Na manhã desta sexta-feira, 17, teve início um mutirão de atendimento no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do bairro do Tapanã. A ação, realizada pela Prefeitura de Belém sob a coordenação da Fundação Papa João XXIII (Funpapa), promove o cadastramento e o recadastramento no Programa Bolsa Família de cidadãos em situação de vulnerabilidade social. Vinte e cinco profissionais participam da ação e a expectativa é de atendimento de 300 pessoas.
O mutirão garantiu ainda uma programação diferenciada, com muita informação sobre o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), palestra sobre as condicionalidades do programa para que a família receba o benefício e informações sobre os serviços prestados nos Cras.
De acordo com a coordenadora do Cras Tapanã, Salenildes Rodrigues, a ação, que se encerra às 14h desta sexta-feira, objetiva atender a demanda de beneficiários do Bolsa Família e apresentar as oportunidades de atendimento nos serviços oferecidos pelo Cras.
“É mais uma forma de nos aproximarmos da população e reforçar cada vez mais os seus direitos, além de esclarecer sobre os serviços ofertados no Cras e que muitos desconhecem. Muitas famílias que residem no bairro procuram os serviços do Bolsa Família na Central do CadÚnico, sendo que disponibilizamos esse atendimento também no Cras. Reforçarmos a equipe de cadastradores e técnicos para oferecer melhor atendimento aos nossos usuários”, disse a coordenadora.
Maria de Lourdes Silva, de 71 anos, viúva e com renda fixa de um salário mínimo graças ao Benefício de Prestação Continuada (BPC), foi uma das atendidas: “Gostei muito do trabalho deles, pois fui informada de tudo que tenho que fazer para continuar recebendo meu benefício. Fui inserida no CadÚnico. Com esse dinheiro que recebo eu sustento meus dois netos e agora me sinto mais aliviada”.
Para a mãe de Isis Luiza, de 4 meses, Josilene Vieira, 20, a ação ocorreu no momento certo. “Fiquei sabendo da ação e aproveitei para me cadastrar no CadÚnico para conseguir o Bolsa Família. Não recebo nenhum tipo de renda e, caso consiga, será de uma grande ajuda para a minha bebê”, disse.
Além do atendimento diário dos usuários aos serviços assistenciais, o Cras promove ações com grupos de convivência e fortalecimento de vínculos e oficinas que integram a capacitam a comunidade. A equipe acolhe, orienta e acompanha famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade social, pessoas com deficiência, idosos, crianças e pessoas inseridas no CadÚnico e no BPC.
O Cras Tapanã funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Avenida Augusto Montenegro, Km 7, Rua das Rosas, 194. Parque Verde.