No segundo dia de interdições do cruzamento das avenidas Augusto Montenegro com Independência e Centenário para instalação das vigas na obra do viaduto Independência, ocorrida nas primeiras horas desta sexta-feira, 5, quatro vigas foram colocadas no tabuleiro quatro, situado no trecho em que os automóveis trafegam no sentido Independência-Centenário.
A ação contou o trabalho de vários profissionais, dentre engenheiros, técnicos, operadores e motoristas da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb) e do consórcio responsável pela obra, além de agentes de trânsito da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) e de representantes das Centrais Elétricas do Norte do Brasil S/A (Eletronorte).
A 0h o cruzamento das avenidas começou a ser interditado e desviado por agentes da Semob, que orientaram motoristas que trafegavam pelo local. Em determinados pontos foi feita a reversão no trânsito. Motoristas de veículos que ultrapassam três metros de altura, que necessitam fazer o trajeto Independência-Centenário, foram orientados a fazer o retorno pela Augusto Montenegro, para seguir o caminho. “Os motoristas estão sendo bastante compreensíveis, o que faz com que a operação siga de forma tranquila e segura”, disse o agente Valdelino Sousa.
Transporte das peças - Após a interdição da pista, as carretas que fazem o transporte das vigas foram se posicionando próximo ao viaduto para que as peças fossem suspensas e colocadas na estrutura. De acordo com o engenheiro Ademir Pereira, fiscal da obra pela Seurb, cada viga pesa 26 toneladas e mede 20 metros de comprimento. Para executar o serviço são usadas carretas apropriadas e um guindaste especial.
“Esta operação segue de forma segura especialmente por contar com o apoio das equipes responsáveis por cada ação, como por exemplo a Eletronorte. Os engenheiros fazem o monitoramento da umidade relativa do ar e a manobra do guindaste durante o procedimento para que não se aproxime do linhão de alta tensão, que está acima desse cruzamento, garantindo assim, a segurança das equipes e do sistema elétrico de Belém”, explicou o engenheiro.
Ainda de acordo com Ademir, no primeiro dia da ação (quinta, 4), foram instaladas apenas três vigas no tabuleiro cinco, devido a problemas com o guincho que fez o procedimento de carregar as vigas para as carretas que transportam as peças até a obra.
A ação faz parte da reta final da obra de construção do Viaduto Independência, que integrará o Sistema Bus Rapid Transit (BRT) na avenida Augusto Montenegro. Serão colocadas 16 vigas centrais que compõem a laje de sustentação do elevado. As instalações ocorrem sempre no horário de 0h às 5h para evitar possíveis transtornos no trânsito e por medida de segurança.
O secretário municipal de urbanismo, Adinaldo Oliveira, adiantou que a colocação das vigas nessa etapa do elevado vai interligar e dar continuidade ao tabuleiro do elevado por onde os carros irão passar. “Hoje um veículo para atravessar a Augusto Montenegro passa em torno de quatro minutos, com o elevado, que vai eliminar a temporização do semáforo, ele terá em torno de 20 segundos. Este é o tempo que o veículo vai esperar para atravessar este cruzamento. O próximo passo após a colocação das vigas é colocar as travessinas e, posteriormente, a bandeja que vai fazer o piso da pista do elevado onde os carros irão passar. Em seguida, será feito o trabalho de guarda-corpo, de acabamento e iluminação para que possamos ter o elevado totalmente completo”.