Pesquisar

Usuários acolhidos pelos serviços da Prefeitura de Belém visitam Mangal das Garças

Foto: Oswaldo Forte
Usuários acolhidos pelos serviços da Prefeitura de Belém visitam Mangal das Garças
Usuários acolhidos pelos serviços da Prefeitura de Belém visitam Mangal das Garças
Usuários acolhidos pelos serviços da Prefeitura de Belém visitam Mangal das Garças
Usuários acolhidos pelos serviços da Prefeitura de Belém visitam Mangal das Garças
Usuários acolhidos pelos serviços da Prefeitura de Belém visitam Mangal das Garças

A Funpapa dispõe de equipe especializada que realiza trabalho educativo com abordagem social à pessoas em situação de rua, com objetivo de sensibilizar e promover alternativas de garantia da cidadania e reinserção social.

Uma nova vida, novo momento, acreditar novamente em si mesmo. É assim que as pessoas em situação de rua, atendidos pela Prefeitura de Belém através da Fundação Papa João XXIII (Funpapa), por meio dos Centros Especializados para População em Situação de Rua (Centro Pop), descrevem o cenário de vida que têm após receber os serviços de acolhimento que os órgãos públicos municipais oferecem. “Estou voltando a acreditar em mim mesmo. Ando agora de cabeça levantada, querendo conquistar sempre algo. Por isso, sou muito grato aos serviços que recebi, que proporcionaram a ressocialização”, desabafou Raimundo Silva, 53, que mora há dez anos nas ruas de Belém e já recebe o acolhimento há quatro anos.

Seu Raimundo, juntamente com um grupo de 14 pessoas em situação de rua, participou de uma visita ao Mangal das Garças na manhã desta quarta-feira, 23. O grupo foi levado pela equipe do Centro Pop de São Brás. Na ação, os usuários tiveram acesso aos serviços do local, como visitação ao Borboletário, Viveiros de Aves, entre outros. Antes do Mangal, outros pontos de Belém e distritos, como o Complexo Feliz Lusitânia, São José Liberto, Cine Olympia, além das praias de Mosqueiro e Outeiro, receberam a iniciativa. “Essas atividades servem para ganhar um vinculo maior com eles, de dar a atenção devida. Isso tem a finalidade de resgatar as vidas, dar novas oportunidades”, frisou a técnica de Serviço de Abordagem do Centro Pop de Belém, Wuilnely Pinheiro.

Andrew Souza, monitor-guia do Mangal das Garças, destacou a importância de receber visitas com o intuito de ressocializar através dos ensinamentos sobre a flora e fauna paraense. “É importante levar essas pessoas e apresentá-las ao meio onde vivem, mostrá-las a sua real importância e evidenciar que são bem-vindas em qualquer lugar, sem nenhuma distinção”, declarou.

Seu Raimundo ficou encantado com tudo que viu nas visitas. Ele chegou ao serviço da Prefeitura de Belém depois de enfrentar o problema do alcoolismo. A dependência o levou a perder várias coisas, a passar por momentos de comemoração e não ter com quem festejar. No próximo sábado, 26, ele faz aniversário. Agora, com uma nova mentalidade, proporcionada pelo tratamento, o cenário será outro. “Sábado vou completar 54 anos. Minha netinha pergunta para mim se vou almoçar com ela e isso já me comove. Antes, não podiam me ver na rua que mudavam de direção”, explicou.

Outro exemplo de vida que foi recuperada pelos serviços da Funpapa é o de Emerson Lima, 40. Ele cursava Serviço Social quando, depois de um momento conturbado na família, começou a morar nas ruas. Lá, teve experiência com hábitos nada saudáveis. Hoje, quer voltar a ser o que era. “Através do auxílio que a Prefeitura de Belém, através dos Centros Pop, está ajudando a resgatar o ‘antigo Emerson’, a ter os meus compromissos, como os treinamentos em karatê”, exclamou.

Outro objetivo de Emerson é completar o nível superior. Com o diploma em mãos, o intuito é voltar ao Centro Pop como profissional e dar o auxílio a outros moradores que, assim como ele, serão beneficiados. “Eu pretendo resgatar os meus amigos que estão nas ruas, ajudá-los. Quando vejo um em situação complicada, vou até o Centro Pop, comunico a situação, para que ele receba os serviços necessários”, pontuou.

Serviço - A Funpapa dispõe de equipe especializada que realiza trabalho educativo com abordagem social à pessoas em situação de rua, com objetivo de sensibilizar e promover alternativas de garantia da cidadania e reinserção social. Aqueles que aceitam a assistência – onde não há imposição - são encaminhados para atendimento específico na rede socioassistencial do município, em unidades como Centro POP e CAMAR, referência em atendimento especializado à população adulta em situação de rua. 

É um serviço de abordagem realizado por uma equipe de educadores sociais que identifica famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social em espaços públicos, como trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes, situação de rua, uso abusivo de crack e outras drogas.

A abordagem é realizada nas ruas, praças, estradas, fronteiras, espaços públicos onde ocorram atividades laborais (como feiras e mercados), locais de intensa circulação de pessoas e existência de comércio, entre outros.

O serviço deve garantir atenção às necessidades imediatas das pessoas atendidas, incluindo-as na rede de serviços socioassistenciais e nas demais políticas públicas, na perspectiva da garantia dos direitos, como a retirada de nova documentação, e, pode ser oferecido no Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS, em Unidade Específica Referenciada ao CREAS ou no Centro Especializado para População em Situação de Rua - Centro Pop. Atualmente, existem dois Centros Pops: em Belém e Icoaraci.

Números – Dados da Funpapa de 2016 e 2017 mostram que pouco mais de 1.100 usuários já foram atendidos pelos serviços. Desses, 137 retornaram ao seio familiar, 773 foram contemplados com auxílio à saúde e 347 retiraram documentação.

TAGS:

Relacionadas: