Nesta segunda-feira, 19, a Escola Municipal Liceu Escola Mestre Raimundo Cardoso, localizada no distrito de Icoaraci, celebrou os 22 anos de fundação da unidade. Durante a manhã, os alunos prestaram homenagens aos mestres da cerâmica marajoara, com um grande painel pintado na parede do núcleo de artes da escola.
Ao ver pela primeira vez o painel com a reprodução de suas criações, Idalina Pereira, 83 anos, não escondeu a expressão de felicidade em reconhecimento aos anos dedicados à arte ceramista. “Eu me sinto feliz com todo esse carinho que estou recebendo. A cerâmica faz parte da minha vida. Meus pais me ensinaram a modelar e, desde então, todo meu sustento veio da arte. Hoje já não posso mais trabalhar, mas estou muito honrada por representar a tradição da nossa região”, disse.
Para a diretora da escola, Fernanda Sousa, incluir o trabalho em cerâmica no currículo da escola é fundamental para “motivar os jovens a adicionarem essa arte nas suas atividades cotidianas, mantendo viva a tradição”. “Aqui no Liceu, a cerâmica faz parte de todas as disciplinas, desde Língua Portuguesa até Matemática, além de realizarmos oficinas de dança e música o que torna nossa metodologia diferenciada”, explicou a diretora. “Muitos dos nossos alunos são filhos e netos de ceramistas, mas ao longo do tempo foram perdendo esse contato, e aqui nós buscamos resgatar essa cultura”, acrescentou.
Ainda durante o evento, foram realizadas apresentações de dança e do grupo “Borboletas Inclusivas”, formado por crianças com algum tipo de deficiência, com a leitura de poemas sobre a importância da inclusão no dia-a-dia escolar. Além disso, foram entregues colares de cerâmica confeccionados pelos próprios estudantes para presentear os mestres homenageados. No encerramento, professores, alunos e convidados cantaram o “Parabéns pra você” e, em seguida, fizeram o corte do enorme bolo preparado para a festa.
Orgulhoso, o pequeno André Tavares, 10, estudante do 5º ano do Liceu, mostrava aos visitantes sua criação em cerâmica realizada durante as oficinas na escola em conjunto com a turma. “Eu aprendi aqui a mexer com a argila e criar coisas com ela. É muito bom quando a gente vê que ficou pronto algo que foi feito por nós”, contou.
Liceu Mestre Raimundo Cardoso – O nome da escola é uma homenagem ao Mestre Raimundo Saraiva Cardoso, nascido no município de Vigia, nordeste paraense, em 1930 e falecido em Belém no ano de 2007. O mestre herdou as técnicas da arte ceramista de sua mãe, que era descendente direta dos Aruã, último povo marajoara. Suas réplicas e recriações da cerâmica marajoara e tapajônica, de perfeição e beleza incomparáveis, ganharam o mundo, tornando-o reconhecido nacional e internacionalmente.