Pesquisar

Pista próxima ao terminal Tapanã será interditada para avanço das obras do BRT

Foto: Oswaldo Forte
Pista próxima ao terminal Tapanã será interditada para avanço das obras do BRT
Pista próxima ao terminal Tapanã será interditada para avanço das obras do BRT
Pista próxima ao terminal Tapanã será interditada para avanço das obras do BRT
Pista próxima ao terminal Tapanã será interditada para avanço das obras do BRT

Além desse ponto, as equipes do Consórcio BRT Belém estão trabalhando na urbanização do canteiro na entrada da avenida Mário Covas.

Prestes a ser finalizado, o terminal Tapanã e seu entorno, localizado no cruzamento das avenidas Augusto Montenegro, Mário Covas e Estrada do Tapanã, vai ganhar novo trecho de pavimentação asfáltica e urbanização, para complementar as obras do BRT naquela área. O trecho está com toda via expressa e drenagem concluídas e o terminal está em fase de acabamento interno.

A partir da próxima segunda-feira, 25, para execução da pavimentação da pista no sentido Icoaraci/Belém, será necessária a interdição de um trecho de 400 metros, entre a Academia Lú e a entrada da Estrada do Tapanã. O tráfego será desviado para as pistas do BRT que contornam o terminal Tapanã, com duas faixas: a da esquerda seguirá no sentido Entroncamento e da direita servirá para acesso ao Tapanã. Quem acessar a pista da esquerda sairá da canaleta na altura do conjunto Sideral.

Isso vale também para todas as linhas de ônibus que trafegam pela área, ressaltando que, com o estreitamento da via e a canalização por dentro da pista do BRT, por questão de segurança a parada de ônibus localizada próximo à Estrada do Tapanã será temporariamente desativada. Usuários de ônibus deverão utilizar, então, as paradas localizadas nas proximidades, em frente aos residenciais Verano e Cidade Jardim II.  

Os motoristas devem ficar atentos, também, para as obras do Governo do Pará, que estão localizadas na entrada da Estrada do Tapanã e irão se encontrar com esse ponto das obras do BRT. Em virtude da obra do Governo, a entrada da Estrada do Tapanã também estará com pista reduzida, mas será mantida a área de conversão para quem deseja cruzar a Augusto Montenegro e acessar a avenida Mário Covas, incluindo linhas de ônibus e caminhões.

O serviço deve durar em torno de 20 dias. Além de pavimentação, também serão construídas as calçadas, ciclovia e finalizadas as saídas de drenagem, além de toda urbanização no trecho.

Obra – Além desse ponto, as equipes do Consórcio BRT Belém estão trabalhando na urbanização do canteiro na entrada da avenida Mário Covas; na terraplenagem e na pavimentação asfáltica próximo ao condomínio Pedro Teixeira, também na avenida Mário Covas; e nas estações do segundo trecho, entre Independência e Tapanã, que estão em fase acabamento e recebem piso tátil.

No terceiro trecho, do Tapanã a Icoaraci, estão em execução a terraplanagem e concretagem do último trecho da pista expressa, além da instalação de piso do Terminal Maracacuera e acabamentos internos. Cobertura e fechamento laterais do terminal já foram instalados. As cinco estações desse trecho estão com estrutura metálica erguida e aguardam cobertura e fechamento.

No viaduto, a primeira fase do rebaixamento está em finalização. No trecho da interdição, o Consórcio BRT estima concluir as atividades em 20 dias, liberando o tráfego. Após esta liberação será realizado a mudança do fechamento da via para o outro sentido da Avenida Independência com prazo de execução aproximadamente em 60 dias, finalizando o rebaixamento da avenida Independência. Também estão sendo executados os serviços de meio fio e sarjeta nessa área.

 

*Com informações da Ascom/Semob

 

Relacionadas: