Pesquisar

Cras promove gincana de convivência para as famílias do Tapanã

Foto: Tássia Barros - Comus
Cras promove gincana de convivência para as famílias do Tapanã
Cras promove gincana de convivência para as famílias do Tapanã
Cras promove gincana de convivência para as famílias do Tapanã
Cras promove gincana de convivência para as famílias do Tapanã

A atividade faz parte das ações realizadas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), mantido nos doze Cras da capital.

Uma manhã diferente com atividades educativas, conversas, dinâmicas esclarecimentos de dúvidas e entretenimento. Assim foi a gincana de convivência realizada na manhã desta sexta feira, 23, nas dependências do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), no bairro do Tapanã. A atividade faz parte das ações realizadas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), mantido nos doze Cras da capital, que visa promover a interação social de crianças, adolescentes e idosos em situação de risco e vulnerabilidade social.

Jocimar Henrique, 15 anos, faz parte do grupo de adolescentes que frequenta as atividades do centro. “Antes faltava muito nas aulas e depois que passei a participar das atividades no Cras não faltei mais”, disse. “Na rua tem muita violência, perdi meu primo de 16 anos assassinado. Gosto muito de vir pra cá, aprendo muita coisa e faço novas amizades”, declarou.

O serviço atende mais de 120 jovens, com idade entre 0 e 17 anos, que recebem gratuitamente oficinas de artesanato, palestras educativas, atividades artísticas e culturais formado por assistentes sociais, pedagogo, arte educador e educador social.

De acordo com o pedagogo, Wagner Juarez, a gincana oferece a possibilidade da convivência entre as famílias e a troca de experiências. “Esperamos que essas famílias cheguem ao estágio de vida social na qual não dependam de terceiros. Queremos criar pessoas protagonistas, para que elas criem suas histórias, nossas crianças e adolescentes estudando, passando de ano e se formando”, disse. Ao finalizar, Wagner ressalta que as pessoas interessadas em participar dos grupos podem procurar qualquer um dos 12 Centros de Referência Social.

Para a dona de casa, Keila Cardoso, 35 anos, é interessante a opção de atividades oferecidas. “Não sabia que o Cras proporcionava essas atividades. Conheci o centro através do encaminhamento da escola do meu filho e vou participar mais vezes”, declarou a dona de casa, que estava acompanhada dos dois filhos que também participaram da interação.

Serviço

O Centro de Referência de Assistência Social atende crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos e pessoas portadoras de deficiência e suas famílias referenciadas, tendo como objetivo fortalecer a convivência e os vínculos familiares, potencializando a família e a comunidade no processo de proteção social, por meio de grupos de convivência e atividades coletivas.

ENDEREÇOS - CRAS

Cras Aurá - BR-316, km 6 (Granja Modelo) – Aurá

Cras Barreiro - Av. Pedro Álvares Cabral, 3407 – Barreiro

Cras Benguí - Rua Betânia, Alameda Ananindeua, casa 16-A – Bengui

Cras Cremação - Av. Alcindo Cacela, nº 2993 (Pça. Dalcídio Jurandir) – Cremação

Cras Guamá - Rua Augusto Correa, 494 (próx. Ao 1º portão da ufpa) – Guamá

Cras Icoaraci - R. Manoel Barata, 1104 - Centro/Icoaraci

Cras Jurunas - Rua dos Mundurucus, 360, entre Tv. Breves e Av. Bernardo Sayão - Jurunas.

Cras Mosqueiro - Tv. Francelino Santos (Rua da Bateria s/n) – Farol/Mosqueiro

Cras Outeiro - Rua. D. Evandro Bonna, 99 – Itaiteua/Outeiro

Cras Pedreira - Tv. Pirajá, s/n, Pedro Miranda (Aldeia Amazônica Davi Miguel) – Pedreira

Cras Tapanã - Av. A. Montenegro, km 07, Rua das Rosas, 194- Parque Verde

Cras Terra Firme - Trav. Lomas Valentinas, nº 2585 – Marco (Alm. Barroso/João Paulo II)

TAGS:

Relacionadas: