Pesquisar

Abertura da 7ª Semana do Bebê lota o auditório do Centur

Foto: Alessandra Serrão - NID/Comus
Abertura da 7ª Semana do Bebê lota o auditório do Centur
Abertura da 7ª Semana do Bebê lota o auditório do Centur
Abertura da 7ª Semana do Bebê lota o auditório do Centur
Abertura da 7ª Semana do Bebê lota o auditório do Centur
Abertura da 7ª Semana do Bebê lota o auditório do Centur
Abertura da 7ª Semana do Bebê lota o auditório do Centur
Abertura da 7ª Semana do Bebê lota o auditório do Centur
Abertura da 7ª Semana do Bebê lota o auditório do Centur
Abertura da 7ª Semana do Bebê lota o auditório do Centur
Abertura da 7ª Semana do Bebê lota o auditório do Centur

A Semana do Bebê segue até a próxima sexta-feira, dia 25, com diversas ações em Belém e distritos.

Com o tema “Todos juntos pela 1ª infância, por meio do amor”, a Prefeitura de Belém, através da Secretaria Municipal de Planejamento (Segep) e do programa Aliança pela Paz, deu início à programação da 7ª edição da Semana do Bebê, com a presença de dezenas de mães e crianças reunidas no auditório Ismael Nery, no Centur, nesta segunda-feira, 21.

A Semana do Bebê, em Belém, é realizada em parceria e apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e faz parte das atividades da Plataforma dos Centros Urbanos (PCU), iniciativa do Unicef para promover os direitos das crianças e dos adolescentes mais afetados pelas desigualdades intramunicipais em dez centros urbanos brasileiros.

A abertura do evento teve apresentação da banda da Guarda Municipal, sorteios de brindes, desfiles, e apresentações musicais. A programação levou até mães e filhos a mensagem que o evento, de fato, quer passar: a sensibilização da sociedade para a garantia de direitos das crianças na primeira infância. “É durante uma semana inteira dedicada ao tema que a gente debate sobre o ciclo de atividades para fazer com que a sociedade repense de que forma está contribuindo para a garantia do direito da criança e do adolescente”, explicou Adelma Dantas, coordenadora da programação da Semana do Bebê.

A 7ª edição da Semana do Bebê se estende até o dia 25, com programações em Belém e distritos, e envolve escolas municipais, unidades de saúde e Centros de Referências Sociais (Cras), com a participação integrada de vários órgãos da Prefeitura de Belém, como a Coordenadoria da Mulher de Belém (Combel), Fundação Papa João XXIII (Funpapa), Secretarias Municipais de Educação (Semec), Saúde (Sesma), entre outras.

Para a chefe do escritório do Unicef em Belém, Anyoli López, a garantia de direitos é uma união de esforços e, a importância de acompanhar a Prefeitura no esforço pela primeira infância significa a confirmação desse dever. “A semana dedicada a essa iniciativa nos permite ratificar essa prioridade que tem a primeira infância. Esse é um investimento que todos temos que fazer, porque o que é feito hoje por estes pequenos, reflete no futuro deles. Desta forma todas as políticas em educação, saúde, nutrição, terão impactos lá na frente”. Anyoli disse ainda, que o tema deste ano foi muito bem escolhido, pois é o amor quem dá sentido a todas as ações voltadas para as crianças.

Durante a cerimônia de abertura da Semana do Bebê, o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, assinou o decreto que institui o Grupo Técnico da Vigilância do Óbito e Sífilis na gestação e congênita, da Secretaria Municipal de Saúde de Belém. O decreto visa adotar providências para efetivação e implementação das ações de redução da mortalidade materna e infantil.

“O objetivo da semana é a reafirmação do amor pelas crianças. É o amor também que a nossa administração precisa ter, nas nossas escolas, nas Unidades de Saúde, nos Cras, onde a gente acolhe as famílias”, disse Zenaldo Coutinho. “Esse é um evento da cidade de Belém, para reafirmar esse dever com a primeira infância, por isso que estamos defendendo a Semana do Bebê desde o ventre da mãe, com a assinatura do decreto”, ressaltou.

Superação - São ações como esta da Prefeitura de Belém, por meio das secretarias e órgãos municipais que pessoas como a jovem Rosângela Maia, 19 anos, e o esposo Cláudio Abreu, 30 anos, foram incentivados a mudar de vida em prol da saúde do pequeno Lucas Gabriel que tem 20 dias de nascido.

Eles se conheceram no Centro de Referência para População em Situação de Rua (Centro Pop de Icoaraci), uma unidade pública voltada para o atendimento especializado à população em situação de rua. O casal que chegou a morar nas ruas e usava drogas, recebeu assistência na unidade e foi onde despertou o desejo neles de ter uma nova vida.

“Assim que eu soube que tava grávida, meu marido disse que eu precisava tomar uma decisão importante, que era de largar o vício das drogas. Eu escolhi a vida do meu filho. Foi e ainda é uma batalha, porque desde os meus 12 anos eu fiz uso. Agora estou limpa, tô limpa por esse ser [o bebê], que me deu um novo sentido e me fez saber o que é o amor de mãe, mas isso também só foi possível com a ajuda das tias [assistentes] do Centro Pop, porque elas conversaram muito comigo e me incentivaram a sair desse vício”, contou Rosângela que através do Centro foi encaminhada para a emissão dos seus documentos e com isso, poderá também registrar seu filho.

Programação - Entre as atividades desenvolvidas na Semana do Bebê estão oficinas, palestras educativas, vacinação, testes em recém nascidos, brincadeiras, danças com bebês, caminhadas, além da realização da 1ª Comic Con da Semana do Bebê na sexta-feira, 25.

No distrito de Outeiro as ações seguem até quinta-feira, 24, com apresentações musicais, palestras sobre gravidez na adolescência, entrega do kit bebê para as mães do distrito, atualização de vacinas e oficina de artesanato.

TAGS:

Relacionadas: