Centenas de pessoas, desde crianças pequenas a pessoas mais velhas, participaram do primeiro dia de atividades da terceira edição do Festival Nacional de Pipas, em Belém, no Portal da Amazônia, bairro da Cidade Velha, na manhã deste sábado, 28.
O evento tem o apoio da Prefeitura de Belém por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel), seguindo neste domingo, 29, e no feriado do dia 1º de maio, terça-feira. A organização do festival acredita que irão participar cerca de 12 mil pessoas nos três dias de evento. Toda a programação é gratuita.
O Festival Nacional de Pipas promete fomentar a prática esportiva da pipa na cidade e conscientizar a população sobre como e onde praticá-la, além de proporcionar mais um espaço de lazer e entretenimento para a população.
Para o titular da Sejel, Wilson Neto, o evento é uma forma democrática de oferecer lazer para todas as idades. "Aqui você vê crianças, adolescente, adultos, homens e mulheres. Não tem distinção, todos podem praticar essa atividade, mesmo com a chuva que já caiu e deixou o céu muito nublado. Já estamos na segunda edição desse evento, mas teremos outros iguais a esse”, anunciou.
Ao longo da orla do Portal da Amazônia, além da agitação normal característica deste tipo de evento, volta e meia se via uma grande correria, quando todos tentavam pegar uma pipa que estava caindo depois de ter sido “cortada”. A disputa era tão grande que meninos se jogavam no rio Guamá na tentativa de pegar as pipas que caíam.
No local do evento é possível também comprar pipas, linha, carreteis coloridos, e ainda comer alguma coisa e beber, com muito som, quase sempre no estilo rap, para ouvir, curtir e dançar.
Grupos - Os amigos do grupo Ricardo Pipas saíram de Vila do Conde, no município de Barcarena, na região do Baixo Tocantins, para participar do festival. Os sócios Jefferson Moraes e Wellington Caseiro contaram que a loja deles - a Ricardo Pipas - foi inaugurada há um ano e tem foco em participar de festivais de pipas, onde quer que eles sejam realizados.
“Estamos organizando a nossa ida para um Festival no Chile”, conta Jefferson. Mas o grupo também faz um trabalho social com o projeto “Pipa Carente”, que providenciou um ônibus que trouxe as crianças de Vila do Conde para o festival em Belém. “Neste sábado, quando as pessoas ainda estão trabalhando, vieram cerca de 20 pessoas, mas no domingo acreditamos que seremos mais de 40. E ainda vamos vir no feriado”, complementa Jefferson.
O grupo Guerreiros do Ar, do bairro do Una, fez muito barulho, se divertiu com o som. “Nosso grupo já existe há dois anos. Viemos aqui no ano passado e também fomos no festival que teve no Mangueirão. Criamos o grupo para que a gente se divertisse, empinando pipas, e também para ajudar a tirar as pessoas que vivem ruas e poderiam estar fazendo coisas erradas”, dissse Bruno Santana, um dos líderes do grupo.
De pai para filho - Edivaldo da Silva é mototaxista e saiu do bairro do Atalaia, de motocicleta, com o filho Ewerton, de 13 anos. O pai passava ao adolescente os macetes para colocar e manter a pipa no ar. “Eu acho muito importante que tenha eventos como esse aqui. No ano passado, eu vim com o meu filho. É uma bela oportunidade de brincar junto com meu filho, já que não existem muitos eventos como esse aqui em Belém. Se tiver outros iguais a esse, nós iremos, com certeza”, prometeu o mototaxista.
Trânsito e segurança - Para a realização do Festival de Pipas de Belém, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) vai interditar o trânsito na área do Porta da Amazônia no domingo, 29, a partir das 9h, na pista da direita. Uma viatura com dois agentes de trânsito ficará posicionada no retorno da via com a rua Oswaldo de Caldas Brito.
Na terça-feira, feriado do Dia do Trabalhador, a interdição terá início às 13 horas. Os agentes da Semob ficarão posicionados no retorno da rua Oswaldo de Caldas Brito, até às 17h, quando serão reposicionados para a rotatória do Portal da Amazônia.
A Guarda Municipal de Belém (GMB) estará com 15 agentes de segurança, quatro motos e duas viaturas também dando o suporte necessário ao festival.
Serviço:
Festival de Pipas de Belém, no Portal da Amazônia. No domingo, 29, começa às 8h e segue até às 17h; já na terça-feira, 1º, feriado do Dia do Trabalhador, começa às 13h e se encerra às 17h. No encerramento da programação haverá a participação de DJs e entregas de brindes aos participantes. Programação gratuita.