Pesquisar

Guardas Municipais concluem curso de porte de arma de fogo

Foto: Marcus Vinicius - GMB
Guardas Municipais concluem curso de porte de arma de fogo
Guardas Municipais concluem curso de porte de arma de fogo
Guardas Municipais concluem curso de porte de arma de fogo
Guardas Municipais concluem curso de porte de arma de fogo

O curso teve início no dia 6 e cumpriu as exigências do Estatuto do Desarmamento

Trinta agentes da Guarda Municipal de Belém concluíram nesta sexta-feira, 10, o curso de tiro para o porte de arma funcional. 

O curso teve início no dia 6 e cumpriu as exigências do Estatuto do Desarmamento onde homens e mulheres foram habilitados com carga horária de 40 horas, divididas em duas etapas, teoria e prática. 

O guarda municipal Fabio Felix Fonseca enaltece a necessidade dos temas desenvolvidos durante as aulas teóricas. “As aulas foram realizadas com temas de extrema importância e numa carga horária que nos deu tempo para reflexão dos assuntos abordados, que vão além do simples manuseio do armamento, mas também esclarecimentos sobre tomada de decisões”. 

A parte teórica, que ocorreu nos dias 6,7 e 8 deste mês, no auditório da sede da GMB, destacou assuntos voltados para técnicas de abordagem, manuseio de armas, gerenciamento de crise e distúrbios. Já a prática de tiros ocorreu na quinta-feira, 9, e nesta sexta-feira, 10, no Instituto de Ensino de Segurança Pública do Pará (IESP).

André de Farias Fernandes, 15 anos trabalhando como agente de segurança pública municipal, defende a importância de estar qualificado e diz que a realização do curso é uma grande conquista para a categoria e também para a sociedade. “Trabalhando numa viatura tenho que estar preparado para qualquer situação que a gente possa encontrar durante o serviço, é nosso dever ajudar a população no que for preciso”, disse.

As aulas teóricas e práticas foram ministradas pelo corpo docente da própria corporação. O Inspetor Chefe da Divisão de Operações da GMB e Instrutor de tiro credenciado pela Polícia Federal, Guilherme Freitas, ressalta a qualidade do treinamento dos guardas. “O Treinamento de tiro obedece rigorosamente os critérios e os padrões da Secretaria Nacional de Segurança Pública. Os agentes só passam para a etapa de tiro após aprovação no teste de capacidade psicológica e técnica, ou seja, nossa instituição está muito bem preparada e qualificada para portar a arma de fogo”.

Almir Ferreira, comandante da GMB diz que a guarda está passando por um momento de celebração. “Este ano demos um grande passo na estruturação da GMB. Recebemos novas viaturas, novos armamentos e estamos trabalhando para que todo o efetivo tenha o porte de arma até o final do ano, para que assim possamos desempenhar nossas funções em alto nível”, destacou.

Hoje dos 1.160 servidores no exercício da função, 1.070 (92,24%) já concluíram o curso de porte de arma. A previsão é de que até o fim do ano todo efetivo esteja qualificado.

(Texto: Marcus Vinicius e Thais Veiga)

Relacionadas: