Pesquisar

Segunda audiência pública discute decreto de instalação de passarelas particulares

Foto: Arquivo Comus
Segunda audiência pública discute decreto de instalação de passarelas particulares
Segunda audiência pública discute decreto de instalação de passarelas particulares
Segunda audiência pública discute decreto de instalação de passarelas particulares

Nova audiência pública continuará com a discussão da revisão do Decreto 69.415/12, que regulamenta a permissão de uso de vias públicas para a instalação de passarelas de uso comercial.

A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), realizará a partir das 9h desta sexta-feira, 29, no auditório da Associação Comercial do Pará (ACP), a segunda audiência pública para discutir a revisão do Decreto 69.415/12, que regulamenta a permissão de uso de vias públicas para a instalação de passarelas de uso comercial. 

De acordo com a diretora do Departamento de Análise de Projetos e Fiscalização da Seurb, Annete Klautau, esta segunda audiência tem o objetivo de apresentar e aprovar a minuta da nova proposta de decreto já com as contribuições recebidas de entidades, órgãos e sociedade em geral, depois da primeira audiência, realizada em 15 de maio.

“A nossa preocupação é que o decreto seja atualizado de acordo com novos critérios de avaliação e de restrições, adequados à nova realidade urbana da cidade e a normas técnicas atuais de segurança, funcionalidade, acessibilidade e preservação do patrimônio histórico e legislação ambiental”, explica a arquiteta.

Depois da primeira audiência, o grupo de trabalho de técnicos da Prefeitura deu continuidade ao trabalho de análise e revisão do decreto, considerando as questões levantadas durante a primeira audiência e demais contribuições feitas nas várias reuniões realizadas nos meses de maio e junho com representantes da Central de Análise de Projetos da Seurb (CAP) e das secretarias municipais de Meio Ambiente (Semma) e Assuntos Jurídicos (Semaj), Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Pará (Crea-PA), Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Pará (CAU-PA), Universidade Federal do Pará (UFPA) e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Nesse período a minuta de alteração do decreto ficou disponível para consulta e contribuições no site da Seurb até o dia 4 de maio, mas não foi registrada nenhuma manifestação por este meio.

Alterações - Dentre as sugestões de modificações está a de se estabelecer a emissão de permissão de uso mediante pagamento de taxa para a Prefeitura e a expedição do alvará de autorização para a construção de passarelas aéreas ou subterrâneas em vias públicas, emitidas pela Seurb, além de consulta e parecer técnico da Semob para que seja garantida a visibilidade da sinalização de trânsito e a circulação de pedestres e de veículos na rede viária, bem como o fluxo dos veículos de emergência, por exemplo.

A alteração prevê ainda a liberação da obra somente mediante licença ambiental, a ser emitida pela Semma, para que se meçam os efeitos positivos e negativos da passarela quanto à qualidade de vida da população residente na área e suas proximidades.

Além disso, a nova proposta visa atender também uma série de novas normatizações quanto a questões de segurança, medidas de preservação ambiental e do patrimônio histórico, cultural e natural e de áreas aeroportuárias, impacto nas edificações próximas e na paisagem urbana, de não comprometimento de logradouro público, além de garantir a instalação e o funcionamento de infraestrutura de redes de serviços públicos.

Serviço:

Segunda audiência pública para revisão do Decreto 69.415/12, que regulamenta a permissão de uso de vias públicas para a instalação de passarelas de uso comercial. Nesta sexta-feira, 29, a partir das 9h, na sede da ACP, localizada na av. Presidente Vargas, 158, 3º Andar - Salão Nobre, Comércio.

Relacionadas: