Pesquisar

Cursos de pedreiro, hidráulica e meio ambiente qualificam moradores da Bacia da Estrada Nova

Foto: Fernando Sette - Comus
Cursos de pedreiro, hidráulica e meio ambiente qualificam moradores da Bacia da Estrada Nova
Cursos de pedreiro, hidráulica e meio ambiente qualificam moradores da Bacia da Estrada Nova
Cursos de pedreiro, hidráulica e meio ambiente qualificam moradores da Bacia da Estrada Nova
Cursos de pedreiro, hidráulica e meio ambiente qualificam moradores da Bacia da Estrada Nova

Iniciativa faz parte das ações para promover o desenvolvimento social das famílias vulneráveis nas áreas por onde vão passar as obras do Programa de Saneamento Básico das bacias da Estrada Nova e do Una.

Desempregado há quase dois anos, Jorge Moraes, 48, tem sentido na pele, junto com toda a família dele, as consequências mais duras da crise econômica que vem diminuindo postos de trabalho nos últimos anos e as oportunidades dele de geração de renda. Já com alguma experiência na área da construção civil, ele se inscreveu no curso de Instalador Hidráulico oferecido pelo Programa Sanear Belém para melhorar o currículo e ampliar as possibilidades de trabalho. “Dá uma qualificação e melhora para a gente. Apareceu a oportunidade e eu estou aproveitando”, afirma Jorge.

Com carga horária de 78 horas, o curso de Instalador Hidráulico oferece formação para que os participantes tenham condições de atuar na instalação e manutenção da rede de abastecimento de água e esgoto dentro de um imóvel. As aulas ocorrem na Igreja Centrão, na rua São Miguel. Segundo o ministrante do curso, Júnior Marcos Cruz, é uma área de grande importância e de procura no mercado. “É uma área despercebida, mas fundamental, porque se você fizer um banheiro mal projetado, você pode perder a sua obra”, alerta.

O professor Júnior diz que muita gente precisa de profissionais que resolvam problemas com obras desse tipo, que são mais comuns do que se imagina, e nem sempre consegue. Por isso, vê o curso como uma possibilidade de retorno rápido para quem pretende atuar na área.

Além de Jorge, outras dezenas de moradores da Bacia da Estrada Nova estão aproveitando os cursos de Pedreiro Assentador, Instalador Hidráulico e Agente Ambiental e Sanitário oferecidos de graça para a comunidade pela Prefeitura de Belém, por meio do Programa Sanear Belém. A iniciativa faz parte das ações para promover o desenvolvimento social das famílias vulneráveis nas áreas por onde vão passar as obras do Programa de Saneamento Básico das bacias da Estrada Nova e do Una.

Mulheres - E contrariando o pensamento comum de que a área da construção civil é destinada aos homens, as turmas de Pedreiro e de Instalador Hidráulico tiveram procura de mulheres que querem oportunidades no segmento. São seis mulheres nas turmas de 15 participantes.

Ana Jaqueline Magalhães, de 21 anos, já ajuda o pai, que atua como pedreiro, em pequenos consertos em casa, mas ela quer mais. “Ele fala que se eu fosse homem já ia trabalhar com ele. Eu já ajudo ele e eu gosto”, conta a jovem, que está disposta a aprender para desenvolver a atividade junto com o pai.

Ainda neste mês de agosto será realizada uma Oficina de Fotografia. Em setembro estão previstos o Curso de Informática Básica e as oficinas de Produção Audiovisual e de Elaboração de Currículo e Preparação para Entrevista de Emprego.

Até o final das obras do Programa de Saneamento, previstas para 2022, a meta é beneficiar pelo menos 700 pessoas com cursos e oficinas nas áreas de gastronomia, construção civil, estética e ainda, orientações para inserção e recolocação no mercado de trabalho, com conhecimentos de comunicação, relações humanas, comportamento no trabalho e produção visual.

Dado - Um levantamento socioeconômico identificou que aproximadamente 90% dos moradores da área que está sendo atendida com os cursos, na Sub-bacia 2, estão desempregados, na informalidade ou subempregos. Muitos disseram ganhar entre meio e um salário mínimo e querem melhorar o desempenho no mercado de trabalho, por isso, os cursos voltados para a profissionalização fazem parte das ações de fortalecimento comunitário do Programa Sanear Belém.

Obras - A poligonal formada pelos canais da travessa Quintino, avenida Generalíssimo Deodoro, rua Doutor Moraes, rua dos Caripunas e rua São Miguel vai receber obras de macrodrenagem, urbanização e sistema viário. Área também já começou a receber ações e intervenções sociais e ambientais.

Relacionadas: