Sentado à porta de casa, na travessa Humaitá, o aposentado Francisco Assis de Oliveira observava as novidades que vinham da rua na tranquila manhã deste sábado, 28. Aos 89 anos, ele estava atento às primeiras mudanças no trânsito com a implantação de mais uma etapa do binário Vileta/Humaitá, com a transformação da Humaitá em sentido único da avenida João Paulo II à avenida Duque de Caxias. Enquanto a equipe da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) fazia os últimos ajustes de sinalização e orientava condutores, Francisco já pensava no benefício que ganhou. “Moro aqui vai fazer um ano, e por conta da idade tinha muita dificuldade para atravessar. Agora vai ficar ótimo”, comemorou.
Quando se fala em implantação de binários em vias de trânsito muito intenso, o primeiro benefício que vem à mente é para os veículos motorizados. Com a retirada do sentido duplo amplia-se o número de faixas, a via fica mais larga, com mais espaço de circulação para carros, motos, ônibus e caminhões. Mas os pedestres também saem ganhando com este tipo de alteração e não só com o aumento da segurança na travessia.
“Ficou ótimo para pegar ônibus também. Moro na Vileta há 28 anos e agora que os ônibus da Humaitá sentido João Paulo II passaram para a Vileta, tenho ônibus parando na porta da minha casa. Ficou muito mais confortável para mim”, destacou a empregada doméstica Maria de Belém, 66.
“Ao falar de binário, falamos de mobilidade urbana de modo geral. Se a via tem fluxo e contrafluxo, você tem menos espaço de circulação para ser compartilhado por muitos. Quando você faz um binário, imediatamente ganha mais faixas de rolamento para veículos – no caso da Humaitá foram três faixas – e torna a via de menos conflito para todos que circulam nela”, explicou Marcos Chagas, diretor de trânsito da Semob, ressaltando que o binário Vileta/Humaitá conclui o terceiro e último binário previsto para as transversais da avenida Almirante Barroso, somado ao binário da avenida Lomas Valentinas/travessa Angustura e travessa da Estrella/travessa Mauriti.
“A implantação do binário Vileta/Humaitá foi precedida de um estudo que apontou que tecnicamente era viável fazê-lo. E os benefícios para as duas vias serão sentidos como nos outros binários, que têm total aceitação da população”, destacou Chagas, lembrando que os ciclistas ganharam mais 2,2 km de ciclofaixa. “Quando abrimos a Vileta já disponibilizamos uma ciclofaixa bidirecional para atender aos ciclistas. Na Humaitá priorizamos manter estacionamento dos dois lados da via, em especial por conta do trecho que abriga um hospital e que, por isso, acaba tendo muita necessidade de estacionamento às proximidades”, disse.
A abertura do primeiro trecho da Humaitá ao sentido único foi iniciado há uma semana com o trabalho educativo da Semob orientando moradores e público que circulam na área. Equipes da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan) intensificaram o trabalho de limpeza na via. O serviço de orientação será mantido pelos próximos dias e já na quarta-feira, 2 de maio, se inicia a sinalização do trecho final do binário na Humaitá, da Duque de Caixas até a rua Antônio Everdosa. A previsão é de que ainda em maio todo o trabalho esteja concluído.