Pesquisar

Cras promove curso de panificação para famílias do Aurá

Foto: Fernando Sette - Comus
Cras promove curso de panificação para famílias do Aurá
Cras promove curso de panificação para famílias do Aurá
Cras promove curso de panificação para famílias do Aurá
Cras promove curso de panificação para famílias do Aurá
Cras promove curso de panificação para famílias do Aurá

As aulas teóricas e práticas ocorrem no próprio Cras, dentro do bairro para facilitar o acesso das famílias atendidas

Para enfrentar a crise econômica e driblar o desemprego a dona de casa Laiza e outras dezessete pessoas estão aproveitando a iniciativa do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Aurá para aprender uma nova atividade que pode ajudar a gerar renda para as famílias: o curso de panificação. A formação é promovida graças a uma parceria entre a Prefeitura de Belém, por meio da Fundação Papa João XXII com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

A intenção é estimular o empreendedorismo e qualificar pessoas para possibilitar geração de renda, além de agregar valores nutricionais para a melhoria da alimentação dos envolvidos que não pagam nada para participar.

“Já fiz o curso de manicure, agora estou aprendendo a fazer pão, nem imaginava como fazer tudo isso”, anima-se Laiza dos Santos que participa das atividades do Cras há três meses.

O curso tem 40 horas de aula e oferece atividades teóricas e práticas. “Estou achando ótimo ver a participação e o interesse dessas pessoas em aprender e saber que elas terão uma renda extra para o sustento de suas famílias”, pontua a tecnóloga de alimentos do Senar, Jéssica Gomes, que ministra as aulas.

Outra participante é a dona de casa Darlene Pinheiro, 40 anos, que se diz ansiosa para colocar em prática o aprendizado. “Tudo que estou aprendendo hoje quero passar pra outras pessoas e, claro, ganhar um dinheiro extra pra ajudar minha família”, destaca. Atualmente, ela conta apenas com a renda do benefício do programa Bolsa Família do Governo Federal e quer melhorar as possibilidades financeiras.  

A produção artesanal de alimentos por meio da panificação é uma das atividades direcionadas para as famílias em situação de vulnerabilidade social. No curso, elas aprendem a preparar pão careca, pão caseiro, pão de hambúrguer, pizza, esfiha, pastel folheado, rosca e biscoitos entre outros, por meio de processos caseiros, ou seja, sem o uso de equipamentos especiais e conservantes.

De acordo com a coordenadora do Cras Aurá, Izabel Calandrini, as famílias procuram cursos e, sempre que há possibilidade de parceria é oferecida a oportunidade aos usuários. “Quando trazemos os cursos profissionalizantes pra dentro do Cras, ajudamos as famílias que estão desempregadas”, conta Izabel, que convida a comunidade a sempre procurar o Cras e sugerir cursos que estejam interessados.   

Cras – O Cras oferece o serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) com a finalidade protetiva da família, prevenção de ruptura de vínculos, promoção de acesso e usufruto de direitos fundamentais e contribuição com a melhoria da qualidade de vida das famílias. 

Nenhuma tag relacionada.

Relacionadas: