Pesquisar

"Arraiá da Capitá" promovido pela Prefeitura de Belém começa neste domingo, 10

Foto: Uchôa Silva-Agência Belém
"Arraiá da Capitá" promovido pela Prefeitura de Belém começa neste domingo, 10
"Arraiá da Capitá" promovido pela Prefeitura de Belém começa neste domingo, 10
"Arraiá da Capitá" promovido pela Prefeitura de Belém começa neste domingo, 10

O “Arraiá da Capitá”, promovido pela Prefeitura de Belém, é a maior manifestação da tradição junina na região Norte do País. Mais de dez mil pessoas devem assistir e participar do evento

O “Arraiá da Capitá”, promovido pela Prefeitura de Belém, é a maior manifestação da tradição junina na região Norte do País. Mais de dez mil pessoas devem assistir e participar do verdadeiro desfile de folguedos juninos traduzidos pelas quadrilhas roceiras, cordões de bicho, bois-bumbá, carimbó de pau, cordões de pássaros, grupos parafolclóricos e toadas que vão transformar Belém numa gigantesca praça de alegria, beleza e cores. Os festejos abrem neste domingo, 10, com exibição de cordões de bichos, no museu Emílio Goeldi, e seguem até o dia 1º de julho, num grande cortejo cultural no teatro Waldemar Henrique, na Praça da República.

São mais de vinte dias de festas, música, danças e manifestações culturais remanescentes do antepassado português que colonizou a capital paraense. A programação inteira reúne cinco grupos de Toadas, que usam apenas corpo de baile e música mecânica; três de Carimbó de Pau e Corda tradicionais de Belém e Outeiro, vinte Parafolclóricos, que possuem música e corpo de baile, e oito grupos de boi-bumbá, com brincantes em sua maioria crianças; e cordões de bichos e pássaros juninos, que são operetas populares de grande valor cultural.

O “Arraiá” ainda tem o concurso oficial de quadrilhas juninas. Este ano, 40 grupos adultos e dois mirins vão disputar o título de melhores de 2018. A fase classificatória abre dia 13, Dia de Santo Antônio, um dos Santos festejados no enredo junino, no Portal da Amazônia, a partir das 19h. Antes do concurso, haverá apresentação cultural dos grupos Parafolclóricos “Paranativo” e “Ariru Tupã Pará”.

A Prefeitura de Belém, por meio da Fundação Cultural de Belém (Fumbel), irá investir mais de 100 mil reais na programação. Todos os grupos foram incentivados a participar. A seleção foi realizada por meio de editais, assim como a escolha do corpo de jurados. Serão premiadas misses de quadrilhas, GLBTT e da terceira idade. As dez melhores quadrilhas serão aclamadas vencedoras e o critério de desempate, para apontar as três primeiras colocadas, será a pontuação.

Segundo Silvia Lovaglio, diretora de Ação Cultural da Fumbel, o evento está pronto. Serão montados esquemas especiais de segurança, com homens da Guarda Municipal e Polícia Militar, de prevenção, com agentes da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, de atendimento médico com equipes da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), além de trânsito e economia popular com vendas de comidas típicas. O Juizado da Infância e Juventude, Ministério Público e Funpapa também fazem parte da comissão organizadora. “Estamos finalizando a logística, mas a população de Belém pode esperar um dos mais belos arraiais juninos da cidade. Será uma festa digna da tradição junina”, disse a diretora.

Coração – Para quem vai participar da festa, o momento é de preparar o coração para emoções mais fortes. A menos de uma semana para estreia as crianças do Boi-Bumbá “Luar do Mar” estão ansiosas para entrar em cena. O coordenador do grupo Nilson Rodrigues da Silva, disse que participar do “Arraiá da Capitá” é muito importante, já que a festa valoriza a cultura da arte do boi-bumbá e de outras manifestações culturais da época junina. “E ver a felicidade dessas crianças é algo sublime”, disse. “Estamos finalizando nossa roupa e tá todo mundo numa expectativa grandiosa”, completou.

Além do boi-bumbá, o carimbó de Pau e Corda é outra manifestação cultural que será exibida no “Arraiá da Capitá”. A coordenadora do grupo “Sancary”, Neire Rocha diz que é uma honra estar participando da festa. Ela elogiou a iniciativa do prefeito Zenaldo Coutinho em investir na cultura junina. “Nosso grupo está muito feliz em poder participar, ainda mais ter sido aprovado em edital. Vamos aproveitar a festa e divulgar bastante nosso trabalho”, disse.

Os grupos de Toadas, que têm o ritmo igual ao do Boi de Parintins, vão estar presentes na programação. O representante do grupo Ananindance, Cleiton Pantoja, classifica o momento como sendo o melhor do ano, pois todos têm chance de se apresentar e mostrar o resultado de meses de ensaio. “Nós chamados familiares, amigos e nosso público para assistir porque a Toada é muito bonita”, disse o rapaz.

