“Quero ficar bonito para procurar emprego”, disse o estudante Jurandir Cardoso, que cortou os cabelos gratuitamente para melhorar a autoestima e sair em busca de trabalho. “Tá difícil e quando aparece uma oportunidade a gente tem que aproveitar”, disse o rapaz, que pagaria R$ 10,00 pelo mesmo corte se fosse realizado em um salão profissional. O porteiro Edvaldo Souza, e a dona de casa Maristela Menezes, também aproveitaram o serviço de corte de cabelo gratuito oferecido durante o programa Prefeitura no Bairro nesta quinta-feira, 05.
A gratuidade e a diversidade dos serviços têm atraído muita gente à Aldeia Amazônica. Os serviços, que encerram nesta sexta-feira, 06, vão desde cortes de cabelos, emissão de documentos, orientações educacionais, consultas médicas e castração e vacinação de cães e gatos. A qualidade do que é oferecido também agrada ao público. A dona de casa Telma Tavares, por exemplo, levou para casa uma muda de planta ornamental. “Eu vou colocar num vasinho na minha sala”, disse. A muda é da espécie Dracena, muito comum nos canteiros da cidade e que faz parte do conjunto de vegetais usados pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) nas ações de educação ambiental. “Cada pessoa é um agente da nossa campanha de preservação do meio ambiente”, disse o secretário de Meio Ambiente, Fabrício Dias.
O serviço de vacinação e castração de cães e gatos, realizado pelo Centro de Controle de Zoonoses de Belém (CCZ), também atraiu muitos moradores do bairro da Pedreira. Dois veterinários e dois técnicos fazem quatro castrações ao dia devido aos cuidados que cercam o serviço. O animal precisa ser anestesiado. O assessor do Centro do Controle de Zoonoses, Josias Pinheiro, disse que a população de cães e gatos de Belém tem crescido muito, por isso, a alta na demanda. Ele lembra que os atendimentos são feitos pelo centro, mas é necessário fazer o agendamento. “Estamos fazendo o agendamento aqui, porque tem muita gente”, explicou.
Na fila para atendimento estavam Edemar Rocha, com seu cão Puf, um vira-lata que seria vacinado, e Nayara Seixas, com o seu cão yokshire Donnie, de um ano e meio. “Eu quero muito conseguir a castração do meu cão porque já me disseram que custa R$ 590,00, então vou tentar”, disse a jovem. Para quem não conseguir o serviço durante o Programa Prefeitura no Bairro pode fazer o agendamento direto no CCZ, localizado na rodovia Augusto Montenegro, no horário de 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.
Oportunidades – O Programa Prefeitura no Bairro também é uma boa oportunidade para quem busca se candidatar a uma carreira no mercado de trabalho. No espaço existem informações sobre empreendedorismo, dicas de emprego e geração de renda.
Já na tenda reservada para a Guarda Municipal, muitos jovens aproveitaram para saber sobre como ter acesso e se preparar para ser um guarda do município. Segundo o agente de segurança José Maria, que é da primeira turma da instituição com 27 anos de carreira, vale a pena ser Guarda Municipal. “O acesso é por meio de concurso público, por isso, o jovem tem que estudar. Eu tenho muito orgulho em ser guarda e recomendo a carreira para quem está em formação”, disse. A Guarda Municipal de Belém possui três grupos operacionais e um canil.
O programa Prefeitura no Bairro segue até amanhã, 06, no horário de 8h às 14h, na Aldeia Amazônica. Para todos os serviços são distribuídas senhas. Para as crianças são destinados espaços de lazer, palestras e trabalho de orientação ambiental. Segundo o titular da Semma, Fabrício Dias, as crianças são alvos das campanhas educativas e instrumentos de transformação da sociedade. Ele lembra que Belém é uma das cidades brasileiras com grande área de cobertura vegetal como o Bosque Rodrigues Alves, com 15 hectares, e o parque do conjunto Médice com 42 hectares que precisam ser cuidados. “A gente precisa zelar por tudo isso, e as crianças nos ajudam à medida que falam para seus pais sobre a importância da preservação”, analisa.
A coordenação do evento estima que mais de 10 mil pessoas sejam atendidas durante os três dias de programação.