Uma grande força tarefa está sendo implementada pela Prefeitura de Belém para recuperação de vias em toda a cidade. Com a operação “tapa-buraco”, equipes da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) executam serviços de recuperação em Belém e distritos, de forma que possa garantir melhor condição de tráfego.
Na noite dessa sexta-feira, 23, e madrugada de sábado, 24, os trabalhos de recuperação foram realizados em mais de 20 vias localizadas no centro comercial de Belém e nos bairros de Nazaré, Umarizal e São Brás.
Segundo Cláudio Mercês, titular da Sesan, desde a semana passada os esforços foram concentrados na avenida Augusto Montenegro, de modo que pudesse atender os dois sentidos da via, em toda sua extensão, desde o Entroncamento até Icoaraci. Mais de 220 toneladas de asfalto foram utilizados em uma semana para tapar os buracos existentes na avenida. “O trabalho realizado consiste em tapar os buracos para melhorar a condição da via e dar mais segurança e conforto para os motoristas e passageiros dos veículos. Para isso, utilizamos diversos equipamentos e, em alguns casos, até um caminhão hidrojato para desobstruir os bueiros e favorecer o escoamento da água na pista, uma vez que as chuvas intensas e a presença da água favorecem o desgaste do asfalto”, explica Mercês.
O taxista Alcino Campos, 61, conta que nesta época dirige com mais atenção. “Trabalho como taxista há mais de 20 anos e sei que quando começa a chover aparecem mais buracos. Quando o inverso é rigoroso, é comum que os buracos apareçam com mais rapidez. Considero importante esse trabalho que está sendo feito pela prefeitura para recuperar o asfalto que está danificado”, ressalta.
Raimundo Batista, 58, trabalha como balanceiro na pedra de peixe do Ver-o-Peso. “Trabalho aqui todos os dias e sei que durante o dia é muito complicado realizar esse tipo de serviço. É melhor mesmo durante a noite, porque o trânsito é mais tranquilo e também não atrapalha nossa rotina”, diz.
“Montamos esta programação durante a noite nas áreas e vias do centro comercial justamente para causar o menor transtorno possível no trânsito, uma vez que durante o dia o fluxo de veículos dificultaria o avanço das equipes de trabalho”, finalizou o secretário da Sesan.