São nove edições com atendimentos que vão desde consultas médicas, emissão de documentos, acesso a programa sociais de moradia e melhorias no bairro. Assim pode ser resumido o programa “Prefeitura no Bairro”, que encerrou a programação levada ao bairro do Parque Verde nesta sexta-feira, 24, com uma média de 14 mil atendimentos.
Com a presença do prefeito Zenaldo Coutinho e dos secretários municipais, moradores da comunidade no Sideral tiveram a oportunidade de reunir e pleitear melhorias e investimentos para o bairro, dentre delas, a construção de uma creche para atender famílias da área.
“A creche era um anseio da população. Ela vai ajudar muita criança carente e as suas mães que precisam trabalhar, a ter um local para passar o dia sob os cuidados de pessoas competentes e que vão ajudar na formação desses meninos, defendeu dona Cleide Duarte, 76 anos, que é presidente da Associação de Mulheres do Sideral e moradora da área há 20 anos. “Outra grande reivindicação que tínhamos era voltada para a área da saúde, e como o prefeito anunciou, eles vão aumentar o número de equipes de Saúde Estratégia da Família, que certamente vai ajudar muito aqueles que nem condições de sair de uma cama estão tendo”, enfatizou.
A construção da creche já recebeu sinal positivo da prefeitura e deverá ser erguida na área do entorno da Igreja da Natividade do Nosso Senhor Jesus Cristo. “O passe inicial é ver a legalização do terreno, a partir daí, faremos uma licitação para iniciar os trabalhos já em 2018, de forma que atenda a demanda do bairro”, declarou a secretária municipal de Educação em exercício, Socorro Aquino.
Atendimentos – Vinte e um órgãos municipais participaram da ação que, em três dias (22, 23 e 24), promoveu atendimentos feitos pelas secretarias municipais de Urbanismo (Seurb), Educação (Semec), Finanças (Sefin), Saúde (Sesma), pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), secretarias de Habitação (Sehab), Meio Ambiente (Semma), e de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel), além da Defesa Civil Municipal, Guarda Municipal de Belém, Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), Junta Militar, Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem), Portal do Trabalhador, Fundo Ver-o-Sol, Fundação de Assistência ao Estudante de Belém (Fmae), Coordenadoria da Mulher de Belém (Combel), Coordenação de Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional (Copsan) e Ouvidoria.
A dona de casa Ednaura Souza, 39 anos, destacou alguns dos benefícios que teve com o “Prefeitura no Bairro” do Parque Verde. “Emissão da minha carteira de trabalho, das carteiras de meia passagem para os três filhos e atendimento oftalmológico. Sem dúvida, só consegui ter acesso a eles por meio desse programa, que facilitou demais minha vida. O fato de saber que meus filhos vão pagar só meia passagem reflete diretamente no orçamento de casa”, comemorou.
De acordo com informações da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) a procura por meia passagem estudantil e sênior estão entre as mais procuradas na ação, que estima ter atendido em média cerca de 1.200 pessoas por dia.
Para o prefeito Zenaldo Coutinho, este é um momento muito feliz, pois chega a 9ª edição do programa, somando quase 100 mil atendimentos à população. “Estou muito feliz por estar diretamente com a comunidade, ouvindo as demandas e necessidades, e podendo responder sobre muitas ações imediatas, e fazer planejamento sobre ações de médio e longo prazo. Então, na verdade passa a ser a elaboração do orçamento a partir desse contato direto com a comunidade e, com isso, a gente acaba acertando mais na definição de prioridades. Aqui mesmo no Parque Verde, com a definição da construção da creche para 2018, é uma demanda trazida na reunião e a população aclamou. Exemplos como esse, o Prefeitura no Bairro acaba produzindo, então não é apenas ação emergencial com os serviços que são oferecidos, mas também, o planejamento de médio e longo prazo”, enfatizou Zenaldo.
Demandas – Nesta edição a Sesma levou ao bairro a unidade móvel de vacinação, com cerca de 200 doses de vacinas por dia. “A gente aproveita a chance que tem e corre pra cá. Eu precisava me vacinar, mas, principalmente minha filha, então não podia perder esse benefício de ter a ação da prefeitura dentro do meu bairro, que além de vacinar, ainda esclareceu nossas dúvidas”, disse Márcia Osório, mãe de Ana Karoliny, de 10 anos.
Já as emissões de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), mais de 600 nesta edição, totalizando mais de três mil CTPS emitidas em todo o programa. Além da emissão do documento, as equipes do Portal do Trabalhador, da Prefeitura de Belém, realizaram o cadastro das pessoas no site, para encaminhamento de novas oportunidades.
Envolvimento – A Sejel levou o programa Brinca Belém para as crianças, com pula-pula, totó e brinquedos de montar. O Fundo Ver-o-Sol levou mais uma ação do restaurante popular, com 350 refeições sendo servidas a preço popular de R$ 2 reais nos três dias da ação.