Pesquisar

Pianista Arthur Moreira Lima traz a Belém o concerto “Um Piano pela Estrada”

Foto: Tássia Barros - Comus
Pianista Arthur Moreira Lima traz a Belém o concerto “Um Piano pela Estrada”
Pianista Arthur Moreira Lima traz a Belém o concerto “Um Piano pela Estrada”
Pianista Arthur Moreira Lima traz a Belém o concerto “Um Piano pela Estrada”

Na tarde desta segunda, 13, Arthur Moreira Lima conversou com jornalistas para contar mais sobre o projeto, iniciado em 2003.

O público de Belém, amante da música, poderá apreciar nesta terça-feira, 14, das interpretações do pianista carioca Arthur Moreira Lima com clássicos da música popular. O concerto “Um Piano pela Estrada” traz um dos pianistas mais renomados do mundo que realiza o espetáculo em um caminhão-palco, que percorre o país em turnês há 15 anos. A abertura do concerto será feita pelas vozes afinadas das meninas que participam do projeto Cantar-o-Lar, coordenado pelo violonista paraense Salomão Habib.

O evento é gratuito, com início às 19h, no Portal da Amazônia. A iniciativa é da empresa de gás domiciliar Ultragaz, que possui o programa Ultragaz Cultural, e do Ministério da Cultura, com a Lei de Incentivo à Cultura (Rouanet). Em Belém, o apoio é da Prefeitura de Belém, por meio da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel).

Na tarde desta segunda, 13, Arthur Moreira Lima conversou com jornalistas para contar mais sobre o projeto, iniciado em 2003. “A ideia primordial do projeto é dar às pessoas que nunca tiveram a oportunidade de ouvir esse tipo de música, ou porque não têm dinheiro, ou porque têm vergonha”, disse. No caminhão-palco de mais de 40m², feito sob medida para as apresentações, o pianista realizou quase 600 apresentações. O espetáculo em Belém faz parte da 16ª turnê deste ano. A última vez que o projeto “Um Piano pela Estrada” passou pela capital paraense foi há dez anos, mas já passou também pela cidade de Bragança, no nordeste do Estado.

Carioca, o pianista compara tocar ao ar livre a um jogo no Maracanã. Para ele, “tem que usar som, luz, telão, tem que pensar muito mais em show. Você tem que projetar mais, tocar tudo mais intenso”. E convida para a apresentação na noite de terça: “Todos que gostam de música, de arte e às vezes não tem possibilidade de pagar para ir ao teatro, aproveite amanhã, que será agradável”.

A escolha do repertório é feita pensando no público que vai assistir o concerto. “A pessoa gosta de ouvir aquilo que ela já conhece. Ela gosta de reconhecer e ela se sente muito gratificada por reconhecer aquela música”, disse Arthur Moreira Lima, que adiantou que vai tocar uma canção do compositor paraense Billy Blanco. A mistura entre clássico e popular se dá pelo fato de uma “música clássica de grande sucesso, de tanta qualidade que ela tem, já se tornou popular. A música popular, quando ela realmente é de alta qualidade, com o tempo, ela se torna clássica”, esclarece o pianista.

O projeto de abertura também foi pensado sob medida para o paraense. “Colocar um artista local antes é fundamental para mostrar que tem na cidade daquela pessoa alguém que faz música e às vezes a pessoa não conhece direito e não dá o determinado valor que o músico deveria ter”, conta. No projeto Cantar-o-Lar, que faz a abertura do concerto, participam garotas com idades entre oito e dez anos, estudantes da Escola Municipal Alzira Pernambuco, no bairro da Pedreira. O projeto tem o apoio da Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semec) e do Fundo das Nações Unidas para Infância (Unicef).

Serviço: Concerto “Um Piano pela Estrada”, com o pianista Arthur Moreira Lima e participação especial dos alunos do projeto Cantar-o-Lar e do violonista Salomão Habib, terça-feira, dia 14 de agosto, a partir das 19 horas, no Portal da Amazônia. Entrada gratuita.

TAGS:

Relacionadas: