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Estudantes da rede municipal apresentarão projetos sobre a água em conferência nacional

Foto: Lilianne Villacorta - Acom/Semec
Estudantes da rede municipal apresentarão projetos sobre a água em conferência nacional
Estudantes da rede municipal apresentarão projetos sobre a água em conferência nacional
Estudantes da rede municipal apresentarão projetos sobre a água em conferência nacional

O projeto “Águas e suas interfaces com a comunidade rotaryana” foi desenvolvido por um grupo de cerca de 20 alunos, do 6º ao 9º ano, da Escola Rotary.

Após concorrerem com 172 escolas de 22 municípios paraenses na etapa estadual da V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, promovida pelo Ministério da Educação (MEC), 19 projetos foram selecionados para a quarta e última etapa do evento. Entre eles, os dois primeiros lugares ficaram com escolas da rede municipal de ensino de Belém. As escolas Rotary, do bairro da Condor, e Liceu Mestre Raimundo Cardoso, do distrito de Icoaraci, irão representar o Pará na fase nacional da Conferência, na cidade de São Paulo (SP), entre os dias 15 a 19 de junho.

Com o tema central “Vamos cuidar do Brasil cuidando das águas”, escolas públicas e particulares de Belém e outros municípios do Pará se envolveram na temática e participaram de debates sobre o meio ambiente. Participaram estudantes, professores e comunidades. A mobilização resultou em estudos, pesquisas e projetos escolares relacionados à água, na busca de soluções para os problemas socioambientais, respeitando e valorizando a opinião e o protagonismo juvenil.

Condor - Os alunos da Escola Rotary estão animados com a conquista e a oportunidade de mostrar na capital paulista, para outros estudantes e educadores, a pesquisa e o projeto que fizeram. O projeto “Águas e suas interfaces com a comunidade rotaryana” foi desenvolvido por um grupo de cerca de 20 alunos, do 6º ao 9º ano, com a monitoria do professor de Ciências Duan Brito e apoio da professora Dayse Costa e da coordenadora pedagógica Carol Ramos.

O projeto consiste em sensibilizar a comunidade escolar em relação à cultura de preservação da água, mostrando suas múltiplas formas de uso e reutilização. A ideia inclui a construção de uma mini cisterna dentro da escola para a captação e aproveitamento da água da chuva, que pode beneficiar a escola, por exemplo, na lavagem da louça e dos banheiros; e também os moradores do entorno, que teriam acesso à água captada em casos de falta de água.

A aluna do 9º ano Izabely Rosa Cardozo Wanderley, de 14 anos, conta que nas pesquisas e debates feitos pelo grupo puderam constatar diversas dificuldades enfrentadas no bairro por conta da falta de água e do tratamento inadequado dela.

“A água muitas vezes chega a nossas torneiras com cor, cheiro e gosto alterados. Então, a partir da realidade que é vivenciada por nós mesmos, pensamos em buscar formas e alternativas para evitar o desperdício, reaproveitar e garantir a qualidade da água que consumimos. E para isso, nada melhor do que utilizar a água da chuva, que cai do céu de graça para a gente”, explica a aluna.

Izabely está sendo a representante da equipe nas apresentações da Conferência e destaca que ter chegado à etapa nacional é um mérito de todos. “Cada integrante do grupo teve importante contribuição para o projeto e eu vesti a camisa da escola em nome de todos. Essa é uma oportunidade valiosa, pois poderei trocar experiências e participar de diferentes debates, que depois quero compartilhar aos meus colegas aqui”, enfatiza a estudante.

Para o professor Duan Brito, o comprometimento dos alunos com a proposta e a persistência diante das dificuldades que surgiam na elaboração do projeto foram os grandes destaques, o que contribuiu para que eles avançassem a cada etapa, se empenhando cada vez mais.

“O projeto mostrou aos próprios alunos que nenhum sonho está tão longe quanto parece, que eles são capazes de alcançar seus objetivos e terão seus esforços reconhecidos. O conhecimento agregado foi bastante significativo e eles levarão essas lições para a vida”, ressalta o professor.

Icoaraci - Também será apresentado na Conferência Nacional o projeto dos alunos da Escola Liceu Mestre Raimundo Cardoso. Selecionado em segundo lugar na etapa estadual, o projeto tem o nome “Vamos cuidar do Brasil, cuidando das águas da minha Icoaraci”.

O trabalho visa à conscientização ambiental da comunidade do distrito de Icoaraci por meio de palestras, oficinas de reciclagem para comunidade e campanhas educativas. O projeto foi elaborado pelos estudantes com a orientação do professor Emanuel Messias e será apresentado na etapa nacional pelo aluno Matheus Calebe Nascimento, de 13 anos, que cursa o 7º ano.

A etapa final da V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente será o encontro das delegações estaduais para compartilhar os conhecimentos sobre o tema “Água”, a partir dos projetos de ação selecionados. Envolverá aproximadamente 460 estudantes representantes, entre 11 e 14 anos, de todo o país, que já debateram o tema em suas escolas. Na Conferência Nacional, esses jovens irão aprofundar a temática, socializar os projetos e participar de oficinas e atividades culturais.

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