Mais de 10 mil atendimentos à comunidade foram feitos na décima edição do programa Prefeitura no Bairro, a primeira deste ano, que foi realizada no bairro do Jurunas, na rua dos Timbiras, entre avenida Roberto Camelier e travessa Honório José dos Santos, ao lado da igreja de Santa Terezinha, entre a quarta-feira, 28 de fevereiro, e esta sexta-feira, 2 de março.
A ação é uma iniciativa da Prefeitura de Belém, envolvendo todas as secretarias municipais, contando com a parceria do Governo do Estado, que leva atendimentos à comunidade do bairro escolhido e redondezas, em um grande mutirão de serviços, todos gratuitos.
Entre as muitas atividades, foram feitos atendimentos nas áreas de saúde, saneamento, urbanismo, orientações em relação à regularização fundiária, atendimentos oftalmológicos, emissão de passe livre, agendamento para retirada da carteira de trabalho, emissão de carteira de identidade, alistamento militar, informações tributárias, orientações nutricionais e atendimento de animais domésticos.
Desdobramentos - Nesta edição do Prefeitura no Bairro, após a reunião que é feita entre o prefeito Zenaldo Coutinho, secretários municipais e membros da comunidade e diante da grande demanda de assuntos, o prefeito decidiu desdobrar as solicitações em outros encontros para ouvir e tentar resolver os problemas apresentados.
Na quinta-feira, 1º, pela manhã, juntamente com integrantes do secretariado municipal, além do superintendente adjunto da Superintendência do Patrimônio da União (SPU), a reunião foi com moradores e lideranças comunitárias do bairro do Jurunas para tratar de diversas reivindicações daquela comunidade, especialmente em relação ao Portal da Amazônia. A partir deste encontro, duas outras reuniões estão agendadas para a semana que vem para tratar do trabalho dos vendedores ambulantes do Portal e sobre moradia e aluguel social na área.
Ficou decidido também que a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) vai retomar as obras do prédio da Unidade Básica Municipal de Saúde (UMS) do Portal da Amazônia a partir de segunda-feira, 5. Além disso, vai começar a reforma do parquinho infantil naquela área.
Atendimentos - No último dia da ação, nesta sexta-feira, longas filas se formaram para os serviços da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) e para obtenção de orientações sobre o programa Minha Casa, Minha Vida.
Segundo a titular da Secretaria Municipal de Gestão e Planejamento (Segep) e coordenadora do programa, Nazaré Costa, o evento foi um sucesso. “Nesses três dias, tivemos uma grande procura por esclarecimentos sobre o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e o Cadastro Único (CadÚnico). Outro ponto importante foi o serviço de educação ambiental feito pela Secretaria de Meio Ambiente (Semma), que exibiu filmes, deu orientações sobre meio ambiente e o cuidado com o lixo para os alunos da escola São Pio X, e foi um grande sucesso”, disse a secretária.
Um dos serviços com grande procura é o oferecido pela Secretaria Municipal de Educação (Semec), que leva brincadeiras, pintura e leitura às crianças. Elita Neves, moradora do bairro, levou os dois filhos, Talita, de 8 anos, e Samuel, de 7, nos três dias da ação. “O certo é que não temos muitas oportunidades de eventos para crianças pequenas. Por isso, decidi trazer os meus filhos nos três dias do evento aqui. Eles até faltaram à escola, mas eu acho importante que eles brinquem e se divirtam. Aqui, eles usaram os brinquedos, ouviram histórias e agora estão desenhando, e eu acompanhando de perto”, contou Elita.
Outro serviço bastante procurado foi o programa Seja Digital, que presta e informações sobre como obter gratuitamente o kit de conversor para televisor, que transforma aparelhos analógicos em digitais e encaminha as pessoas para receber o produto. Nos três dias, foram cerca de 300 atendimentos.
Karla Cristine Silva, de 29 anos, estava na fila de atendimento do Seja Digital. “Tenho duas televisões e uma delas é antiga. Em soube desta ação por meio de um grupo de WhatsApp e vim aqui. O atendimento foi rápido e já sei como fazer pra ter o kit. Assim, a televisão antiga vai ficar bem bacana e eu vou deixar para o meu filho pequeno”, disse.
No serviço de emissão do Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) foram feitos 133 atendimentos; e no de vacinação, 180 pessoas foram atendidas, sendo que a vacina mais procurada foi a febre amarela.
Castração - Outro desdobramento do Prefeitura no Bairro foi o serviço de castração. Devido à grande demanda, o Castramóvel, veículo itinerante da Prefeitura de Belém para realização de castrações de cães e gatos, por meio da Sesma, ficará mais um período bairro do Jurunas. O serviço estará até o dia 20 de março, exceto aos finais de semana, na rua dos Timbiras, entre avenida Roberto Camelier e travessa Honório José dos Santos.
A ação conta ainda com a intensificação da vacinação antirrábica para os cães e gatos que não foram vacinados na campanha de 2017. O serviço é totalmente gratuito.
Identidade - Para algumas pessoas que não conseguiram atendimento de emissão da Carteira de Identidade, e também como desdobramento do programa Prefeitura no Bairro e uma ação de encerramento da operação Ocupação Jurunas, neste domingo, 4, entre 8 horas e meio-dia haverá emissão do documento no prédio da Ação Cidadania do Estado, que fica localizado na rua São Silvestre, esquina com a rua dos Tupinambás.
A Ocupação Jurunas começou na quinta-feira, 1º, e prossegue até o domingo, 4, no bairro do Jurunas. É uma ação integrada, visando à segurança da população do bairro e adjacências. Da operação fazem parte agentes da Polícia Militar, do Departamento de Trânsito do Estado (Detran), da Guarda Municipal de Belém (GMB) e da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), reafirmando a parceria entre os órgãos de segurança do Governo do Estado e do Município.
A próxima edição do programa Prefeitura no Bairro, a segunda deste ano, será realizada no final do mês de março, em local ainda a ser definido.