Pesquisar

Editais do programa Desenvolve Belém serão lançados ainda este mês

Foto: Alessandra Serrão - NID/Comus
Editais do programa Desenvolve Belém serão lançados ainda este mês
Editais do programa Desenvolve Belém serão lançados ainda este mês
Editais do programa Desenvolve Belém serão lançados ainda este mês
Editais do programa Desenvolve Belém serão lançados ainda este mês
Editais do programa Desenvolve Belém serão lançados ainda este mês
Editais do programa Desenvolve Belém serão lançados ainda este mês

“O projeto reúne várias iniciativas na busca de parcerias público-privadas, com oportunidades de negócios. São iniciativas interessantes que esperamos ver agora materializadas com o lançamento dos editais àqueles que querem ser parceiros do desenvolvimento sustentável da cidade”, explicou o prefeito Zenaldo.

Servidores públicos municipais tiveram a oportunidade de conhecer, na noite desta segunda-feira, 5, os detalhes do programa Desenvolve Belém, que é uma iniciativa da Prefeitura de Belém, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem). Eles foram convidados a juntar suas opiniões e observações sobre o programa, além de ficarem cientes do que está sendo planejado.

Esse mesmo programa foi apresentado no final do ano passado a empresários da cidade e agora entra na fase de publicação dos editais de chamamento que vão dar continuidade às ações programadas e listadas. O Desenvolve Belém é constituído de oportunidades de negócios e investimentos, em forma de parcerias, que serão firmadas entre o poder público e a iniciativa privada.

O principal objetivo é o desenvolvimento sustentável da cidade nas dimensões social, de meio ambiente, financeira, legal e urbanística em prol da melhoria da qualidade de vida da população, e também a geração de emprego e renda e uma melhor e maior utilização dos espaços públicos da cidade.

O prefeito Zenaldo Coutinho participou da apresentação do programa aos servidores. Ele disse que o programa, passando à fase de publicação de editais, vai permitir a que todos tenham clareza das ações pretendidas. “O projeto reúne várias iniciativas na busca de parcerias público-privadas, com oportunidades de negócios. São iniciativas interessantes que esperamos ver agora materializadas com o lançamento dos editais àqueles que querem ser parceiros do desenvolvimento sustentável da cidade”, informou o prefeito.

Chão - Na apresentação, um dos projetos que mais chamou a atenção dos presentes foi o Chão em Dia. Essa ação fará a regularização fundiária, oferecendo uma prestação de consultoria por funcionários da Codem aos servidores municipais e à população, visando à regularização de seus imóveis.

Há cerca de cinco meses, a Codem vem trabalhando no programa, que buscou unificar as informações de projetos das secretarias municipais, e estas passarão a trabalhar conjuntamente nas ações do programa. O programa tem as fases de chamamento público, seleção e avaliação de projetos básicos, licitação e contração.

Editais - João Cláudio Klautau, presidente da Codem, fez a apresentação do programa e disse que os editais de algumas das ações serão publicados até o final deste mês de março.

O Desenvolve Belém é baseado em quatro pilares, que são Conexões do Futuro, Centro Vivo, Chão em Dia e Cidade para Pessoas. O pilar Conexões do Futuro visa aos projetos urbanísticos integrando e estruturando a cidade

Para o segmento dos servidores municipais, o Desenvolve Belém objetiva que esses trabalhadores passem a morar em residenciais, que serão construídos por meio da parceria entre o poder público e a iniciativa privada. Estão previstos no programa a construção dos residenciais Viver Parque das Orquídeas, Boulevard Palmeira e a ocupação do bloco B do edifício da Assembleia Paraense, cujos editais dos dois primeiros serão lançados até o final de março deste ano, e do terceiro, até novembro do ano em curso.

O Viver Parque das Orquídeas é um conjunto habitacional que será construído em uma grande área de propriedade da Prefeitura na avenida Augusto Montenegro; já o Boulevard Palmeira, no centro da cidade, pretende a recuperação do Espaço Palmeira, em seus cinco mil metros quadrados, para que ele se torne um local para ambulantes, que seriam remanejados de outras áreas para ocupar a área da Palmeira e também um empreendimento habitacional, aos moldes do programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal.

Klautau explica que esses empreendimentos visam a que o centro da cidade volte a ser habitado pelas famílias. “A ideia é que os servidores municipais não precisem fazer grandes deslocamentos para ir trabalhar, movimentando assim aquele local à noite, quando se encerram as atividades comerciais nas imediações. Essa ação está dentro da política, já em execução, de recursos humanos e valorização dos servidores”, explicou.

Planejamento - Outros editais que seguem o cronograma de lançamento em março são o Conviver Parklet Belém e o Mercado de São Brás. O primeiro são espaços públicos de convivência, em frente a estabelecimentos comerciais, com assentos e mesinhas, onde as pessoas poderão se sentar para conversar e se divertir. O Mercado de São Brás será reformado em parceria com a iniciativa privada e passará por um reordenamento de seus permissionários, que serão mantidos no local. O programa prevê ainda espaços para gastronomia e sala de eventos.

Também será divulgado o edital para o projeto Marina Belém, que visa à ocupação do antigo espaço do Iate Clube do Pará, na avenida Bernardo Sayão. O que se pretende lá é que o local seja uma janela para o rio com cerca de 700 metros de orla, contemplando espaços públicos para prática de esportes, uma marina e restaurantes.

Rosângela Pinheiro, servidora da Fundação Papa João XXIII (Funpapa), foi uma das pessoas que acompanhou atentamente a apresentação do programa Desenvolve Belém. “Acredito que esse programa tem ações que mostram o compromisso da Prefeitura com a gestão pública, na busca de melhorias para a cidade. É importante, porque acho que trará benefícios nas áreas de segurança e também na de geração de emprego para a população”, disse Rosângela.

TAGS:

Relacionadas: