir na praça. “Acho muito importante que exista um espaço com este, onde as crianças podem vir, brincar e correr. Faço questão de que meus netos não fiquem apenas em casa e tenham atividades ao ar livre. E com tranquilidade, como ocorre aqui”, frisou.
Serviço
Todas as atividades na Praça da República são gratuitas e realizadas pela manhã, das 8 às 10h, e à noite, das 19 às 21h, de segunda a sexta-feira, e incluem atividades físicas, como corrida, caminhada, artes marciais, alongamento, ioga e outros. Aos sábados e domingos, as atividades serão culturais.