A ilha de Mosqueiro, frequentada por milhares de banhistas e veranistas, foi cenário na manhã deste sábado, 21, da II Corrida Rústica do Circuito Sun&Fun Adventure. A largada e a chegada da prova, assim como os primeiros mil metros do percurso de 14 km, foram na praia do Paraíso, uma das mais bonitas do balneário e preferida do público devido à calmaria das águas e o clima aconchegante. O estudante de Educação Física, Eduardo Costa, foi o vencedor no masculino, e a jovem Maria Girlene Lopes, no feminino. O agente distrital de Mosqueiro, Benedito Cavallero, acompanhou o evento e fez a entrega das premiações.
O percurso da corrida em Mosqueiro agradou aos participantes. Segundo Bruno Calderon, diretor do circuito, a prova explorou a geografia da ilha, cruzando praias, terrenos alagadiços e trechos no asfalto, valorizando as belezas naturais do lugar. “Mosqueiro é excelente para realização de circuitos de corrida rústica ou de aventura”, disse. Antes da largada da prova, Calderon agradeceu o apoio da Prefeitura de Belém, por meio da Agência Distrital e da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel). “Sem esse apoio, eventos desse porte seriam muito difíceis de realizar”, completou. Homens da Guarda Municipal e da Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob) também colaboraram com a organização.
As corridas rústicas são uma tendência no mundo esportivo. Segundo o especialista em corrida, professor Célio Lobato, o percurso não é fácil, o participante precisa estar bem preparado fisicamente para enfrentar, sobretudo, os trechos íngremes e terrenos com elevações variadas, diferentes do asfalto, porém, se torna atraente por ser ao ar livre. “E Mosqueiro é maravilhoso, eu recomendo”, disse o especialista, que em sua clínica tem 300 alunos, sendo que 46 estavam na prova.
A corrida recebeu 200 inscrições. Muitos participantes correm em grupos mais preparados tecnicamente e que buscam o evento para aprimorar a resistência física. Outros querem passear, curtir a natureza, explorar pontos pouco frequentados e valorizar a qualidade de vida. A aposentada Maria Joana Martins, 67, era a mais experiente do grupo. “Eu gosto muito desse tipo de corrida porque é na natureza, e Mosqueiro é nossa casa, tem praias lindas que vamos passar na corrida”, disse. A servidora pública Marlla Cruz é outra frequentadora da corrida. “Eu gosto da corrida e amo Mosqueiro. Meus pais têm casa aqui e não poderia faltar a esse evento maravilhoso”, completou. Quem também não perdeu a corrida na ilha foi o casal Greycy Lopes e Berg Dax, e a cabeleireira Maissa Lelis, que sempre faz um visual diferente para participar da prova.
Turismo – A ilha de Mosqueiro, segundo o agente distrital Benedito Cavallero, é cenário frequente de eventos esportivos. Ele diz que a Prefeitura de Belém mantém os serviços de limpeza urbana, trânsito e segurança e abastecimento necessários para receber os visitantes. “Estamos trabalhando para deixar Mosqueiro pronto para as férias escolares do mês de julho”, disse. O balneário de Mosqueiro recebe entre 100 a 150 mil pessoas em períodos de baixa temporada e cerca de um milhão nos festejos de final de ano.
A corrida do Sun&Fun incluiu Mosqueiro na rota de grandes complexos turísticos visitados pelo circuito em 2018. A próxima fase vai para Carolina, no Maranhão, com a corrida sendo realizada no complexo da Pedra Caída, conhecida por suas cachoeiras encravadas na geografia da Chapada das Mesas. A ilha de Colares, na região do Salgado; o Parque Ambiental na Serra das Andorinhas, no município de São Geraldo do Araguaia; além do município de Curuçá.
A prova deste sábado, 21, não registrou incidentes. No masculino os vencedores foram Eduardo Costa (1º), Andreo Souza (2º) e José Antônio (3º). No feminino as três primeiras colocadas foram Maria Girlene Lopes (1º), Carmem Leal (2º) e Jaciara Sampaio (3º).
"A Prefeitura de Belém esteve mais uma vez sendo parceira em um evento esportivo", ressaltou Wilson Neto, secretário da Sejel. "Nosso compromisso é fortalecer cada vez mais todas as modalidades esportivas, promovendo o esporte que é uma ferramenta de inclusão social e que promove a paz", finalizou.