A ocupação desordenada por vendedores ambulantes das calçadas da avenida Presidente Vargas, no centro de Belém, alvo de constantes reclamações e denúncias feitas por pessoas que precisam passar pelo local, foi objeto de uma operação de desobstrução que a Prefeitura de Belém, por meio da Coordenadoria de Ordem Pública, em mais uma operação Choque de Ordem, realizou na manhã desta terça-feira, 08.
A ação começou logo nas primeiras horas da manhã, pelas imediações do cruzamento das ruas Santo Antônio e também da Manoel Barata. Equipes das Secretarias Municipal de Economia (Secon), Meio Ambiente (Semma), Urbanismo (Seurb) e Saneamento (Sesan), além da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) estiveram no local. “Esta operação, que vai ser contínua, já é de rotina. Vamos ficar aqui por, pelo menos, 15 dias, e vamos manter o ordenamento e a fiscalização no que concerne à ocupação das calçadas, o que muitas das vezes coloca a vida dos usuários do transporte público em risco, já que precisam se deslocar para o meio da rua para apanhar um ônibus, e isso poderia até causar um acidente”, explicou Elizete Cardoso, coordenadora da Ordem Pública.
Apreensão - Durante a operação foram retiradas pequenas bancas, cadeiras, isopores, bancos e mercadorias que eram utilizados pelos ambulantes para comercializar seus produtos. “Esse material apreendido foi colocado em um caminhão e será levado para a sede da Secon. Quem quiser reaver sua mercadoria vai ter que ir à secretaria, pagar uma multa e assim vai ter sua mercadoria de volta. Mas essas pessoas não irão voltar mais a este local. As calçadas da avenida Presidente Vargas não serão mais ocupadas irregularmente”, afirmou Elizete Cardoso.
“Logo cedo, houve uma certa resistência da parte de alguns dos ambulantes, mas eles sabem que são e estão irregulares, e assim, eles saíram, reclamando, mas saíram”, complementou Elizete.
Durante a manhã, 38 agentes da Secon e da Ordem Pública participaram das ações. O mesmo número esteve à tarde, exercendo a mesma atividade. Quinze inspetores da Guarda Municipal de Belém (GMB) participaram da operação, em três viaturas e cinco motos do Rondac. Além disso, foram utilizados um caminhão caçamba e um do tipo Munk, que faz grandes deslocamentos de peso.
Agentes da Semob fizeram o fechamento dos locais da operação, assim como, orientavam o trânsito e encaminhavam os transeuntes para as paradas de ônibus mais próximas. O auxiliar de serviços gerais, Gabriel Magno, que trabalha em um grande magazine localizado na avenida Presidente Vargas, aprovou a operação. “Esse local aqui estava muito bagunçado, quase não se podia passar andando. No meu caso é pior, porque eu trabalho nesta loja, faço a limpeza bem cedo, limpo as vidraças e no meio da manhã, já estava cheio de lixo e os vidros todos sujos. Fiquei feliz com o que fizeram aqui e porque, agora, a gente pode ver a rua melhor”, comemorou.