Cerca de 10 mil pessoas participaram da programação de Carnaval, no distrito de Outeiro, na noite desta terça-feira, 13. Os foliões aproveitaram cada minuto da festa organizada pela Prefeitura de Belém por meio da Fundação Cultural do Município (Fumbel) e Administração Regional de Outeiro (Arout).
Com o samba enredo na ponta da língua e a coreografia na ponta dos pés, Maria Freitas, de 59 anos, se divertiu ao lado da filha de 20 anos, Patrícia Freitas. “O Carnaval de Outeiro tá lindo e alegre. Parabenizo a organização que proporcionou uma festa cheia de cultura e criatividade”, elogiou a brincante.
Prestigiando a folia de paz, o dono de restaurante Everton Nobrega, 63, e a esposa Conceição Nobrega, 60, assistiram aos desfiles com toda a família. “Estamos curtindo a diversão do Carnaval em família, e o povo tá chegando por aqui”, brincou Everton. As amigas Ana Nascimento, Luana Silva e Silviane Freitas, também curtiram a festa na passagem dos blocos, em especial com a apresentação do Grêmio Recreativo e Cultural Arrastão da Ilha. “Viemos curtir o Arrastão da Ilha e as escolas de samba, amamos essa diversão”, disse Ana.
“Agradeço à todos que contribuíram para a realização deste evento lindo e contagiante, em especial a Prefeitura de Belém, que por meio da Fumbel e Arout, proporcionaram esse Carnaval cheio de paz, e também, as famílias e moradores que estiveram empolgados nos prestigiando e colaboraram em parceria”, ponderou Carol Rezende, administradora regional de Outeiro.
Para garantir a tranquilidade dos brincantes, a Defesa Civil esteve presente durante toda a programação orientando a população que assistia as apresentações. Há nove meses na Defesa Civil, a jovem Thayse Marcelino era uma das voluntárias que integravam a equipe. “Esse trabalho é muito gratificante, aqui prevenimos por meio de orientações, e socorremos as pessoas que muitas das vezes acabam passando mal e precisam de atendimento médico no Carnaval”, contou a estudante de enfermagem.
Resguardando crianças e jovens, agentes de proteção da Vara da Infância e Juventude distrital de Icoaraci em parceria com o Conselho Tutelar de Outeiro, fiscalizaram o evento. “Se houver fiscalização do comissariado no local e for constatada irregularidade, os organizadores do evento poderão ser autuados por meio do auto de infração lavrado pelos comissários”, alertou Maria de Belém, do Juizado da Infância e Juventude.
Durante o percurso dos blocos e escolas de samba, duas estruturas de palco, um estande de atendimento médico e uma arquibancada com capacidade para 300 pessoas, foram montadas pela Prefeitura de Belém. A Secretaria de Urbanismo (Seurb) instalou 20 projetores de iluminação na rua. Banheiros químicos também foram distribuídos pelo trajeto da programação, que teve entrada gratuita.
A equipe da Guarda Municipal também esteve no distrito com 110 agentes de segurança e duas viaturas. Houve ainda o trabalho de agentes de trânsito da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém, Serviço de Atendimento Móvel (Samu), Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.
Participaram do desfile os blocos carnavalescos: Grêmio Recreativo e Cultural Arrastão da Ilha e Grêmio Recreativo e Cultural Gaviões do Samba. As escolas de samba foram representadas pela Associação Beneficente Recreativo e Cultural Parafuseta de Caratateua, Associação Carnavalesca Raio-X, Estação Primeiro do Samba, Associação Carnavalesca e Cultura O Sindicato, Associação Carnavalesca União da Ilha, Grêmio Carnavalesco Coringa do Samba e Associação Carnavalesca Encanto da Ilha.
O bloco Grêmio Recreativo e Cultural Caravana Imperial foi desclassificado por não cumpri o horário estabelecido no edital.