Como parte da Semana do Bebê, que teve início na última segunda-feira, 21, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec), realizou na manhã de hoje, 22, ações em Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEI) da capital. Cerca de 80 crianças foram contempladas pela iniciativa.
Na escola Professora Cleonice Oliveira, localizada no bairro do Tapanã, 13 alunos foram levados, com auxílio dos professores, à feira para realizar a seleção de verduras e legumes que foram servidos nas refeições durante o dia. “É um desafio importante para os alunos. É algo benéfico ter experiências fora do âmbito escolar. Através dessa ação, eles vão aprender a dividir, saber que as coisas não são apenas deles e a respeitar o amigo”, destaca a diretora da escola, Fabricia Domingues.
Como parte das atividades, os alunos tiveram que desenhar os legumes e verduras que foram comprados. O aluno Neymar Braga, de cinco anos, demonstrou satisfação ao falar da experiência. “Foi legal ir com os meus colegas para a feira, fazer compras. Quero ir mais vezes”, alegrou-se.
Saúde – A segunda instituição a receber as ações, nesta manhã, da Semana do Bebê foi a escola Gilvânia Barros, localizada no bairro do Benguí. Aproximadamente 130 alunos, na faixa etária de três a cinco anos, estudam no centro de ensino; 70 participaram da ação, que envolveu a confecção de carteiras de vacinação e carimbos para representar o Dia da Vacinação. O objetivo era apresentar para as crianças, de forma lúdica, a prática e a importância de ir se vacinar. “Achamos válido trazer esse tipo de iniciativa para a escola porque os nossos alunos, por conta da idade, têm medo e receio sobre o momento da vacinação. Por isso, ações dinâmicas como essa servem para tranquilizá-los em relação à temática”, pontuou a diretora da escola, Nilcilene Dias.
Outras atividades que fazem parte da Semana do Bebê, ainda vão ser realizadas na instituição: palestra com profissionais e acadêmicos da área de farmácia; palestras com os pais dos alunos sobre anemia e inteligência emocional; debate sobre saúde na infância e visitas dos pais ao Centro de Referência e Assistência Social (Cras), do Benguí. As ações vão até a próxima sexta-feira, 25.
Projeto – A 7ª edição da Semana do Bebê ocorre entre os dias 21 a 25 de maio, em Belém e distritos, com uma vasta programação realizada em escolas municipais, unidades de saúde e Centros de Referências Sociais (Cras). Vários órgãos estão envolvidos, como a Coordenadoria da Mulher de Belém (Combel), Fundação Papa João XXIII (Funpapa), Secretarias Municipais de Educação (Semec) e Saúde (Sesma). A programação é realizada em parceria e apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e faz parte das atividades da Plataforma dos Centros Urbanos (PCU), iniciativa do Unicef para promover os direitos das crianças e dos adolescentes mais afetados pelas desigualdades intramunicipais em dez centros urbanos brasileiros.