Os Pássaros Juninos e os Cordões de Bicho também estão prontos para levar a alegria às ruas de Belém. A aposentada Iracema Oliveira, do Pássaro Tucano, é uma das grandes incentivadoras da tradição. Ela conta que herdou do pai, Francisco Oliveira, o gosto pelas operetas populares encenadas pelos Pássaros Juninos. Outro Pássaro, o Tem-Tem, do bairro do Guamá, também está pronto para encenar o “Preço de uma traição” com direção de Antônio Ferreira. “Estamos prontos e queremos manter viva a tradição do Pássaro Junino em Belém do Pará”, disse o coordenador do grupo Tem-Tem.

A programação do “Arraiá da Capiá” está dividida em duas atrações: a Mostra Cultural de Bichos e Cordões de Pássaros e o concurso oficial das quadrilhas juninas, misses e os grupos folclóricos e parafolclóricos. A ideia, segundo a coordenação do evento, é dar mais comodidade aos moradores de Belém, que terão a oportunidade de assistir diversificados espetáculos de música, dança e tradição cultural.

Quadrilhas juninas prometem inovações em figurinos e coreografias

O corpo de jurados do concurso oficial de quadrilhas juninas do “Arraiá da Capitá” terá muito trabalho para escolher as dez melhores do ano 2018. Os ensaios mostram coreografias de tirar o fôlego com muitos movimentos de balé clássico e formação de figuras geométricas ao ritmo de pout-pourri escolhido por especialista do mundo quadrilheiro. Os figurinos prometem chamar atenção pela combinação de cores, acessórios e adereços confeccionados especialmente para o concurso. Algumas quadrilhas vão gastar mais de R$ 20 mil para brilhar no palco.   

“Ninguém quer perder. A campeã será eleita pelo detalhe”, disse Junior Lisboa, presidente da Federação das Quadrilhas de Belém. “O concurso da Fumbel é vitrine e valoriza nosso trabalho”, completa o presidente, que este ano, será marcador da quadrilha Paraíso Junino, do bairro de Val-de-Cães.

O concurso de quadrilhas juninas terá 40 grupos. A estreia será dia 13, com a quadrilha “Folguedos Anarriê”, do bairro da Pedreira. A primeira fase do concurso é classificatória com apresentação de dez grupos nos dias 13, 14, 15 e 16. Dias 19 e 20 vão apresentar as quadrilhas finalistas e dia 21 o anúncio do resultado final do concurso. As dez melhores colocadas serão aclamadas como as "dez melhores quadrilhas juninas de Belém". 

CONFIRA A ORDEM DE APRESENTAÇÃO DO CONCURSO

DIA 13

  1. Folguedos Anarriê – Pedreira
  2. Roceiros da Terra Firme – Terra Firme
  3. Pipocando Junino – Terra Firme
  4. Brasileirinha – Icoaraci
  5. Roceiros da Amizade – Sacramenta
  6. Balão de Ouro – Mangueirão
  7. Sedução Ranchista – Jurunas
  8. Império de São João – Terra Firme
  9. Caipira São Pedro – Terra Firme
  10. Paraíso Junino – Benguí;

DIA 14

  1. Romance Matuto – Canudos
  2. Impacto Junino – Icoaraci
  3. Arrastapé Junino – Tenoné
  4. Império Junino – Outeiro
  5. Explode Coração – Telégrafo
  6. Roceiros da Barão – Guamá
  7. Sedução Cabocla – Tapanã
  8. Fúria Junina – Marco
  9. Mistura Brasileira – Cabanagem
  10. Os Cabuçus – Atalaia

DIA 15

  1. Renovação de São João – Condor
  2. Roceiros da Dindinha – Jurunas
  3. Arrastão Junino – Tenoné
  4. Amor pela Rainha – Cremação
  5. Encanto da Juventude – Guamá
  6. Pai D’água no Arraiá – Marambaia
  7. Reino de São João – Guamá
  8. Tradição Junina – Bengui
  9. Revelação Mosqueirense – Mosqueiro
  10. Garra Junina – Icoaraci;

DIA 16

  1. Fuzuê Junino – Pedreira
  2. Santa Luzia – Jurunas
  3. Moreninha da Campina – Campina de Icoaraci
  4. Roceiros Pé de Moleque – Campina Belém
  5. Mensageiros do Amor – Pedreira
  6. Alegria Junina – São Brás
  7. Revelação do Marco – Marco
  8. Rosa Vermelha – Terra Firme
  9. Encanto Tropical – Tapanã
  10. Charme da Ilha – Mosqueiro

Quadrilhas Mirins

DIA 17

  1. Buscapé Mirim – Bengui
  2. Revolução Mirim – Bengui

PÁSSAROS JUNINOS E CORDÕES DE BICHO

Dia 10/06

TEATRO DO MUSEU EMÍLIO GOELDI – MAGALHÃES BARATA C/ ALCINCO CACELA

HORA: 9H

  1. Cordão de Bicho Bacu
  2. Cordão de Bicho Jaquinha
  3. Cordão de Pássaro Pequeno Guará
  4. Cordão de Bicho Oncinha
  5. Cordão de Pássaro Beija-Flor

Relacionadas: