Com aulas de dança, atrações musicais, brincadeiras, sorteio de brindes, entre outras atividades, foi encerrada no domingo, 29, a programação do “Verão Para Todos” em Outeiro, distrito de Belém. O evento, ofertado pela Prefeitura de Belém, foi organizado pela Administração Regional do Outeiro (Arout) e garantiu diversão e segurança ao público que lotou a Praia Grande. Cerca de 30 mil pessoas estiveram no ultimo dial de semana do mês na ilha.
“Foi uma grande satisfação poder ofertar um verão com uma programação alegre e diversificada, atendendo diversos gostos da população. A Prefeitura de Belém garantiu, em mais um ano, um verão com muita harmonia e paz”, ressaltou a titular da Arout, Carol Rezende.
Morador do município de Ananindeua, Afonso Pinto, 40 anos, aproveitou o dia de sol na Ilha. “É sempre muito bom estar em Outeiro. Aqui, encontramos um povo alegre e conseguimos deixar de lado os estresses do dia a dia”, opinou.
Com um largo sorriso no rosto, Raimundo Silva, de 50 anos, chegou cedo para descascar abacaxi na beira da praia e ganhar um dinheiro extra. “Eu já trabalho com venda de abacaxi há mais de 15 anos, e é no período de férias escolares que o comércio cresce. Graças a Deus, estou conseguindo vender bem, acredito que essas programações da prefeitura atraíram essa grande multidão que podemos ver”, diz.
Segundo Carol Rezende, outra grande preocupação da Prefeitura de Belém é a qualidade de vida da população por meio de atividades física e o esporte. ”Durante a extensa programação contamos com o apoio das academias que trouxeram muita diversão e qualidade de vida por meio das aulas de aeróbica na praia”, citou. Outro destaque foram as atividades recreativas e os torneios de vôlei, futebol e Gaymada, ofertados pela Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e lazer (Sejel).
Para a segurança de jovens e crianças, agentes de proteção da Vara da Infância e Juventude distrital de Icoaraci atuaram na fiscalização do evento com o efetivo de dez servidores. “Estamos trabalhando de forma intensa com os serviços de orientação aos pais, donos de estabelecimentos como bares e restaurares. Nossa grande preocupação e atuar no combate do consumo de bebidas alcoólicas por menores de 18 anos. Além disso, estamos com um grande número de crianças perdidas, e infelizmente ainda temos casos de pais que não levaram seus filhos para fazer o cadastro e receber a pulseira de identificação”, explicou a servidora do Juizado da Criança e Juventude, do distrito de Icoaraci, Maria de Belém.
A Defesa Civil estive durante toda a programação orientando a população com 60 voluntários, ressaltando a importância da identificação de crianças com pulseiras. A equipe da Guarda Municipal também esteve no distrito com 20 agentes de segurança. Com 10 agentes, a Superintendência de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) atuou organização do escoamento de veículos de passeio e transportes alternativos.