Teve início na manhã desta quarta-feira, 28, a primeira ação do programa Prefeitura no Bairro neste ano e que é realizada no bairro do Jurunas, na rua dos Timbiras, entre avenida Roberto Camelier e travessa Honório José dos Santos, ao lado da igreja de Santa Terezinha. As atividades ocorrem até a próxima sexta-feira, dia 2, sempre no horário das 8 às 14 horas.
O programa já está na décima edição, desde que começou no início do ano passado, em uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Belém (PMB) envolvendo todas as secretarias municipais, que levam atendimentos diretamente à comunidade do bairro escolhido e redondezas, em um grande mutirão de serviços, todos gratuitos.
Esta edição tem a expectativa de que sejam realizados mais de 10 mil atendimentos em ações de saúde, saneamento, urbanismo, orientações em relação à regularização fundiária, atendimentos oftalmológicos, emissão de passe livre, agendamento para retirada da carteira de trabalho, emissão de Carteira de Identidade, alistamento militar, informações tributárias, orientações nutricionais, atendimento para animais domésticos, entre outros.
Ação - As atividades do Prefeitura no Bairro desta edição começaram pontualmente às 8 horas, com a apresentação da Guarda Municipal de Belém (GMB), que executou o Hino Nacional Brasileiro, dando início à programação.
Em seguida, o prefeito Zenaldo Coutinho informou a todos sobre os serviços que serão ofertados nos três dias do programa. “Hoje estou presente aqui. Eu e todo o secretariado. Teremos uma reunião com a comunidade, ouvindo as demandas, vendo o que é possível fazer de imediato e projetos de médio e longo prazo, numa participação direta junto à população e trazer soluções. Temos a parceria com o Governo do Estado, com presença, atenção, atendimento e serviços públicos direto na comunidade”, disse o prefeito.
Um dos serviços que atraiu longa fila desde cedo foi o do Castramóvel. A demanda foi tão grande que o prefeito e o secretário de Saúde, Sérgio Amorim, decidiram que esse serviço ficará durante uma semana inteira no bairro do Jurunas.
Outro serviço com muita procura é o que presta informações e encaminha as pessoas para o programa do Governo Federal Minha Casa, Minha Vida, que tem parceria com a Prefeitura de Belém. O agente de portaria José Roberto de Almeida chegou cedo para ser atendido. Morador da rua dos Timbiras, ele ainda não possui casa própria. “É a primeira vez em que procuro esse serviço. Moro há muitos anos pagando aluguel, e acredito que está na hora da minha família e eu termos a nossa casa”, explicou José Roberto.
Reunião - Um dos momentos do programa Prefeitura no Bairro em que também há grande participação de moradores é a reunião que tem a presença do prefeito e todo secretariado.
Antes da reunião se iniciar, houve a apresentação das crianças do projeto Cantar o Lar, da escola Rotary, que é coordenado pelo músico paraense Salomão Habib. O artista explicou que o projeto visa ensinar noções de cidadania e preservação da identidade cultural paraense por meio da música. As crianças cantaram três músicas falando sobre os cuidados com o lixo, a não poluir os rios e a valorização da feira do Ver-o-Peso.
Zenaldo Coutinho falou sobre o apoio que a prefeitura precisa da comunidade. “Estamos começando em abril deste ano mais uma parte do programa Sanear Belém. Já estamos com o empréstimo concretizado junto ao BID, que garante o prosseguimento das obras de macrodrenagem, que vão mudar definitivamente a vida das comunidades dos bairros do Jurunas e Cremação”, adiantou o prefeito.
Um dos problemas levantados pelas lideranças comunitárias foi a questão da insegurança no Portal da Amazônia. Os comunitários mostraram que a violência nesse local e o uso de drogas por crianças e adolescentes têm aumentado e que é necessária uma solução urgente. Diante disso, o prefeito marcou uma reunião com todos da comunidade e os secretários para a manhã de quinta-feira, 1º, para que as soluções sejam encontradas, juntamente também com a participação da Superintendência do Patrimônio da União (SPU).
Digital - Uma das novidades desta edição são as ações do programa Seja Digital. Durante os três dias do programa no Jurunas, as pessoa poderão obter informações sobre como obter, gratuitamente, o kit de conversor para televisão, que transforma aparelhos analógicos em digitais. Pessoas de baixa renda inscritas em programas sociais do Governo Federal, com o Cadastro Único, têm direito ao agendamento e retirada do kit de graça.
O serviço de emissão de Carteira de Identidade vai distribuir, a cada dia, 80 senhas de atendimento. Ao final dos três dias, serão 240 senhas. A emissão do documento está sendo feito no salão paroquial da igreja de Santa Terezinha.
Os serviços de saúde também são bastante procurados, especialmente, o exame oftalmológico. A senhora Marcilene Conceição buscou atendimento para a filha Marcela e para ela. “Quando a minha filha era menor, ela teve catarata, e viemos aqui para saber como devemos proceder nos próximos anos. E como eu já estava na fila, aproveitei e fiz uma consulta também”, contou.
Serviço:
Programa Prefeitura no Bairro, no Jurunas, na rua dos Timbiras, entre avenida Roberto Camelier e travessa Honório José dos Santos, até sexta-feira, dia 2, sempre no horário das 8 às 14 horas. Serviços das secretarias municipais de Belém gratuitos para a população.