O domingo, 26, de muito sol foi um convite bem aceito à população de Belém, que aproveitou as ações de lazer promovidas pela Prefeitura de Belém, durante todo o dia, de forma totalmente gratuita. No bairro do Reduto, a opção foi a segunda edição do projeto “Rua de Todos”, na avenida Visconde de Souza Franco, a Doca; e no bairro da Marambaia, houve a ação do programa Brinca Belém, juntamente com a Feira de Adoção de Cães e Gatos.
Na Doca, a novidade da segunda edição foi um posto itinerante de vacinação, montado em frente ao ginásio Altino Pimenta. As equipes atenderam crianças menores de 5 anos, que atualizaram as cadernetas de vacinação contra a poliomielite e o sarampo.
O casal Getúlio e Celene Freire levou o filho, Matheus, de 3 anos, para fazer as vacinas. O menino chorou um pouco ao receber a vacina tríplice viral, contra sarampo, mas logo passou a brincar com o patinete.
“Moramos em Batista Campos e essa nossa vida é uma correria. Aproveitamos esse novo espaço de lazer e também viemos atualizar as vacinas do nosso filho. Foi uma forma de nos divertimos, mas também de cuidar da saúde, o que é muito importante”, destacou Celene Freire.
Ao lado do posto de vacinação, o escritor Fernando Lima demonstrava o projeto Mini Livro aos que passavam ou a quem estava esperando o momento da vacinação. “Faço esse projeto desde 2009 e ele consiste em incentivar a leitura e também é uma forma das crianças desenvolveram suas habilidades, já que ensino como confeccionar o livrinho. Com isso, as crianças vão se interessar em ler o livro que elas mesmas fizeram”, explicou Fernando.
Ainda dentro das novidades deste domingo, o projeto ganhou mais uma Praça de Alimentação na avenida, além do Espaço Criança durante a manhã e tarde, com várias atrações para os pequenos. O conforto de todos foi garantido com a disponibilidade de oito banheiros químicos, instalados ao longo da pista central da Doca.
A família Hanna aproveitou a manhã de sol para se divertir com as duas filhas na Rua de Todos. Leila e Fuad são pais de Letícia e Larissa, e, apesar de residirem na Doca há seis anos, nunca tinham descido do prédio onde moram para caminhar ou fazer outra atividade na via. “Desde que nos mudamos, nós sempre tivemos vontade de descer e aproveitar as opções de lazer, aqui na Doca, mas não nos sentíamos seguros. Com esse projeto, as coisas mudaram, e estamos aqui todos da família, aproveitando, porque sabemos que estamos em segurança e assim ficamos tranquilos. É muito boa essa iniciativa de proporcionar lazer com segurança para todo mundo”, avaliou Leila.
Espaço - No último dia 19, a Prefeitura de Belém deu início à programação do projeto Rua de Todos, que a partir deste domingo ganhou mais uma hora, ficando das 7 às 20 horas, com várias atividades na pista central da avenida Visconde de Souza Franco. A expectativa é de que, pelo menos, mil pessoas visitem o local, usufruindo de um espaço livre para corrida, skates, patinetes, passeio com cães, brinquedos para as crianças e exposição de carros antigos, entre outros.
Adoção - A praça Dom Alberto Ramos, no conjunto Médici I, no bairro da Marambaia, recebeu as ações do projeto Brinca Belém, promovido pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria de Juventude Esporte e Lazer (Sejel), e também da Feira de Adoção de Cães e Gatos, uma ação do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), na manhã deste domingo, 26.
Na Feira de Adoção, foram disponibilizados 40 animais e 25 deles, entre cães e gatos, conseguiram um novo lar.
A estudante Cíntia Conde aproveitou a feira para adotar um gatinho. Carregando livros e uma sombrinha, a adolescente procurava carregar todos os pertences e ainda o gatinho. Ao final, conseguiu uma forma de carregar tudo, sem deixar cair nada. “Eu estava querendo muito ter um gatinho, porque tinha um gato em casa, mas era da minha irmã. Ela viajou e levou o bichinho. Por isso, decidi ter um só pra mim. Foi bem tranquilo a adoção e foi bem legal todas as explicações que me deram”, comemorou Cíntia.
Quem passou pela feira pode conhecer também um pouco mais do trabalho do CCZ, por meio da exposição de animais peçonhentos, que os técnicos usam para ilustrar o programa de combate a esses animais. Outra ação foi da vacinação antirrábica, que estava disponível gratuitamente para cães e gatos maiores de três meses, que foi muito procurada.
Os animais maiores que são adotados já são vacinados, vermifugados e castrados. Se o animal for ainda pequeno, a castração dele já fica garantida pelo CCZ, a quem adotar o bichinho.
Atrações - As atividades na praça, além das ações do Brinca Belém, com muitos brinquedos para as crianças, teve ainda a presença do projeto Bambolê, que estimula leitura para as crianças, de forma itinerante.
Houve também a apresentação dos cães dos canis da Guarda Municipal de Belém (GMB) e da Polícia Militar do Estado do Pará (PME). Servidores da Ouvidoria Geral do Município estiveram dando plantão, com serviços à população.