Promover ações com foco no respeito às diferenças e de enfrentamento ao preconceito, discriminação e violência no ambiente escolar e na sociedade, foram os temas debatidos no 1º seminário “Respeitando as Diversidades e Construindo a Paz”, em evento realizado no ginásio esportivo da Escola Liceu Escola Mestre Raimundo Cardoso, em Icoaraci, distrito de Belém, durante a manhã desta sexta-feira, 08.
O objetivo do evento foi o de proporcionar ambientes de respeito à diversidade e que tratem com respeito à todos, independente de orientação sexual, gênero, religião e/ou cor. Cerca de 200 pessoas prestigiaram o evento.
“É importante deixar claro, desde os primeiros anos escolares, que todos são iguais. Outro objetivo é prevenir a violência escolar, o bullying e o preconceito. Demonstramos aos alunos que o Brasil é um país constituído de uma disseminação racial na qual a nossa constituição é de índios, negros e portugueses”, comentou Fernanda Souza, diretora do Liceu.
Atleta de capoeira, Kleone Aquino, 12 anos, conta que a atividade traz reflexos positivos para as disciplinas trabalhadas em sala de aula. “Gosto da capoeira, essa atividade me faz bem, até as minhas notas aumentaram”, disse a jovem.
Evelyn Karine, 10 anos, avaliou a primeira edição do seminário e destaca a relevância para sua vida. “O evento foi ótimo. Aqui tivemos a oportunidade de aprender com nossos colegas sobre a importância do respeito ao próximo”, disse. Já Carlos Eduardo, 9 anos, participou da apresentação “Dança do Índio”, que através de encenação teatral retratava a história e as características de povos indígenas do Brasil. “Nossa turma apresentou a dança da chuva, foi contada um pouco da história e costumes dos povos indígenas daqui do Norte. Essa ação é muito importante, pois precisamos conhecer e entender nossos antepassados”, falou.
Alcilene Leite, 25 anos, prestigiou a sobrinha Estefani Manheiro, 10 anos, no evento. Para ela, a atividade traz uma importante reflexão sobre o respeito não só para alunos e professores, mas também aos responsáveis. “Hoje estou acompanhado minha sobrinha em uma apresentação de Carimbó. Vejo o esforço dos professores e o interesse dos alunos, mas acredito que só os responsáveis podem ajudar ainda mais, abraçando a causa. Com leitura, conversa e diálogo aberto, construiremos uma sociedade mais consciente e respeitosa”, acrescentou.
Durante o encerramento, coordenadores do seminário promovido na escola municipal de ensino fundamental que tem incluso em seu projeto pedagógico o estudo e a produção da cerâmica, distribuíram cerâmicas marajoaras produzidas em Icoaraci.