Pesquisar

Conselho Municipal do Idoso tem novos integrantes

Foto: Alessandra Serrão - NID/Comus
Conselho Municipal do Idoso tem novos integrantes
Conselho Municipal do Idoso tem novos integrantes
Conselho Municipal do Idoso tem novos integrantes
Conselho Municipal do Idoso tem novos integrantes

Nesta quarta-feira, 11, sete entidades civis foram eleitas para compor o Conselho Municipal do Idoso de Belém no biênio 2018-2019.

Durante eleição realizada nesta quarta-feira, 11, sete entidades civis foram escolhidas para compor o Conselho Municipal do Idoso de Belém (CMI) no biênio 2018-2019. O evento foi realizado na sede do CMI, localizado na avenida Presidente Vargas, 158.

O Conselho é composto por 14 entidades representativas, sendo sete da sociedade civil e outras sete ligadas ao governo municipal, e tem por finalidade assegurar a garantia dos direitos da pessoa idosa, estabelecendo as diretrizes e definindo a política municipal do idoso na capital paraense.

Antônio Abreu, da Secretaria Municipal de Assuntos Jurídicos (Semaj), que coordena os conselhos municipais de Belém, destacou a importância da eleição para o CMI. “O papel do Conselho do Idoso é fundamental no sentido de estarmos engajados e fiscalizando os atos públicos e privados com relação às leis que defendem os direitos dos idosos, e tem o papel de fiscalizar e também de propor políticas públicas capazes de atender o cidadão da melhor idade”.

Abreu afirmou que, mensalmente, o Conselho Municipal do Idoso recebe de dez a 15 denúncias que vão desde a falta de assentos em coletivos até denúncias de maus-tratos, e todas as situações são avaliadas e encaminhadas aos órgãos competentes.

O Ministério Público do Estado (MPE) esteve representado na eleição pelo promotor de Justiça de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, Waldir Macieira, que fiscalizou e acompanhou o processo de eleição da nova composição do Conselho. “Após esta nova formatação, cabe aos novos conselheiros acompanhar os projetos, os programas da Prefeitura Municipal de Belém e secretarias para que neles possam ser garantidos os direitos do idoso, como prioridade e acessibilidade, que é muito importante para a autonomia dos idosos no nosso município”, frisou.

As entidades eleitas foram a Associação Multidisciplinar de Atenção ao Idoso, Crianças, Adolescentes e Pessoas de Baixa Renda (Amai), a Associação dos Moradores do Bairro do Guamá (AMBG), a Associação Carnavalesca Bole Bole (ACBB), a Federação Paraense de Entidades do Movimento Social (Fepem), o Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi), a Associação dos Idosos do Pará (Assipa) e a Associação Comunitária do Bairro do Guamá (ACBG).

Para a médica Cynthia Charone, que representa a Amai, o objetivo da entidade ao ingressar no CMI é melhorar as políticas públicas voltadas para a pessoa idosa. “A gente precisa ajudar a cumprir as leis, e a gente quer colaborar para que elas sejam realmente realizadas, e é justamente com a união de todos que vamos poder lutar pela justiça social”.

Na próxima quarta-feira, 18, a partir das 15h, será realizada a eleição da diretoria executiva do CMI. Serão eleitos o presidente e o vice-presidente, o secretário geral e diretor.

Serviço:

O Conselho Municipal do Idoso funciona no prédio da Associação Comercial do Pará (ACP), na avenida Presidente Vargas, 158, 8º andar. O telefone para contato é (91) 3223-5864.

TAGS:

Relacionadas: