“É uma experiência única na vida de qualquer pessoa, é recompensador ver o rostinho dela. Agora ela é a prefeitinha”, afirmou Dailene de Carvalho, 16 anos, mãe da pequena Isadora, primeira bebê, de Belém, a nascer de parto normal no início da 7ª edição da Semana do Bebê. “Não é todo mundo que tem uma atitude de se preocupar com as crianças que estão nascendo, e a saúde das mães. É maravilhoso saber que o prefeito de Belém se dedica a isso”, completou a jovem que recebeu, simbolicamente, a chave da capital nesta terça-feira, 22, em nome da filha.
Isadora nasceu às 11h18 de segunda-feira, 21, no Hospital Ordem Terceira. Ela recebeu o título de “Bebê Prefeita” e terá o acompanhamento da Prefeitura de Belém até os seis anos de idade.
Para a avó da recém-nascida, dona Maria de Jesus Silva, 53 anos, foi maravilhoso ver a netinha sendo recebida com um título especial como este. “Fiquei muito feliz, agradeço primeiramente a Deus por ter dado um bom parto à minha filha, e em segundo a essa equipe que trouxe tantos presentinhos para minha neta, que chegaram em boa hora”, elogiou.
Fábio Atanásio, presidente da Fundação Cultural de Belém (Fumbel) e representante do programa Aliança Pela Paz, que juntamente com a Secretaria Municipal de Planejamento (Segep) organizam a programação da Semana do Bebê, lembrou que o município foi a primeira capital brasileira a ter, por lei, a Semana do Bebê, que faz parte do calendário anual da cidade e esta ação conta com o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).
“O mais importante desta iniciativa [eleger a bebê prefeita] é a garantia de que essa criança será assistida pelos próximos seis anos, pelas políticas de saúde e educação do município, além da gente dar visibilidade de cuidar dessa criança pequena, essa é a ideia fundamental da Semana do Bebê”, destacou Atanásio.
Este ano o evento tem como tema “Todos juntos pela 1ª infância, por meio do amor”, e buscam a sensibilização da sociedade para a garantia de direitos das crianças na primeira infância, por meio de programas, ações e atividades desenvolvidas no município, com a participação do poder público e privado e a sociedade, ajudando na sobrevivência e no desenvolvimento da criança até a adolescência.
“É sempre uma enorme felicidade receber uma criança em nossas vidas. Para o Unicef que cuida das crianças e trabalha por elas, não só de Belém, mas do mundo todo, estamos muito felizes por compartilhar com vocês esse momento”, declarou a chefe do escritório do Unicef em Belém, Anyoli López.
Os demais recém-nascidos que dividiram o quarto com Isadora receberam um kit de enxoval, e, as mães foram orientadas pela presidente da Fundação Papa João XXIII (Funpapa), Adriana Azevedo, de que forma proceder para receber o CadÚnico.
Participaram da entrega simbólica da chave da cidade, representantes da Coordenadoria da Mulher de Belém (Combel) e Secretaria Municipal de Saúde (Sesma).
A Semana do Bebê, em Belém, é realizada em parceria e apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e faz parte das atividades da Plataforma dos Centros Urbanos (PCU), iniciativa do Unicef para promover os direitos das crianças e dos adolescentes mais afetados pelas desigualdades intramunicipais em dez centros urbanos brasileiros.