Domingo de entretenimento e conscientização no Bosque Rodrigues Alves

Foto: Oswaldo Forte
Domingo de entretenimento e conscientização no Bosque Rodrigues Alves
Domingo de entretenimento e conscientização no Bosque Rodrigues Alves

Nesta semana, como forma de reforçar a consciência ambiental, a Prefeitura de Belém, por meio das secretarias municipais, intensificou as ações de coleta seletiva, entre outras práticas ambientalmente corretas

O Jardim Zoobotânico Bosque Rodrigues Alves recebeu, na manhã deste domingo, 10, dezenas de famílias que optaram pelo lazer no local, onde, além da diversão, elas tiveram muita informação e conscientização, durante o encerramento da XV Semana Nacional do Meio Ambiente. O tema do evento neste ano foram as “Perspectivas para sustentabilidade por meio da gestão ambiental compartilhada”.

O evento deste domingo contou com a parceria de alunos de Universidades de Belém, em que estudantes do curso de Agronomia, da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) fizeram uma exposição com diversos tipos de solo. Já os alunos da Universidade da Amazônia (Unama) trataram sobre a questão da reciclagem de forma lúdica, por meio do projeto “Vivências”, e os alunos do curso de Geografia da Faculdade Integrada Brasil Amazônia (Fibra) apresentam uma exposição sobre resíduos sólidos.

“Trouxemos nosso filho por conta do Bosque ser um ambiente mais tranquilo, que permite estar em contato com a natureza, enfim, é aquilo que não temos no dia a dia. E a gente acaba se deparando com uma ação como essa, onde o tema em si já é muito importante, e ainda oferece conhecimento à população que vem aqui”, disse o advogado Valmir Santiago, 30 anos, que estava acompanhado da família. “Eu achei isso aqui maravilhoso. É alguém que te dando um conhecimento de graça. Sem contar que a ação com a crianças é muito boa, porque quando você tenta mudar o comportamento de um adulto é muito difícil, mas trabalhar isso nas crianças é a certeza de formar um cidadão consciente”, completou.

A programação da XV Semana Nacional do Meio Ambiente, teve início na terça-feira, 5, e recebeu centenas de alunos de escolas públicas para a abordagem do tema. “Com base no tema escolhido para este ano, buscamos trazer parcerias de pessoas que não estão ligadas a Prefeitura de Belém, ou a algum órgão, fazem para melhorar e preservar esse meio ambiente, com isso surgiram estas ações que se estenderam até hoje. Foi uma semana muito proveitosa, onde pudemos levar a nossa mensagem, da importância de preservar o meio ambiente e o Bosque”, afirmou a educadora ambiental do Bosque, Ana Célia Souza.

A dona de casa Lorena Batista, 32 anos, levou o filho Pedro de apenas cinco anos para um passeio no Bosque, e se deparou com as ações das Universidades. “Eu já sabia que esta semana era dedicada ao meio ambiente, meus filhos têm participado de ações na escola onde eles estudam, mas quando vi que aqui também estava tendo algo em relação ao tema, achei maravilhoso, porque foi mais uma oportunidade de reforçar isso. Mesmo o Pedro sendo tão pequeno, ele já sabe como deve proceder em relação ao nosso meio ambiente. Tratar esse tema com objetos que atraiam as crianças foi uma sacada genial”, elogiou.

Comprometimento – Nesta semana, como forma de reforçar as ações de coleta seletiva, a Prefeitura de Belém, por meio das secretarias municipais, assinou o Termo de Cooperação Técnica com o Tribunal de Justiça do Estado, Ministério Público Estadual, Tribunal Regional Eleitoral, Ministério Público do Trabalho da 8ª Região e Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, que vai repassar às cooperativas de catadores de Belém para atuar na reciclagem.

Nenhuma tag relacionada.

Relacionadas: