A 11ª edição do programa Prefeitura no Bairro encerrou nesta sexta-feira, 06, contabilizando mais de dez mil atendimentos à população do bairro da Pedreira e imediações. A ação idealizada pela Prefeitura de Belém, que começou na última quarta-feira, 04, foi criada com o propósito de afinar a relação entre sociedade e a gestão pública.
Como é de praxe no programa, foram oferecidos serviços de saúde, promoção da cidadania, esporte e lazer, orientação jurídica, educacional e financeira e atendidas demandas sociais, como o do registro no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), que dá acesso aos programas sociais como Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, tarifa social de energia elétrica e Benefício de Prestação Continuada (BPC), entre outros mais.
Castração – Devido à grande procura pelo atendimento de castração de cães e gatos, durante os três dias do programa na Pedreira, o serviço permanecerá por mais três semanas, a partir de segunda-feira, dia 9, na Aldeia Amazônica.
Ao final da manhã de hoje, foram contabilizados 32 atendimentos de castração de cães e gatos. Quem não conseguiu o atendimento durante esta semana, ainda poderá fazer o agendamento para a castração de seu pet. As castrações agendadas serão realizadas nas semanas em que o Castramóvel, que é mantido pela Secretaria de Saúde (Sesma), ficar no estacionamento da Aldeia Amazônica. O atendimento será das 8 às 11 horas, de segunda a sexta-feira, tudo de forma gratuita. Outro atendimento também muito procurado na Aldeia Amazônica foi o da vacinação antirrábica.
A coordenadora do programa, a secretária de Gestão e Planejamento de Belém (Segep), Nazaré Costa, disse que o Prefeitura no Bairro, na Pedreira, foi um grande sucesso. “Foram tantos atendimentos, que alguns terminaram antes mesmo de encerrarmos as ações ao final do programa, como por exemplo, o de emissão de Carteira de Identidade, que não teve atendimento na sexta-feira, porque todas as senhas foram emitidas antes. Ficamos felizes de ver esse trabalho sendo bem feito e cada vez mais, aproximando a Prefeitura da população”, pontuou a secretária.
Atendimentos - Nos três dias de atendimentos foram emitidas mais de 180 certidões de nascimento. A senhora Maria do Socorro Fernandes Vieira, de 59 anos, moradora do bairro de Fátima, esperava pacientemente na fila de emissão desse documento.
“Há dois anos, a casa da minha família sofreu um grande incêndio e perdemos tudo, inclusive nossos documentos. Ficamos sem nada. Então, fui procurar a certidão da minha mãe e desde então, estou procurando obter todos os meus documentos novamente. Com a certidão de nascimento em mãos, enfim, poderei tirar a minha RG, de novo”, contou a dona de casa.
Outro serviço bastante procurado foi o programa Seja Digital, que presta informações sobre como obter gratuitamente o kit de conversor para televisor, que transforma aparelhos analógicos em digitais e encaminha pessoas, que sejam inscritas nos programas sociais do Governo Federal, para receber o produto. Nos três dias, foram cerca de 300 atendimentos, observando que, a partir do dia 30 de maio, o sinal analógico das televisões abertas será desligado em Belém e outros onze municípios paraenses.
Cerca de 500 atendimentos foram feitos nos três dias, por servidores da Secretaria Municipal de Habitação (Sehab), relacionados com o programa Minha Casa, Minha Vida. A Prefeitura de Belém, por meio da Sehab, é parceira do Governo Federal no programa, que tem o objetivo de proporcionar moradia digna à população.
“Muitas pessoas fizeram seus cadastros no programa Minha Casa, Minha Vida, mas se esquecem de atualizar essas informações. O que acontece é que a Prefeitura já está com os imóveis prontos para serem entregues, mas não consegue contato com os inscritos, porque eles se mudaram ou trocaram de número de telefone. Estamos aqui, fazendo a orientação, atualizando cadastros e orientando a todos, e os encaminhando para a Sehab”, explicou a servidora da Sehab, Ana Amélia.
O Programa Prefeitura no Bairro ficou três dias no bairro da Pereira, no horário de 8 às 14 horas. O programa foi idealizado por Zenaldo Coutinho e baseado em Índices de Desenvolvimento Humano (IDH). A primeira experiência foi realizada em Outeiro, no ano passado, sendo que o programa já passou por Mosqueiro, Icoaraci, Marco, Jurunas e outros bairros da Grande Belém, sempre com atendimento gratuito a toda população, com a PMB ficando mais próxima de todos.