Pesquisar

Mosqueiro conta com ações do Castramóvel

Foto: Tássia Barros - Comus
Mosqueiro conta com ações do Castramóvel
Mosqueiro conta com ações do Castramóvel
Mosqueiro conta com ações do Castramóvel
Mosqueiro conta com ações do Castramóvel

Desta vez, o castramóvel está no distrito de Mosqueiro, onde passou três dias no bairro do Maracajá e realizou quase 30 castrações na última semana. Agora, o veículo está em frente à UMS do Carananduba, onde ficará até esta sexta-feira (22)

A castração é um importante instrumento de controle populacional de cães e gatos e, por consequência, de controle de várias doenças transmitidas por esses animais ao homem, como raiva e leishmaniose, por isso, a Prefeitura de Belém, através do Centro de Controle e Zoonoses (CCZ) da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) mantém, além das castrações diárias realizadas no centro cirúrgico do CCZ, o castramóvel, veículo itinerante adquirido pela Prefeitura para realização de castrações de cães e gatos. Desta vez, o castramóvel está no distrito de Mosqueiro, onde passou três dias no bairro do Maracajá e realizou quase 30 castrações na última semana. Agora, o veículo está em frente à Unidade Municipal de Saúde (UMS) do Carananduba, onde ficará até esta sexta-feira (22).

Quem estava logo cedo aguardando a vez para realizar o cadastro para a castração na manhã de hoje (19) era a dona de casa Delfina dos Santos Gatinho, 62, que levou a cadela chamada carinhosamente de "Lessi" para o procedimento cirúrgico que ela avalia ser o melhor tipo de prevenção para a saúde do animal. “Quando ela entrava no cio eu dava anticoncepcional, mas não queria mais fazer isso porque a gente sabe que o uso excessivo pode causar um câncer, e fiquei com medo, por isso estou aproveitando a castração hoje. Ela é dócil, como se fosse uma filha para mim, por isso tenho todo os cuidados possíveis com ela”, pontuou Delfina.

Apaixonada por animais, a autônoma Jane Rodrigues, 51, soube da ação com antecedência e se organizou para levar dois dos 18 cachorros que ela tem em casa. A "Puca", de um ano, e a "Lila", de três anos, fazem parte de uma família de cães e gatos de que Jane cuida com carinho e atenção. “Só não trago mais dois que não são castrados porque eles ainda não têm idade para realizar o procedimento, mas todos os outros são castrados. Esse trabalho de trazer o castramóvel para Mosqueiro é divino, porque diminui o número de cães e gatos abandonados nas ruas”, completou Jane.  

A técnica em segurança do trabalho, Marcela Durão, 35, sabe da importância que a castração tem. Ela cuida de 15 cães e gatos em casa e aproveitou o castramóvel no bairro do Carananduba para castrar os cachorros "Alice" e "Tom". “A castração previne muitas coisas, principalmente o câncer. Existem muitos cachorros abandonados em Mosqueiro e a castração realizada pelo CZZ minimiza esse número nas ruas, por isso a importância”, ressaltou.

Somente este ano, o CCZ já realizou quase três mil castrações em dados levantados até o mês de maio, entre as realizadas no centro cirúrgico e as do castramóvel. Em 2016, quando a Prefeitura adquiriu o castramóvel, foram realizadas 1.035 castrações apenas com o veículo, que percorreu vários bairros da cidade. Já em 2017, o castramóvel realizou 704 castrações e, em 2018, até o mês de abril, foram 528 cirurgias realizadas. “Com a castração, também reduzimos o abandono desses animais. A prefeitura disponibiliza esse serviço gratuitamente, tanto no CCZ, através do cadastro que precisa ser realizado lá no Centro, quanto nas ações itinerantes do Castramóvel”, pontuou o diretor do CCZ, Altevir Lopes.

Na próxima semana, do dia 26 até o dia 29, o castramóvel estará no bairro da Baía do Sol, em Mosqueiro, e os donos de cães e gatos que quiserem cadastrar seus animais para a castração precisam levar os seguintes documentos: documento de identificação e comprovantes de renda e residência. Para realização da castração, o animal deve ter idade superior a seis meses, estar em jejum por 12 horas, não estar prenhe (no caso das fêmeas) e estar saudáveis.

TAGS:

Relacionadas: