Pesquisar

Usuários da Casa Dia festejam Natal Solidário

Foto: Oswaldo Forte
Usuários da Casa Dia festejam Natal Solidário
Usuários da Casa Dia festejam Natal Solidário

A comemoração natalina ocorreu no prédio localizado no bairro do Barreiro e se iniciou com missa do diácono Luiz Carlos, da Paróquia São Benedito, que fica no bairro.

Centenas de pessoas atendidas pelo Centro de Atenção à Saúde nas Doenças Infecciosas Adquiridas (Casa Dia), da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), participaram na manhã desta sexta-feira, 22, do Natal Solidário da instituição. A comemoração natalina foi realizada no prédio localizado no bairro do Barreiro e se iniciou com missa do diácono Luiz Carlos, da Paróquia São Benedito, no mesmo bairro. “Viemos transmitir uma mensagem de conforto para pessoas que enfrentam diversas dificuldades e ainda precisam conviver com o preconceito da sociedade”, disse o religioso.

A apresentação musical ficou por conta da banda evangélica Jovens do Amor. Em seguida, cada uma das 200 famílias cadastradas receberam cestas básicas doadas por servidores e parceiros da unidade. As famílias tiveram oportunidade de levar para casa a esperança de uma ceia diferente com os ingredientes para a tradição natalina. As crianças, que também recebem tratamento na unidade, comemoraram a chegada do Papai Noel e esbanjaram alegria ao receber os presentes.

De acordo com o gerente da Casa Dia, Reginaldo Junior, este momento de confraternização só foi possível graças ao trabalho conjunto realizado pelos colaboradores do centro. “Temos uma equipe unida e muito aguerrida. Um grupo que não mede esforços para que tudo ocorra da melhor forma possível, sempre prezando pelo atendimento digno que as pessoas aqui atendidas merecem”, disse.

Representando a Câmara Municipal de Belém, o vereador Fabricio Gama lembrou da importância do amplo debate sobre prevenção a doenças sexualmente transmissíveis. “Ainda existem pessoas que não entenderam que a sociedade é plural. Nestes casos, de pessoas portadoras do vírus HIV, é preciso, acima de tudo, que elas sejam tratadas com respeito e dignidade”, ressaltou o vereador, lembrando da campanha Dezembro Vermelho.

Instituída pela Lei Federal 13.504, a campanha tem o objetivo de chamar atenção para as medidas de prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos humanos das pessoas vivendo com HIV. A escolha do mês foi em função do Dia Mundial de Luta contra a Aids, celebrado em 1 de dezembro.

Desde 2004, a costureira S.D.S, de 57 anos, faz acompanhamento com os profissionais da Casa Dia. “Tenho problemas com diabetes e recentemente comecei a ter problemas com a visão, que ficou um pouco turva. Recebo todos os cuidados médicos e de profissionais que atuam sempre com a maior boa vontade e com amor. Foi isso que encontrei aqui: muito amor”, disse a costureira, diagnosticada portadora do vírus HIV no mesmo ano em que iniciou o acompanhamento na instituição.

Atendimento - Inaugurada em 1999, a Casa Dia oferece acompanhamento de profissiomais da área de clínica médica, pediatria, nutrição, psicologia, fonoaudiologia, enfermagem e de técnicos de enfermagem, assistentes sociais, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta e farmacêuticos.

A Casa Dia assiste a pessoas portadoras do vírus HIV/Aids do município de Belém e também vítimas de violência sexual e acidente ocupacional na quimioprofilaxia antiretroviral (ARV). A Casa atualmente soma mais de 6.800 pessoas usuárias dos serviços.

Serviço

O Centro de Atenção à Saúde nas Doenças Infecciosas Adquiridas (Casa Dia) fica na avenida Pedro Álvares Cabral, entre as travessas Angustura e Barão do Triunfo, e funciona de segunda a sexta-feira, de 7h às 19h.

TAGS:

Relacionadas: