Exames exigidos durante o acompanhamento de grávidas, como o pré-natal e a triagem neonatal, foram intensificados nas Unidades Municipais de Saúde (UMS) da Vila da Barca, Maguari e de Fátima, em Belém, durante a Semana do Bebê, realizada desde a última segunda-feira, 21, na capital e distritos.
A preocupação durante a gestação com a mãe e o bebê potencializou após os vários casos de microcefalia associados ao vírus zika, desde o último ano. Por isso, os exames precisam ser regulares na UMS e Estratégias Saúde da Família (ESF), que a Prefeitura de Belém através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sesma), oferece à população.
Testes rápidos de HIV e sífilis, vacinação, palestras sobre a primeira dentição, combate à violência contra criança e adolescente, distribuição de informativos, além dos testes do pezinho e orelhinha para os bebês e entrega de repelente às grávidas, foram algumas das ações que mobilizaram a comunidade durante a semana. “Meu bebê tem oito dias, e ontem vim fazer o teste do pezinho e hoje o da orelhinha. Não sabia da importância que esses exames têm, mas a enfermeira me explicou, por isso faço questão de vir até a unidade”, comentou a mãe do pequeno Robert William, Marcilene de Araujo.
Ainda na triagem neonatal, a auxiliar administrativa Thais Cristina da Silva, 25, também não perdeu tempo e aproveitou as ações da Semana do Bebê na UMS Vila da Barca para realizar o teste da orelhina do pequeno Theo, de dois meses. “Antes da possibilidade de realizar o exame fiquei apreensiva, mas agora, com o resultado me dizendo que está tudo certo, fico mais aliviada”, ressaltou Thais.
Para a coordenadora da Referência Técnica de Saúde da Criança e do Adolescente, da Sesma, as testagens neonatais devem ser realizadas na maternidade antes da alta médica. “Em casos em que a mãe procura a UMS ou ESF, sem ter realizado as triagens ocular e auditiva, o médico dessas instituições de saúde devem solicitar através da ficha de referência e contra referência, consulta com médico especialista da área, ou seja, oftalmologista e otorrinolaringologista. Em casos com alteração, Belém conta ainda com os serviços conveniados”, explica Bárbara, ressaltando ainda a importância do serviço. “É importante que a mãe leve a criança à unidade de saúde para realizar a triagem para verificar possíveis patologias que podem ser tratadas o mais rápido possível”, destacou.
Na rede, 57 postos municipais, sendo 19 Unidades Municipais de Saúde (UMSs) e 38 Estratégias Saúde da Família (ESFs), estão capacitados a fazer o teste do pezinho, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h.
Já dentro do Programa de Prevenção e Proteção Individual de Gestantes em Situação de Vulnerabilidade Socioeconômica contra o Aedes aegypti, a distribuição de repelentes é feita em todas as unidades após a consulta. “Eu fiquei muito preocupada com essa questão da microcefalia quando engravidei, porque na minha segunda gestação eu tive toxoplasmose e desde que minha filha nasceu recebe acompanhamento especializado por causa da baixa visão. Nesta gestação eu tive os cuidados, mas claro que receber o repelente aqui na unidade facilita na prevenção”, pontuou a dona de casa Emileide Barreiros, 29.
De acordo com a coordenadora da referência da Mulher, Camila Miranda, a Sesma ampliou a distribuição de repelentes para proteção das gestantes contra o Aedes aegypti. “O produto que anteriormente era fornecido somente para gestantes cadastradas no Bolsa Família, agora foi ampliado para todas às gestantes do município que fazem pré-natal nas unidades municipais de saúde e estratégias saúde da família e que tenham cartão SUS. Essas gestantes podem retirar o repelente na unidade de saúde”, disse. “O objetivo desta ação é controlar a tríplice epidemia de Dengue, Zika e Chikungunya, e em face das sérias complicações que essas doenças podem causar à população, e em especial, prevenir microcefalias em bebês e outras complicações na gravidez”, finalizou.
UMSs e ESFs que dispõem de teste do pezinho:
USF AEROPORTO
USF BAIA DO SOL
USF CARANANDUBA
USF MARACAJÁ
USF SUCURIJUQUARA
USF FURO DAS MARINHAS
UMS PROVIDÊNCIA
UMS CURIÓ
UMS TAVARES BASTOS
UMS MARAMBAIA
USF ÁGUA CRISTAL
USF ÁGUAS LINDAS I
USF SOUZA
USF PARAISO VERDE (UTINGA)
UMS CONDOR
UMS GUAMÁ
USF PARQUE AMAZONIA I
USF PARQUE AMAZONIA II
USF COMBÚ
USF RADIONAL
USF RIACHO DOCE
USF CONDOR
UMS PRATINHA
UMS TAPANÃ
UMS BENGUÍ II
UMS SATÉLITE
UMS SIDERAL
USF PARQUE VERDE
USF UNA
USF PANORAMA XXI
UMS PARAÍSO DOS PASSAROS
UMS SACRAMENTA
UMS VILA DA BARCA
UMS TELEGRAFO
USF MALVINAS
USF CANAL DO PIRAJÁ
USF CANAL DO GALO I
USF CANAL DO GALO II
USF CANAL DA VISCONDE
USF BARREIRO I
USF BARREIRO II
UMS MAGUARI
UMS ICOARACI
USF AGULHA
USF EDUARDO ANGELIN
USF PARACURI I
USF PARACURI II
USF TENONÉ I
USF TENONÉ II
USF PARQUE GUAJARA
USF AGUAS NEGRAS
UMS COTIJUBA
UMS OUTEIRO
USF COTIJUBA
USF FAMA
USF FIDELIS
USF OUTEIRO