As aulas do Cursinho Pré-Vestibular Municipal foram retomadas, desde quarta-feira, 1º, com a novidade de ter uma sala unicamente para aulas preparatórias às escolas militares. Para poder preparar melhor os estudantes, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretarias de Educação (Semec) e de Administração (Semad), contratou mais 15 professores que irão trabalhar exclusivamente na preparação dos alunos que visam às escolas militares.
No segundo semestre do ano, o foco das aulas do cursinho fica mais forte, com vistas às provas do Ensino Nacional do Ensino Médio (Enem), que serão realizadas nos dias 4 e 11 de novembro.
Valmir de Oliveira, de 20 anos, mora no bairro do Tapanã e acorda todos os dias às 5 horas, para estar às 7h30 no cursinho, localizado, agora, na avenida Alcindo Cacela. O estudante assiste às aulas preparatórias para as escolas militares, quer prestar exame à Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), e se esforça bastante para isso.
O rapaz nunca falta às aulas e estuda bastante. “Eu soube deste cursinho pelas redes sociais, me inscrevi, fiz a prova e estou aqui. Eu já tinha frequentado outro cursinho particular, mas aqui é muito bom, mesmo. Os professores são muito atenciosos e dá muita vontade de seguir adiante”, disse Valmir.
Cursinho - O Cursinho Pré-Vestibular Municipal começou a funcionar em 2015 e é voltado para alunos da rede pública de ensino que desejem estudar para o Enem e outros vestibulares.
Quando começou, o cursinho atendia a 600 alunos. Com a mudança para um novo e amplo prédio, o número de alunos aumentou para 1.200, divididos nos três turnos. Além disso, deu início à turma de 45 alunos com foco exclusivo nas escolas militares. Assim como o cursinho preparatório ao Enem, o das escolas militares também é gratuito.
O cursinho é preparatório para seis escolas militares no Brasil, que são a Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), o Instituto Tecnológico Aeroespacial (ITA), a Escola Naval (EN), o Centro de Instrução Almirante Brás de Aguiar (Ciaba) e o Instituto Militar de Engenharia (IME). Para ser admitido nas escolas militares, o aluno deve estar com 23 anos até dezembro deste ano.
Diferenças - O coordenador do cursinho, professor Henderson Ramos, também conhecido entre os alunos como professor Branco, diz que a iniciativa de oferecer aulas exclusivas, gratuitamente, para alunos que visam às escolas militares, é inédita em Belém. “Os cursos preparatórios às escolas militares, aqui na capital paraense, são todos em escolas particulares. Oferecer essas aulas em um cursinho público e gratuito, mas com uma alta qualidade de ensino, é novidade por aqui”, apontou o diretor.
O novo prédio, na avenida Alcindo Cacela, tem três andares, salas amplas e climatizadas, auditório, biblioteca e área de convivência.
Adrianne Souza se prepara para as escolas militares no Pré-Vestibular Municipal, desde o início do ano. Quando ela soube que a amiga dela, Mariane Freitas, de 20 anos, estava estudando sozinha, em casa, com a mesma finalidade, a convidou para conhecer a escola e tentar entrar na turma especial.
Para entrar na turma exclusiva, Mariane precisou fazer uma prova, antes, porém, ela assistiu às aulas na manhã desta quinta-feira, 2. “Meu sonho é entrar para a Escola Preparatória de Cadetes do Exército, e eu estava estudando sozinha, mas isso não me dava segurança. Então, minha amiga me falou do cursinho e eu vim. Estou com muita fé que tudo dê certo e eu passe a estudar aqui”, pontuou Mariane.
A sede do Pré-Vestibular Municipal fica em um prédio localizado na avenida Alcindo Cacela, entre Gentil Bittencourt e Conselheiro Furtado, em Nazaré. Outras informações no site www.belem.pa.gov.br/prevestibular.