Promover esporte adaptado para Pessoas Com Deficiência (PCD´s) é uma das metas da Prefeitura de Belém, através da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), que na manhã deste sábado, 23, realizou no ginásio Altino Pimenta, a 5ª Copa de Futsal para Surdos envolvendo equipes de Belém, Castanhal e Cametá.
A ação é mais uma no vasto calendário esportivo da capital que já atendeu outras modalidades direcionadas como basquete e a dança em cadeiras de rodas e vôlei sentado. Para o titular da Sejel, Wilson Neto, se faz necessário identificar e oferecer a essas pessoas o esporte como qualidade de vida, cidadania e valorização da autoestima. “As pessoas com deficiência, genética ou adquirida, precisam de uma atenção especial, por isso, a Sejel na gestão do prefeito Zenaldo Coutinho, criou o projeto ‘Esporte sem Barreiras’ para atender exclusivamente o segmento”, destacou o secretário.
Segundo o presidente da Federação Paraense Desportiva de Surdos, Renan da Silva Guimarães, que é deficiente auditivo, o esporte é uma ferramenta que ajuda os indivíduos de maneira geral, e mais ainda aos que possuem algum tipo de limitação física ou mental. “Estamos muito felizes em poder participar desse torneio, porque muitos surdos não praticam esportes e se entregam ao vício do alcoolismo, então, pra nós, esse torneio tem grande significado”, disse o jovem de 21 anos.
O esporte adaptado oferecido pela Sejel também se estende àqueles indivíduos que passaram por traumas físico e psicológico. O secretário Wilson Neto destaca que essas pessoas enfrentam dificuldades diversas como preconceito, limitações para voltar ao mercado de trabalho e muitas vezes a falta do apoio da família. “Não é fácil você enfrentar uma mudança profunda, em ter que refazer sua vida por conta de uma deficiência adquirida, então, é nosso papel enquanto poder público proporcionar ações que possibilitem uma nova forma de viver praticando esporte para melhorar sua qualidade de vida”, disse o secretário.
As ações realizadas pela Sejel, em Belém, atraem pessoas de outros municípios. Segundo Renan Guimarães, os convites são feitos por meio das redes sociais e por familiares dos PCD´s, que acompanham as delegações até o local de competição. Nesta manhã, as arquibancadas do ginásio Altino Pimenta ficaram cheias de crianças, jovens e pais de atletas. “É uma celebração”, comemora Renan.
Oito equipes jogaram para definir o campeão do torneio. O evento foi aberto às 9h com apresentação de atletas de Jiu-Jitsu do projeto “Vida Nova”, que funciona gratuitamente no conjunto Cordeiro de Farias e na Cidade Nova, em Ananindeua. O mestre Leandro Vieira Albert, coordenador do projeto, conversou com o secretário Wilson Neto sobre a ampliação do número de alunos de Jiu-Jitsu. “Com essa parceria com a Sejel poderemos aumentar o quadro de alunos, pois, o esporte é universal, não tem barreiras e nós queremos colaborar com essa iniciativa”, disse o mestre.
A Copa programou quatro jogos entre as equipes participantes. O pontapé inicial foi dado pelo secretário Wilson Neto na partida entre Magnus e Tigre, ambas de Belém. Mais de trinta atletas de sete grupos participaram do torneio, entre os quais do Instituto Felipe Smaldone, que é referência no atendimento de alunos com deficiência auditiva.