Muitas grávidas de baixa renda se perguntam como vão fazer para dar o suporte necessário ao seu filho. E agora? Visando auxiliar às futuras mamães em vulnerabilidade social, a Prefeitura de Belém, através da Coordenadoria da Mulher de Belém (Combel), em parceria com a Coordenação de Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional (Copsan), realizou na manhã desta sexta-feira, 18, no Mercado de Carne do Ver-o-Peso, um ciclo de palestra com orientações para as gestantes. A ação faz parte de uma série de eventos que engloba atendimentos jurídico e social, e baby chá coletivo.
Na ação desta manhã, aproximadamente 90 grávidas compareceram, após seleção realizada pelas secretarias municipais. A palestra principal do evento trouxe o tema: “Aleitamento materno e a obesidade da gravidez”. A coordenadora da Combel, Noeme Barbosa, ressaltou os pontos abordados. “Hoje, elas receberam uma orientação sobre o cuidado com o bebê, aleitamento materno e precauções com a mulher no período gestacional”, informou. A coordenadora também destacou os resultados que podem ser obtidos. “Todos esses pontos ajudam na prevenção da morte materna e auxiliam no pré-natal, para que ele possa acontecer de forma equilibrada e resultar em um bom parto ao bebê”, completou.
Cerca de 120 mulheres são assistidas pelas secretarias municipais, como a Fundação Papa João XIII (Funpapa), onde há o serviço de acolhimento nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), e a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma). “Todas as grávidas cadastradas participam, muito difícil alguém faltar. Em 2016 e 2017, esse tipo de ação, como a realizada hoje, ocorreu em dia de greve de ônibus, e nenhuma grávida faltou. Isso mostra a importância que a ajuda tem”, frisou a assistente social da Combel, Carla Santos.
Mãe de segunda viagem, mas que está recebendo o auxílio pela primeira vez, Bianca Machado, grávida de seis meses, compareceu ao evento acompanhada pelo marido Max Marcelo e pela filha Alice Daniele, de quatro anos. Bianca mostrou-se satisfeita em ser assistida através das ações e disse que os presentes que vão ser dados no baby chá serão os primeiros da filha. “Isso aqui é muito importante, não só para mim, mas para todas que estão aqui. É bom ver que a sociedade teve essa preocupação com a gente. No meu caso, ainda não consegui comprar nada, então será o primeiro presente dela (filha)”, disse.
O auxílio dado através dos eventos serve também para o pai. Max Marcelo, que vai ser pai pela primeira vez, disse que estava tendo o primeiro contato com as algumas ponderações sobre os cuidados. “Essa ação me ajuda bastante. Estou sendo pai pela primeira vez. Através da palestra, estou tendo acesso às informações e percebendo a responsabilidade de ser pai”, finalizou.