Dentro da programação da sétima edição da Semana do Bebê, a Prefeitura de Belém, por meio da Coordenadoria Municipal da Mulher (Combel), realizou nesta quinta-feira, 24, a oitava edição do Baby Chá Coletivo, reunindo cerca de 110 grávidas na Casa de Plácido, em Nazaré.
A programação é uma iniciativa de proteção e defesa dos direitos das mulheres e também de seus filhos. Brincadeiras, sorteios e entrega de kits de enxoval fizeram parte da programação, que contou ainda com um cenário com a temática dedicada às gestantes, com decoração para meninas e meninos. As participantes selecionadas fazem parte de programas sociais do município e vivem em situação de vulnerabilidade social.
Jacimara Pantoja, 27 anos, está grávida de sete meses de um casal de gêmeos, mas já é mãe de outras três crianças. Ela contou que com a descoberta da gravidez passou por momentos difíceis, com depressão. “É difícil explicar o que sinto. Minha gravidez é de risco, e eu preciso ser acompanhada constantemente por médicos, isso fez com que eu nem comprasse nada do enxoval, porque as coisas em casa também apertaram”, contou a gestante, que recebeu durante a ação um kit de enxoval completo. “Fico muito grata por ter um programa como esse da Prefeitura, que dá assistência às famílias que realmente precisam de apoio em um momento tão delicado”.
As unidades municipais de saúde, o Propaz Belém, a Aliança Pela Paz, a Fundação Papa João XXIII (Funpapa) e a Combel foram responsáveis por fazer a pré-seleção das mulheres. E elas seguem sendo acompanhadas durante todo o pré-natal.
“Muitas dessas mulheres estão passando por dificuldades financeiras. Algumas, infelizmente, foram abandonadas pelos companheiros neste momento da gravidez. Então, esse é o momento de acolhimento, é o momento de reafirmamos as políticas públicas para o nosso município e trabalharmos cada vez mais para que elas sejam assistidas no momento da gravidez. Por isso realizamos esse momento com muito carinho”, destacou Noeme Barbosa, titular da Combel.
Os estudantes Ádria Prestes e Miqueas Bandeira, ambos de 16 anos, são pais de primeira viagem, e contaram que apesar da mudança repentina de vida, estão aproveitando bastante o momento e curtiram o primeiro baby chá do filho que está a caminho. “Está sendo um dia muito bom, uma festa para o nosso filho. Mas o bom mesmo é porque estamos recebendo esse carinho e atenção destas pessoas que só querem o nosso bem. Toda orientação nesse momento é bem-vinda”, afirmou Ádria, que é moradora do Jurunas.
As ações da Semana do Bebê se encerram nesta sexta-feira, 25, com a entrega de kits de enxoval às mulheres do sistema penitenciário, sob a tutela da Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe).
A Semana do Bebê em Belém é realizada em parceria e com o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e faz parte das atividades da Plataforma dos Centros Urbanos (PCU), iniciativa do Unicef para promover os direitos das crianças e dos adolescentes mais afetados pelas desigualdades intramunicipais em dez centros urbanos brasileiros.