O samba poderia estar na ponta do pé e o enredo afiado, mas se o local onde as escolas de samba do grupo especial de Belém se apresentaram não estivesse à altura do evento, certamente o brilho da festa teria sido outro. Graças ao empenho dos servidores dos órgãos municipais, os cerca de 20 mil foliões prestigiaram a festa neste domingo, 4, de forma segura e tranquila.
Apesar de o Carnaval ser uma realização da Liga das Escolas de Samba de Belém, que este ano solicitou a mudança de local de realização dos desfiles, a Prefeitura de Belém, por meio da Fundação Cultural do Município (Fumbel), secretarias e outras instituições municipais, uniu esforços para oferecer equipes de segurança, limpeza, iluminação e organização do trânsito para que o Carnaval 2018 fluísse nos dias do evento.
Desde as primeiras horas da noite, quando o público começava a se concentrar às proximidades da Avenida Marechal Hermes, local onde ocorreram os desfiles, já era possível ver o trânsito sendo organizado pelas equipes da Secretaria Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), que realizou alguns desvios que não atrapalharam nem os brincantes, nem os motoristas.
A dona de casa Elaine Alves, 24 anos, é moradora do bairro da Cremação e, junto com o filho de apenas um ano e 11 meses e a prima, Ariane Frade, conseguiu prestigiar os desfiles sem preocupações. “Apesar de ser um local novo, eu acredito que a mudança tenha sido boa em vários aspectos, principalmente pela segurança limpeza do local, porque a gente nota a presença dos servidores dando esse apoio. A sensação é outra, e boa, com certeza”, disse a jovem. Já a prima Ariane completou: “Aqui está bem melhor que nos outros Carnavais. Adoro Carnaval. Agora estou me sentindo segura e bem mais próxima dos grupos”, completou.
Grupamentos da Guarda Municipal de Belém e equipes da Coordenadoria de Ordem Pública completaram o efetivo de segurança, que se somou ao da Polícia Militar.
Entre a novidades deste ano, estiveram as ações de prevenção da Defesa Civil do município. O coordenador da Defesa Civil do município, Yan Miranda, enfatizou que equipes fizeram o levantamento de informações durante toda a semana, visando a prevenção de maré alta naquele perímetro. “Nosso trabalho consistiu nessa previsão de maré alta, assim como dos níveis da chuva. Fizemos o monitoramento desde as primeiras horas da manhã, mesmo sabendo que isso não afetou nem afetaria o local do desfile, e mantivemos equipes para dar apoio, também, à população em possíveis ocorrências”.
Limpeza – Um dos assuntos mais comentados entre o público que foi prestigiar os desfiles, e até mesmo entre os integrantes das escolas, foi o esquema de limpeza da vida principal e arredores, que contaram com o apoio de aproximadamente 60 homens e quatro carros de hidrojato, para garantir a limpeza do ambiente. “A Sesan instalou cerca de 80 papeleras em torno das arquibancadas e camarotes para garantir que todo o resíduo descartado tivesse o destino correto, assim como, a cada intervalo entre uma escola e outra, as equipes passam limpando a via e retirando os conteúdos das lixeiras para deixar o ambiente sempre limpo”, declarou o secretário municipal de Saneamento, Claudio Mercês.
Há mais de 40 anos à frente da escola, o presidente Theo Pérola Negra, da agremiação “A Grande Família”, fez questão de lembrar ao público presente e aos integrantes das agremiações que, apesar da nova experiência de local, os benefícios podiam ser constatados. “A gente veio para cá após um consenso de todos os integrantes representes das escolas. Então, a nossa missão é levar um Carnaval animado, bonito e responsável para estas pessoas que vieram nos prestigiar. É muito bom saber que Prefeitura tem nos dado esse apoio, especialmente preparando o espaço onde iremos entrar”, destacou.
Nesta segunda noite de desfiles, oito grupo se apresentaram: Grêmio Recreativo e Carnavalesco Deixa Falar; Associação Carnavalesca Xodó da Nega; Associação Carnavalesca A Grande Família; Associação Carnavalesca Bole-Bole; Império de Samba Quem São Eles; Piratas da Batucada; Rancho Não Posso Me Amofiná e Escola de Samba da Matinha.