Eles carregam vidas de um canto para o outro dentro de um hospital, e junto com essas vidas, o desejo de quem quer logo receber alta médica. O dia-a-dia de um maqueiro não é tão simples como parece. Alguns fazem dessa profissão um instrumento de humanização que ameniza a dor de quem luta pela vida. Assim é a rotina do maqueiro Arthur Palheta que trabalha há 19 anos no Hospital de Pronto Socorro (HPSM) Mário Pinotti, que recebeu nesta semana, por mais uma vez, o reconhecimento pelo importante serviço prestado aos pacientes do hospital, através da Carta de Reconhecimento.
A carta feita pela direção do Mário Pinotti, juntamente com a Ouvidoria do hospital, é resultado dos elogios que Arthur e muitos outros servidores e equipes receberam nos últimos três meses. “Existem várias caixas da ouvidoria espalhadas pelo hospital onde os usuários podem depositar os formulários de manifestação que podem ser elogios, reclamações, denúncias, solicitações e sugestões. O recolhimento dos formulários ocorre nos dias de segunda, quarta e sexta-feira”, explica a ouvidora do Mário Pinotti, Vanessa Lobato. “A equipe da Ouvidoria faz a triagem e a sondagem para garantir que hajam informações suficientes para encaminhar as demandas para as áreas”, completa.
Os elogios e agradecimentos voltados aos servidores resultou em uma cerimônia realizada no auditório do hospital nesta quinta-feira, 21, onde não só o maqueiro Arthur, como vários outros servidores também foram homenageados. “Essa é a terceira vez que recebo esse tipo de reconhecimento nessa administração. Quando reconhecem o nosso trabalho, fazem com que a gente valorize mais ainda o paciente e ajude mais as pessoas. As vezes estamos com problemas em casa, mas deixo a tristeza em casa e venho trabalhar”, relatou Arthur, que esbanjava felicidade no momento em que recebeu a Carta de Reconhecimento.
Gratidão – Arthur Palheta não sabia, mas o trabalho feito por ele afetou a vida de um dos pacientes da unidade, a do pescado João Luiz Doria Moraes, 41, que passou 48 dias internado no hospital da 14 de Março tratando um sério problema de saúde. No meio de sua luta pela vida, o paciente não deixou de notar o carinho oferecido por toda equipe que o atendeu, fundamental para uma recuperação da forma menos dolorosa possível. “Dei entrada no PSM no dia 28 de abril depois de sentir vários sintomas que nunca tinha sentido antes e desde o primeiro momento nunca deixei de notar que toda a equipe, que vai do maqueiro ao médico, me tratou muito bem, contribuindo assim para minha recuperação”, relatou João, que fez questão de agradecer a equipe pessoalmente durante a cerimônia. “Consigo lembrar do nome de quase todos, justamente por esse vínculo de carinho e cuidado criado”, destacou.
Técnica de enfermagem há sete anos, Maria Gaia, também foi uma das homenageadas. Ela contou emocionada sobre a relação que busca sempre com os pacientes. “Quando entrei no meu primeiro emprego, minha chefia me disse para eu cuidar dos pacientes renais como se fossem pessoas da minha família, e, isso levei por todos os lugares que já trabalhei. Nunca tinha recebido um reconhecimento nesse nível, de um paciente escrever e relatar sobre o meu trabalho. Quando recebi a notícia que ia ganhar a carta fiquei muito feliz”, declarou a servidora.
O trabalho da Ouvidoria, que através das caixas de manifestação recebe e encaminha os elogios destinados aos servidores, tem papel fundamental na valorização dos que trabalham pela saúde da população. As manifestações dos usuários são registrados no Ouvidor SUS e o elogios, além de serem encaminhados às coordenações, são enviados ao Setor de Recursos Humanos do hospital para serem expostos no mural do setor. “Essa é a nossa política de valorização do servidor. Buscamos reconhecer, valorizar e estimular o trabalho de quem cuida dos pacientes com qualidade e humanização”, finalizou Vanessa Lobato.