Pesquisar

Prefeitura leva serviços a moradores de Cotijuba

Foto: Talison Lima - Ascom Arout
Prefeitura leva serviços a moradores de Cotijuba
Prefeitura leva serviços a moradores de Cotijuba
Prefeitura leva serviços a moradores de Cotijuba
Prefeitura leva serviços a moradores de Cotijuba
Prefeitura leva serviços a moradores de Cotijuba
Prefeitura leva serviços a moradores de Cotijuba
Prefeitura leva serviços a moradores de Cotijuba

Prefeitura de Belém foi parceira da Marinha e do Governo do Estado na ação social

Emissão de documentos, exposições ao ar livre, palestras e serviços de saúde contemplaram, nesta sexta-feira, 25, os moradores da ilha de Cotijuba, distrito de Outeiro. Os serviços foram oferecidos dentro da Operação Yara, da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) e Marinha do Brasil, em parceria com a Prefeitura de Belém, através da Administração Regional de Outeiro (Arout) e outras secretarias. Cerca de 1,5 mil pessoas foram beneficiadas com os atendimentos que seguem até às 16 horas deste sábado, 26.

“A Operação Yara é uma ação integrada com a Marinha do Brasil e Governo do Estado em parceira com a Prefeitura de Belém. O foco é trabalhar de forma intensiva na expansão de políticas públicas, além de ofertar serviços sociais para a população da ilha de Cotijuba”, explica a administradora regional do Distrito de Outeiro, Carol Rezende.

Maria da Glória, 55 anos, mora na ilha Longa, que fica a poucos minutos de travessia à Cotijuba. Ela aproveitou a ação para ir ao atendimento médico, ofertado por um navio da Marinha do Brasil. “É muito bom ter esses serviços por perto. Só temos a agradecer, pois são tantos serviços que, pra mim, já idosa, seria muito perigoso e cansativo enfrentar as maresias de Icoaraci”, diz.

“Recebi o aviso da atualização no extrato há um mês e logo estranhei. Pensei que iria ter o beneficio cortado. Graças a Deus encontrei o Cras (Centro de Referência de Assistência Social) aqui na ação. Tirei as dúvidas e já atualizei os dados", conta a dona de casa Socorro Ferreira, de 26 anos, que recebe o benefício há dois anos e notou o comunicado do Programa Bolsa Família no extrato bancário, ao retirar o dinheiro.

Segundo Vânia Lima, coordenadora do Cras em Icoaraci, atualizações e novos cadastros para os programas de benefícios sociais sempre são demandas com grande procura pela população das ilhas. “A procura é grande, felizmente conseguimos reunir e agregar com a população os serviços de uma grandiosa ação como esta”, observa. 

Em busca de uma nova via da Carteira de Identidade, Mairon Silva chegou cedo bem cedo à Escola Estadual Martha da Conceição, local da ação. Segundo o jovem, o motivo da troca do documento foi motivado por erro de digitação. “Eu tenho um identidade nova, mas ela esta com erro. Como moro próximo da escola, cheguei cedo e estou aguardando minha vez”, conta.

Garantindo apoio e suporte na ação social, a Defesa Civil esteve presente durante toda a programação orientando a população que procurava os diversos serviços ofertados. Há três meses na Defesa Civil, o jovem Alcinei Silva, 18 anos, era um dos 20 voluntários que integravam a equipe. “Esse trabalho é muito gratificante, é minha primeira vez atuando em uma ação que a Prefeitura esta presente. Ajudar a população da minha ilha é uma experiência nova e prazerosa”, contou o estudante.

Aline Silva, 28 anos, também é mora em Cotijuba e aproveitou os testes rápidos ofertados pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) para deixar o check-up médico em dia. “Semestralmente eu procuro a unidade de saúde daqui da ilha para realizar vários exames e acompanhar minha saúde. Eu me amo e a maior prova disso é a prevenção de doenças”, conta a dona de cada.

Ricardo Jaques Ferreira, Capitão de Mar e Guerra da Marinha do Brasil, comenta sobre a gratidão em receber o apoio da Prefeitura de Belém na ação. “Nossas embarcações são conhecidas como, “Os navios da esperança”, somos às vezes a única mão do Estado a estar presente nestes locais, e trabalhar em parceira com a Prefeitura de Belém e Estado é uma satisfação imensurável. Nós temos esse grande compromisso, prestar o melhor serviço aos cidadãos. A gente entende que, se assim estamos construindo com uma Belém, uma Marinha melhor e Brasil melhor”, diz. 

Para o Secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social do Pará, Luiz Fernandes Rocha, a Operação Yara oportuna realizar além de serviços médicos e sociais, os trabalhos de prevenção de delitos na ilha. “Nossa proposta foi aproximar e expor aos moradores os serviços oferecidos pelas secretarias e parceiros envolvidos, mas também garantir o direito à cidadania”, conclui.

A ação vai até este sábado, 26, com atendimentos médicos no navio da Marinha do Brasil, que está ancorado a 500 metros do Porto de Cotijuba.

Nenhuma tag relacionada.

Relacionadas: