O Ministério do Turismo (MTur) fez o lançamento em Belém, na última quinta-feira, 15, do novo sistema de cadastro e legalização de serviços turísticos, chamado de Cadastur 3.0. O evento foi realizado no Sesc Boulevard, com apoio da Coordenadoria Municipal de Turismo do Município de Belém (Belemtur) e da Secretaria de Estado do Turismo (Setur).
A Belemtur participou do evento por meio de sua diretoria. O coordenador do órgão, Victor Cunha, o diretor de turismo, Fernando Teixeira, o diretor de planejamento, Jackson Tavares, e a guia de turismo oficial da entidade, Rosângela Ferreira estiveram no lançamento.
O Cadastur é um sistema de cadastro e legalização de empreendimentos turísticos, em nível nacional, coordenado pelo MTur, que tem ampliado continuamente o número de empresas e pessoas físicas formalizados, com foco no segmento da área turística.
A grande novidade do Cadastur 3.0 é que agora o cadastro, que antes era feito por meio das secretarias estaduais de turismo, pode ser feito diretamente de modo on-line, no site da instituição www.cadastur3.turismo.gov.br.
O cadastro é gratuito e após o preenchimento do formulário eletrônico, depois da homologação, é emitido o certificado de cadastro, que será disponibilizado para acesso público no site do Cadastur.
O lançamento dessa nova plataforma teve início no último dia 18 de janeiro, em Brasília (DF), e Belém foi a cidade escolhida da região Norte para receber a equipe do MTur, sob o comando de Hercy Ayres Rodrigues Filho, chefe de gabinete da Secretaria Nacional de Qualificação e Promoção do Turismo.
Cadastro - O cadastro é feito totalmente pela Internet. As empresas e profissionais cadastrados no Cadastur estão aptos ao exercício de suas atividades de forma legal.
No caso das empresas de turismo, isso significa que elas estão legalmente instituídas. Já no caso dos guias de turismo, todos passaram por uma formação para melhor acompanhar e orientar os turistas.
O cadastro é obrigatório para hospedarias, agências de turismo, transportadoras turísticas, acampamentos, organizadoras de eventos, parques temáticos e guias de turismo. E é opcional para as atividades restaurantes e similares; parque aquático e empreendimento de lazer; locadora de veículos para turistas; prestador especializado em segmentos turísticos; casa de espetáculos; empreendimento náutico ou pesca esportiva; prestador de infraestrutura para eventos; e centro de convenções.
“Esse cadastro é muito importante, porque ele pode ser acessado tanto para os que trabalham com turismo, como para os usuários. Por exemplo, se o turista quer fazer uma viagem e não está encontrando informações suficientes, ele pode acessar o Cadastur e procurar recomendações. Por outro lado, se as empresas do segmento estiverem cadastradas no Ministério, as pessoas terão uma segurança a mais”, explicou Fernando Teixeira, diretor de turismo da Belemtur.
Pará - Segundo a Setur, nos últimos anos o cadastramento no MTur tem crescido com as ações de sensibilização realizadas pela Setur no estado do Pará. Até 2017, já tinham sido certificados 184 equipamentos de hospedagem, 251 agências de turismo, 84 transportadoras de turismo, 44 organizadoras de eventos, um parque temático e 84 guias de turismo no Pará.
As pessoas que têm interesse em trabalhar como guias turísticos devem procurar cursos ou instituições de ensinos vinculadas ao MTur, além de ser imprescindível o credenciamento do profissional no sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor, o Cadastur.
Serviço
O novo sistema Cadastur 3.0 pode ser acessado pelo site www.cadastur3.turismo.gov.br. Dúvidas e informações podem ser obtidos também na sede da Belemtur, que fica na avenida Presidente Vargas, 158, 13º andar, no Centro.