Pesquisar

Quadrilhas juninas querem inovar nas apresentações do Arraiá 2018

Foto: Alessandra Serrão - NID/Comus
Quadrilhas juninas querem inovar nas apresentações do Arraiá 2018
Quadrilhas juninas querem inovar nas apresentações do Arraiá 2018
Quadrilhas juninas querem inovar nas apresentações do Arraiá 2018

Outras tendências das quadrilhas para o concurso são os trajes. Terá quadrilha usando sapatos confeccionados exclusivamente para a festa.

O público do “Arraiá da Capitá” 2018, que estreia dia 13 deste mês, no Portal da Amazônia, vai conferir verdadeiros espetáculos de cores, dança, beleza e visual inovador baseado em brilho e sapatos confeccionados artesanalmente e exclusivos para a festa. O “Arraiá da Capitá” é promovido pela Prefeitura de Belém e deve reunir dez mil pessoas nas programações tradicionais da época junina como Cordões de Bichos, de Pássaros, Toadas de Boi e Carimbó de Pau e Corda.

A Fundação Cultural de Belém (Fumbel), organizadora do evento, segue na reta final dos preparativos. Na próxima quarta-feira, 6, será anunciado o resultado final das inscrições e no dia seguinte, 7, será realizado o sorteio das apresentações das quadrilhas juninas. O prazo de inscrições para todos os grupos já foi encerrado. O momento é de avançar com os preparativos e montagem da logística, no Portal da Amazônia, teatro Waldemar Henrique, Museu Emílio Goeldi e Praça da República.
O evento será dividido em duas partes: o concurso oficial da quadrilha junina nas categorias adulta e mirim; eleição de misses GLBTT, Melhor Idade e Misses das quadrilhas e Mostras Culturais de Cordões de Bicho, Pássaros Juninos e apresentação de Grupos Parafolclóricos.

Para quem vai fazer parte da festa o momento é de expectativa. O presidente da Federação das Quadrilhas de Belém, Júnior Lisboa, esteve na sede da Fumbel, na manhã desta segunda-feira, 4, e adiantou que o clima entre o segmento quadrilheiro é de tranquilidade e expectativa. “Estamos na reta final dos ensaios. O momento é de acertar a coreografia, experimentar o figurino, enfim, clima gostoso, porém de expectativa”, disse o presidente.

O público do “Arraiá da Capitá”, segundo Junior Lisboa vai assistir um verdadeiro espetáculo de cores, movimentos de balés, dança coreografada com precisão, que segundo os quadrilheiros é uma tendência. “Do universo de quase 50 quadrilhas apenas cinco mantêm a tradição em seus movimentos de dança, o restante inovou e o uso de movimentos de balé clássico, assim como os desenhos das coreografias que se alternam entre círculos, triângulos, retângulos e troca constante de pares é o que vamos mostrar no concurso da prefeitura de Belém”, adiantou Junior Lisboa.

Outras tendências das quadrilhas para o concurso são os trajes. Terá quadrilha usando sapatos confeccionados exclusivamente para a festa. “Todo mundo quer ficar entre as dez melhores e vale tudo para conseguir esse patamar”, disse Junior. A quadrilha Encanto da Juventude vai trocar de roupa em pleno palco. “Vamos fazer esse número e esperamos agradar o público”, disse André Valente Serrão, que é professor de geografia e quadrilheiro há anos. “O segmento quadrilheiro cresceu e junto com ele a forma de trabalhar uma apresentação de quadrilha. Hoje, nós evoluímos muito, assim como o Carnaval”, completou o professor que já fez intercâmbio para aprender mais sobre o universo quadrilheiro de outros Estados do Brasil.

Mostras culturais - Além das quadrilhas juninas, o “Arraiá da Capitá” vai apresentar programação tradicional como Grupos Parafolclóricos, Grupos de Boi-Bumbá, Grupos de Toadas, Casamento na Roça, Quadrilha Cômica e apresentação de Carimbó de Pau e Corda. Ainda haverá Cordões de Bicho e Pássaros Juninos. A diretora de Ação Cultural da Fumbel, Silvia Lovaglio, disse que a organização do evento está ocorrendo dentro da normalidade e que o público será presenteado com grandes espetáculos da tradição popular junina.

Relacionadas: