Rica em história e com lindas praias de água doce, a paradisíaca ilha de Cotijuba é uma das rotas mais procuradas por quem busca o lazer nos distritos de Belém. E a alegria foi contagiante entre os foliões da ilha na noite deste domingo, 11, durante a programação carnavalesca organizada pela Prefeitura de Belém por meio da Fundação Cultural do Município (Fumbel) e Agência Distrital de Outeiro (Arout). Cerca de 5 mil pessoas participaram da primeira noite de evento.
“Estamos iniciando, por meio da Prefeitura de Belém, através da Fumbel e Arout, mais um evento lindo de Carnaval na ilha de Cotijuba com muita diversão, segurança e responsabilidade”, ponderou Carol Rezende, administradora regional de Outeiro. Sete blocos desfilaram no domingo na avenida Jarbas Passarinho. A programação segue até a terça-feira, 13, de Carnaval.
No ritmo das marchinhas de Carnaval, o aposentado e morador da ilha, Aldemiro Rodrigues, de 68 anos, aproveitou a noite. “O Carnaval de Cotijuba é muito animado. Amo essa tradição e a valorizo todos os anos, cantando e dançando as marchinhas que empolgam meu coração”, disse o aposentado.
Quem também não ficou parada foi a dona de casa Simone Souza, 40 anos. Há três anos fora de Belém, na volta à capital ela escolheu Cotijuba para festejar o Carnaval. “Estou adorando o Carnaval daqui. É uma ótima opção para curtir a animação do mês de fevereiro, lugar tranquilo e povo animado, ano que vem voltarei”, prometeu Simone.
Para a segurança de jovens e crianças, agentes de proteção da Vara da Infância e Juventude distrital de Icoaraci, atuaram na fiscalização do evento com o efetivo de dez servidores. “Crianças só podem participar do Carnaval, ensaios e demais espetáculos públicos até às 22h e se estiverem acompanhadas de um dos pais ou responsável legal, que detenha a guarda ou a tutela judicial. Já os adolescentes só participam acompanhados do responsável legal ou de um adulto a partir dos 18 anos completos, autorizado por escrito pelos pais”, explicou o agente de proteção Arilson Brito. “Crianças ou adolescentes não podem participar da folia usando trajes sumários, indecorosos ou em ambientes e situações que coloquem em risco sua integridade física e moral, como apresentações em carros alegóricos altos, por exemplo”, seguiu.
Durante o percurso dos blocos, uma estrutura com palco e arquibancadas com capacidade para 300 pessoas, foi montada pela Prefeitura de Belém. A Secretaria de Urbanismo (Seurb) instalou oito projetores de iluminação na avenida. Banheiros químicos também foram distribuídos pelo trajeto da programação, que teve entrada gratuita.