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Avança serviço de instalação de vigas na obra do viaduto Independência

Foto: Alessandra Serrão - NID/Comus
Avança serviço de instalação de vigas na obra do viaduto Independência
Avança serviço de instalação de vigas na obra do viaduto Independência
Avança serviço de instalação de vigas na obra do viaduto Independência
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Avança serviço de instalação de vigas na obra do viaduto Independência
Avança serviço de instalação de vigas na obra do viaduto Independência

Serviço é a reta final da obra de construção do Viaduto Independência, que integrará o Sistema BRT na avenida Augusto Montenegro. Serão colocadas 16 vigas centrais que compõem a laje de sustentação do elevado.

No segundo dia de interdições do cruzamento das avenidas Augusto Montenegro com Independência e Centenário para instalação das vigas na obra do viaduto Independência, ocorrida nas primeiras horas desta sexta-feira, 5, quatro vigas foram colocadas no tabuleiro quatro, situado no trecho em que os automóveis trafegam no sentido Independência-Centenário.

A ação contou o trabalho de vários profissionais, dentre engenheiros, técnicos, operadores e motoristas da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb) e do consórcio responsável pela obra, além de agentes de trânsito da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) e de representantes das Centrais Elétricas do Norte do Brasil S/A (Eletronorte).

A 0h o cruzamento das avenidas começou a ser interditado e desviado por agentes da Semob, que orientaram motoristas que trafegavam pelo local. Em determinados pontos foi feita a reversão no trânsito. Motoristas de veículos que ultrapassam três metros de altura, que necessitam fazer o trajeto Independência-Centenário, foram orientados a fazer o retorno pela Augusto Montenegro, para seguir o caminho. “Os motoristas estão sendo bastante compreensíveis, o que faz com que a operação siga de forma tranquila e segura”, disse o agente Valdelino Sousa.

Transporte das peças - Após a interdição da pista, as carretas que fazem o transporte das vigas foram se posicionando próximo ao viaduto para que as peças fossem suspensas e colocadas na estrutura. De acordo com o engenheiro Ademir Pereira, fiscal da obra pela Seurb, cada viga pesa 26 toneladas e mede 20 metros de comprimento. Para executar o serviço são usadas carretas apropriadas e um guindaste especial.

“Esta operação segue de forma segura especialmente por contar com o apoio das equipes responsáveis por cada ação, como por exemplo a Eletronorte. Os engenheiros fazem o monitoramento da umidade relativa do ar e a manobra do guindaste durante o procedimento para que não se aproxime do linhão de alta tensão, que está acima desse cruzamento, garantindo assim, a segurança das equipes e do sistema elétrico de Belém”, explicou o engenheiro.

Ainda de acordo com Ademir, no primeiro dia da ação (quinta, 4), foram instaladas apenas três vigas no tabuleiro cinco, devido a problemas com o guincho que fez o procedimento de carregar as vigas para as carretas que transportam as peças até a obra.

A ação faz parte da reta final da obra de construção do Viaduto Independência, que integrará o Sistema Bus Rapid Transit (BRT) na avenida Augusto Montenegro. Serão colocadas 16 vigas centrais que compõem a laje de sustentação do elevado. As instalações ocorrem sempre no horário de 0h às 5h para evitar possíveis transtornos no trânsito e por medida de segurança.

O secretário municipal de urbanismo, Adinaldo Oliveira, adiantou que a colocação das vigas nessa etapa do elevado vai interligar e dar continuidade ao tabuleiro do elevado por onde os carros irão passar. “Hoje um veículo para atravessar a Augusto Montenegro passa em torno de quatro minutos, com o elevado, que vai eliminar a temporização do semáforo, ele terá em torno de 20 segundos. Este é o tempo que o veículo vai esperar para atravessar este cruzamento. O próximo passo após a colocação das vigas é colocar as travessinas e, posteriormente, a bandeja que vai fazer o piso da pista do elevado onde os carros irão passar. Em seguida, será feito o trabalho de guarda-corpo, de acabamento e iluminação para que possamos ter o elevado totalmente completo”.

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